Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Acampamento Nacional: convívio promove amizade além das quadras

Participantes provam que diversidade cultural não é empecilho para troca de experiências

Atletas trocam experiência durante o Acampamento
Codó (MA) - A diversidade cultural não impede as novas amizades que surgem durante o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica de Handebol, que está sendo realizado desde o último sábado (29) e vai até o próximo domingo (7), no SESI-SC, em Blumenau. As cerca de 90 atletas da categoria Juvenil, que estão reunidas com o técnico da Seleção Feminina, Morten Soubak, vêm de diferentes Estados, mas com um objetivo em comum: ganhar conhecimento e se desenvolver na modalidade. Este é o ponto de partida para que elas comecem a descobrir que têm muito mais coisas em comum do que imaginam. 

Pouco mais de uma semana de convívio já foi suficiente para que, além do companheirismo, muitas amizades surjam. "São culturas muito diferentes, então é divertido. Fizemos muitas amizades, que vamos levar para fora daqui", contou Juliana Fusuma Garcia, de São Paulo (SP). "Como hoje a comunicação é muito fácil, pretendemos manter sempre o contato, por Skype, Facebook, SMS."

A oportunidade de conviver durante nove dias com diferentes culturas e personalidades, é vista da melhor forma possível pelas atletas. "Aprendemos muitas coisas diferentes. A gente acaba sabendo muito além do handebol. Sabemos da história de vida das outras", revelou Emily Karine Bocchi de Oliveira, de Balneário Camboriú (SC). "No vocabulário mesmo, existem várias diferenças. Leva um tempo para a gente se acostumar", brincou. 

Para elas, como todas têm o sonho de se tornaram grandes atletas e de integrarem a Seleção Brasileira um dia, é importante também a troca de experiência. "Estamos aqui concentradas e aprendendo muito não só com os treinadores, mas também umas com as outras", acrescentou Juliana. 

O Acampamento Nacional é realizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com o apoio do Ministério do Esporte. Esta edição conta com atletas dos Estados do Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Elas foram selecionadas de acordo com a observação do treinador, que acompanhou alguns campeonatos como as Olimpíadas Escolares, e também pela indicação das Federações Estaduais. Após a edição Juvenil, em agosto será a vez das atletas da categoria Cadete participarem das atividades, do dia 3 ao dia 8.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário