Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Brasil conquista o título em todas as categorias do Mundial em Cadeira de Rodas

Competição foi realizada na última semana, em Curitiba (PR)

Brasil foi campeão em todas as categorias
Codó (MA) - O Brasil mostrou toda a sua força e foi o campeão em todas as categorias da primeira edição do Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas. A competição foi realizada na última semana, no Ginásio Tarumã, em Curitiba (PR), e contou também com a participação da Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

A modalidade, criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato, possui dois modos diferentes de se jogar. O primeiro, com sete atletas, conta com as categorias masculina e mista. A outra forma é com quatro jogadores, nas categorias masculina A, masculina B, feminina e mista.

A competição foi disputada pelo sistema de pontos corridos. Pela categoria quatro A masculina, o Brasil somou 15 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Chile. Pelo quatro B masculino, fez 12, enquanto o segundo lugar, a Argentina, somou 9. Entre as mulheres, conquistou 12, o dobro do vice-campeão, que foram as chilenas. No misto, fez seis, enquanto o Chile, três. 

Na categoria com sete atletas masculino A, somou seis pontos, três a mais que o segundo colocado, a Argentina. Pelo masculino B, conquistou nove, enquanto a Bolívia, que ficou o vice, fez seis. Pelo misto, ficou com seis e o Chile, segundo lugar, três.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari, a competição foi um sucesso. "Foi um evento maravilhoso, em que todos saíram muito felizes e satisfeitos. Os resultados do Brasil são uma demonstração clara da qualidade do nosso handebol e do trabalho que estamos desenvolvendo. Gostaria de enaltecer o apoio da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), do Ministério do Esporte e da Secretaria de Esporte do Paraná para que fosse possível a realização desse evento", disse. "A nossa ideia é organizar a competição de dois em dois. Inclusive, a próxima, em 2015, está prevista para ser realizada na Austrália", completou Décio.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 29 de setembro de 2013

Seis partidas marcam a Liga Nacional neste sábado (28)

Equipes de São Paulo e Santa Catarina foram os destaques

Santo André (SP)
Codó (MA) - A Liga Nacional de Handebol contou com seis confrontos neste sábado (28). Pelo masculino, Unicep/AHB/São Carlos (SP) e Metodista/São Bernardo/Besni (SP) saíram de quadra com vitória, enquanto pelo feminino, a vantagem foi de Blumenau/Furb (SC), Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), Santo André (SP) e Itapevi (SP).

Entre os homens, o Unicep/AHB/São Carlos (SP) passou pelo FME Campos/Goytacaz (RJ) por apenas um gol de vantagem: 21 a 20 (13 a 9 no primeiro tempo). André Macedo, da equipe paulista, foi o artilheiro, com nove gols. Na sequência, a Metodista/São Bernardo/Besni (SP) superou o Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC), por 33 a 26 (15 a 12). A artilharia foi de Allan Hoffmann, do time catarinense, com 13 gols. As partidas fecharam o primeiro turno da chave B, que foi disputada no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC).

Pelo feminino, grupo B, no Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR), o Blumenau/Furb (SC) foi superior ao FAG/Cascavel (PR) e fechou a partida em 33 a 19 (20 a 10). Ariane Jamile, da equipe de Santa Catarina, foi a artilheira, com dez gols. No Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR), o Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) venceu o Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR), por 29 a 25 (16 a 12). A goleadora foi Marjorie Rocatelli, do time catarinense, com sete.

Pela chave A, o Santo André (SP) passou pelo Vila Velha Handebol (ES), por 20 a 19 (13 a 8), no Ginásio Noêmia Assunção, em Santo André (SP). A atleta que mais balançou a rede foi Jatilene, da equipe do Espírito Santo, com sete gols. O Itapevi (SP) superou o Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), por 23 a 17 (11 a 10), no Ginásio do Colégio Militar Hugo de Carvalho, em Goiânia (GO). Duas jogadoras do time paulista dividiram a artilharia, com cinco gols cada: Greice Kelly e Patricia Scheppa.

Próximos confrontos - Com o término das disputas do primeiro turno da chave B masculina, agora será a vez das equipes da A, que é composta pelo atual campeão, o Esporte Clube Pinheiros (SP), por TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP) e Unimed/UEM/Maringá (PR). A primeira partida será na próxima quarta-feira (2), às 12h30, entre Esporte Clube Pinheiros (SP) e Unimed/UEM/Maringá (PR). No dia seguinte, no mesmo horário, o TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP) enfrenta o Unimed/UEM/Maringá (PR). Na sexta-feira (4), às 16h, será o clássico paulista entre TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP). O grupo terá como sede o Ginásio CEMTE, em Taubaté (SP).

Pelo feminino, a competição tem sequência na terça-feira (1), com dois jogos, ambos às 20h, entre Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR), e entre FAG/Cascavel (PR) e Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), no Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 28 de setembro de 2013

Metodista e Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú vencem pela Liga Nacional

Confrontos pelo masculino foram realizados na noite desta sexta-feira (27), em Balneário Camboriú (SC)

Fábio Chiuffa, da Metodista (SP)
Codó (MA) - Metodista/São Bernardo/Besni (SP) e Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) seguem invictos pela chave B da Liga Nacional Masculina de Handebol. Na noite desta sexta-feira (27), a equipe de São Bernardo do Campo (SP) venceu o FME Campos/Goytacaz (RJ), por 43 a 17 (26 a 7 no primeiro tempo). Na sequência, foi a vez do Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) passar pelo Unicep/AHB/São Carlos (SP), por 28 a 16 (15 a 7). Os dois confrontos foram realizados no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC).

Na primeira partida, a artilharia ficou com Fábio Chiuffa, da Metodista (SP), com oito gols. Na segunda, com José de Toledo, da equipe de Santa Catarina, com sete.

A competição segue neste sábado (28). Pelo masculino, o Unicep/AHB/São Carlos (SP) enfrenta o FME Campos/Goytacaz (RJ), às 19h, enquanto Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) e Metodista/São Bernardo/Besni (SP) jogam às 20h30. As partidas serão em Balneário Camboriú (SC).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Português/Aeso (PE) vence o Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino 2013

Aces/Castro Alves (ES) ficou com a prata e Esporte Clube Pinheiros (SP) com bronze, na competição que foi realizada em Afogados da Ingazeira (PE)

Português/Aeso (PE)
Codó (MA) - O Português/Aeso (PE) é o vencedor do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol, que foi realizado em Afogados da Ingazeira (PE). Nesta sexta-feira (27), a equipe passou pelo Aces/Castro Alves (ES) na final, por 20 a 16 (9 a 7 no primeiro tempo). A medalha de bronze ficou com o Esporte Clube Pinheiros (SP), que superou o Ipanema/MHC (AL) na decisão do terceiro lugar, por 29 a 20 (16 a 11). Duas atletas dividiram a artilharia da competição: Cecília Mousinho, da equipe campeã, e Giulia Guarieiro, do time paulista, ambas com 32 gols.

O quinto lugar ficou com o Colégio Jenina Gois (CE), que venceu o Matias Barbosa (MG), por 27 a 25 (11 a 14). O sétimo colocado foi o Grêmio CIEF (PB).

Classificação final

1º Português/Aeso (PE)
2º Aces/Castro Alves (ES)
3º Esporte Clube Pinheiros (SP)
4º Ipanema/MHC (AL) 
5º Colégio Jenina Gois (CE)
6º Matias Barbosa (MG)
7º Grêmio CIEF (PB)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Equipes de São Paulo, Santa Catarina e Paraná vencem partidas pela Liga Naciona

Metodista/São Bernardo/Besni (SP) e Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC), pelo masculino, e Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) e Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR), pelo feminino

Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) venceu fora de casa
Codó (MA) - A Liga Nacional de Handebol contou com quatro confrontos na noite desta quinta-feira (26). Pelo masculino, Metodista/São Bernardo/Besni (SP) e Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) venceram os confrontos do dia, enquanto pelo feminino, Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) e Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) saíram de quadra com resultado positivo.

A edição 2013 da Liga Nacional Masculina teve início com a vitória da Metodista/São Bernardo/Besni (SP) sobre o Unicep/AHB/São Carlos (SP), por 33 a 16 (16 a 10 no primeiro tempo). A artilharia foi de Carlos Castilho, da equipe de São Bernardo do Campo (SP), com sete gols. Na sequência, o Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) goleou o FME Campos/Goytacaz (RJ), por 31 a 19 (15 a 4). Ramon de Oliveira, do time catarinense, foi o goleador, com sete. As quatro equipes fazem parte da chave B, com jogos no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC).

Pelo feminino, o Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) superou o FAG/Cascavel (PR), por 30 a 20 (18 a 8), no Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR). Isabela Ansolin, da equipe de Santa Catarina, fez nove gols e ficou com a artilharia. Já no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR), o Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) passou pelo Blumenau/Furb (SC) por apenas um gol de diferença: 23 a 22 (11 a 15). Maria Paula, do time do Paraná, foi a goleadora, com dez.

Nesta sexta-feira (27), outros dois jogos serão disputados pela Liga Nacional Masculina. Às 19h, a Metodista/São Bernardo/Besni (SP) encara o FME Campos/Goytacaz (RJ). Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) e Unicep/AHB/São Carlos (SP) duelam às 20h30. As duas partidas serão no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Liga Nacional Masculina tem início nesta quinta-feira (26)

Primeiras equipes a entrarem em quadra serão as da chave B, em Balneário Camboriú (SC)

Metodista/São Bernardo/Besni (SP) foi vice-campeã da edição de 2012
Codó (MA) - Será dada a largada para a Liga Nacional Masculina de Handebol. Depois das mulheres entrarem em quadra para esta temporada, chegou a vez dos homens iniciarem a disputa pelo título de 2013. Os primeiros a entrarem em quadra serão os times que compõem a chave B. Os jogos serão realizados no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC), de quinta-feira (26) até sábado (28). No primeiro dia, a Metodista/São Bernardo/Besni (SP) enfrenta a Unicep/AHB/São Carlos (SP), às 19h, e o Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) pega o FME Campos/Goytacaz (RJ), às 20h30. 

O grupo A, com as partidas do primeiro turno de 2 a 4 de outubro, em Taubaté (SP), é formado por Esporte Clube Pinheiros (SP), TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP), Unimed/UEM/Maringá (PR) e Juiz de Fora (MG). Neste primeiro turno, as equipes das duas chaves jogam todas contra todas dentro de seus grupos. No segundo, uma chave joga contra a outra. Os melhores nas somatórias dos dois turnos avançam às semifinais. Os confrontos finais terão transmissão dos canais SporTV.

A Metodista/São Bernardo/Besni (SP), atual vice-campeã, é uma das fortes concorrentes ao título. O técnico da equipe, José Ronaldo do Nascimento, o SB, afirma que as expectativas para esta edição são as melhores. "O nosso time está focado e vamos em busca de mais um título. Já faz um tempo que não somos campeões e queremos que nesta edição isso seja diferente. A novidade agora é o retorno do Gustavo Nakamura, o Japa, e do Diogo Hubner. Esperamos fechar essa fase com resultados positivos", contou, referindo-se aos atletas que se recuperavam de cirurgia.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) garante mais uma vitória na Liga Nacional Feminina

Equipe catarinense derrotou o FAG/Cascavel (PR) por 34 a 18, neste domingo (22), em Concórdia

Amanda Andrade foi a artilheira do jogo, com nove gols
Codó (MA) - O Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) venceu mais uma partida da Liga Nacional Feminina de Handebol, neste domingo (22). A equipe jogou em casa, no Centro de Eventos Tancredo de Almeida Neves, em Concórdia (SC), e goleou o FAG/Cascavel(PR), com o placar de 34 a 18 (18 a 5 no primeiro tempo).

Já no primeiro tempo, o time catarinense conseguiu abrir uma grande vantagem sobre as adversárias e na segunda parte seguiu com o bom desempenho, administrando o marcador. A armadora Amanda Andrade, com nove gols, foi a artilheira do confronto. 

Na Liga Nacional Feminina, as equipes participantes estão divididas em duas chaves. O grupo A é composto por Metodista/São Bernardo (SP), Itapevi (SP), Santo André (SP), Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO) e Vila Velha Handebol (ES), enquanto o B é formado por Blumenau/Furb (SC), Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), FAG/Cascavel (PR), Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Equipes visitantes levam vantagem na rodada da Liga Nacional Feminina

Competição contou com três partidas neste sábado (21) e tem sequência amanhã com mais um jogo

Débora Rodrigues faz parte do elenco da Metodista/São Bernardo (SP)
Codó (MA) - As equipes que jogaram fora de casa levaram a melhor na rodada deste sábado (21) da Liga Nacional Feminina de Handebol. Primeiro, o Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO) venceu o Vila Velha (ES), por 26 a 21 (14 a 9 no primeiro tempo). O jogo foi disputado no Ginásio João Goulart, o Tartarugão, em Vila Velha (ES). O Santo André (SP) derrotou a Metodista/São Bernardo (SP), no ginásio Vitório Zanon, em São Bernardo do Campo (SP), com o placar de 24 a 23 (11 a 8), em um confronto muito equilibrado. Na sequência, o Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) passou pelo Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), por 26 a 20 (13 a 8), no Ginásio Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo (RS). 

As artilheiras da rodada foram Elaine Barbosa, do Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), com nove gols, Deborah Hannah Nunes, da Metodista/São Bernardo (SP), com dez gols, e Dayse Oliveira, do Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR), que colocou a bola na rede oito vezes. 

Amanhã, a competição segue com mais um confronto. O Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) enfrenta o FAG/Cascavel (PR), às 18h, no Centro de Eventos Tancredo de Almeida Neves, em Concórdia (SC).  

As equipes participantes estão divididas em duas chaves. O grupo A é composto por Metodista/São Bernardo (SP), Itapevi (SP), Santo André (SP), Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO) e Vila Velha Handebol (ES), enquanto o B é formado por Blumenau/Furb (SC), Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), FAG/Cascavel (PR), Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Blumenau/Furb (SC) vencem pela Liga Nacional

Competição feminina segue com mais três partidas neste sábado (21)

Sérgio Graciano, técnico do Blumenau/Furb (SC)
Codó (MA) - Na noite desta sexta-feira (20), foram realizados dois confrontos pela Liga Nacional Feminina de Handebol. No primeiro deles, o Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) venceu o Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), por 38 a 30 (20 a 14 no primeiro tempo), no Ginásio Poliesportivo da UCS, em Caxias do Sul (RS). Na sequência, foi a vez do Blumenau/Furb (SC) passar pelo FAG/Cascavel (PR), por 34 a 18 (20 a 9), no Sesi de Blumenau (SC).

No jogo de Caxias do Sul (RS), duas atletas dividiram a artilharia, com 13 gols cada: Daniele Jóia, da equipe da casa, e Dayse Oliveira, do time vencedor. No confronto em Blumenau (SC), Luciana Mendonça, da equipe de Santa Catarina, foi a goleadora, com oito.

Neste sábado (21), às 16h, o Vila Velha Handebol (ES) recebe o Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), no Ginásio João Goulart, o Tartarugão, em Vila Velha (ES). No mesmo horário, haverá o confronto paulista entre Metodista/São Bernardo (SP) e Santo André (SP), no Ginásio de Handebol Vitorio Zanon, o Baetão, em São Bernardo do Campo (SP). Às 19h30, Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) e Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) duelam no Ginásio Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, em Novo Hamburgo (RS).

As equipes participantes estão divididas em duas chaves. O grupo A é composto por Metodista/São Bernardo (SP), Itapevi (SP), Santo André (SP), Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO) e Vila Velha Handebol (ES), enquanto o B é formado por Blumenau/Furb (SC), Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), FAG/Cascavel (PR), Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil recebe primeiro Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas

Jogos serão disputados em Curitiba (PR) a partir desta segunda-feira (23)

Modalidade foi criada no Brasil
Codó (MA) - O Brasil recebe, a partir desta segunda-feira (23), a primeira edição do Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas. Os jogos serão disputados em Curitiba (PR), no ginásio Tarumã, até o sábado (28). Os países participantes serão Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. A competição é promovida pela Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas. 

A modalidade, criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato, possui dois modos diferentes de se jogar. A primeira, com sete atletas, assim como no handebol de quadra, conta com as categorias masculina e feminina. A outra, com quatro jogadores, assim como o handebol de areia, nas categorias masculino A de pontuação alta, masculino B de pontuação baixa, feminino e mista. 

"Será uma excelente oportunidade para promover a modalidade. Teremos observadores de Portugal e da Federação Europeia. Nosso objetivo é promover o Mundial de dois em dois anos e buscar que ele entre para o programa dos Jogos Paraolímpicos, em 2020. É muito bom ver a modalidade crescer", comentou Décio Calegari, presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Morten Soubak convoca Seleção Feminina para treinos e amistosos na Europa

Equipe passará dez dias do mês de outubro reunida na Áustria e Hungria em preparação para o Mundial

Daniela Piedade é uma das mais experientes do grupo
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol já tem nova data para se encontrar. O técnico Morten Soubak convocou 20 jogadoras para uma fase de treinamento e amistosos no período de 18 a 28 de outubro, que fazem parte da preparação da equipe para o Campeonato Mundial, que será disputado na Sérvia, no mês de dezembro. 

Primeiramente, o grupo fará treinamentos na Áustria até o dia 24 e depois segue para a Hungria, onde irá disputar um torneio com a Seleção da casa, Noruega e Croácia, nos dias 25, 26 e 27. Entre as convocadas, as novidades são as armadoras Karoline Souza, que atualmente joga na Dinamarca, e Patrícia Scheppa, um dos destaques da Seleção Feminina de Handebol de Areia, e a ponta Mariana Costa, que também atua na Dinamarca. Estas não estavam no grupo que foi chamado para treinos e amistosos contra Angola, no mês de julho, em Santos (SP). 

Seleção Feminina de Handebol

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö - Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dínamo Volgograd - Rússia).

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö - Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO - Hungria), Juliana Malta Varela de Araújo (Metodista/São Bernardo-SP), Karoline Helena de Souza (Team Tvis Holstebro - Dinamarca) e Patrícia Scheppa (Liga Itapeviense de Handebol-SP).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö - Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Franciele Gomes da Rocha (Hypo Nö - Áustria) e Mayara Fier de Moura.

Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö - Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö - Áustria), Mariana Costa (Team Vendsyssel - Dinamarca), Jéssica Quintino (Sport Club Vistal Gdynia - Polônia) e Samyra Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball - França).

Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim - Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö - Áustria).

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Metodista/São Bernardo (SP) estreia com vitória na Liga Nacional Feminina

Confronto paulista contra Itapevi (SP) terminou em 28 a 25 a favor da equipe do ABC, atual campeã da competição

Deborah Hannah, central da Metodista/São Bernardo (SP)
Codó (MA) - A atual campeã da Liga Nacional Feminina de Handebol, a Metodista/São Bernardo (SP), venceu logo na estreia da equipe na edição 2013 da competição. O time de São Bernardo do Campo (SP) passou pelo Itapevi (SP), por 28 a 25 (15 a 12 no primeiro tempo), no Ginásio do CIEF, em Itapevi (SP), na noite desta quinta-feira (19). A artilharia foi de Vitória Macedo, de Itapevi (SP), com dez gols. 

As equipes fazem parte do grupo A, que conta também com Santo André (SP), Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO) e Vila Velha Handebol (ES). A chave B é formada por Blumenau/Furb (SC), Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), FAG/Cascavel (PR), Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS). 

A competição tem sequência nesta sexta-feira (20), com duas partidas. Às 18h, o Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS) recebe o Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR), no Ginásio Poliesportivo da UCS, em Caxias do Sul (RS). Blumenau/Furb (SC) e FAG/Cascavel (PR) duelam no Sesi de Blumenau (SC), às 19h.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS) e Santo André (SP) vencem na Liga Nacional Feminina

Confrontos foram disputados em Caxias do Sul (RS) e em Santo André (SP), nesta quarta-feira (18)

Codó (MA) - A Liga Nacional Feminina de Handebol contou com dois confrontos, nesta quarta-feira (18). O primeiro, teve a vitória da Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS) sobre o Cascavel/FAG (PR). O placar terminou 30 a 23 (16 a 10 no primeiro tempo), no ginásio da UCS, em Caxias do Sul (RS). Mais tarde, foi realizada a partida de estreia do grupo A, em que o Santo André (SP) passou pelo Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), no Ginásio Noêmia Assunção, em Santo André (SP), por 29 a 14 (13 a 8). 

No primeiro jogo, a artilharia ficou com Alessandra Ares, do time gaúcho, com nove gols. No duelo do grupo A, Audinélia Pereira, de Santo André, com seis gols, foi o destaque. 

Amanhã, a competição tem sequência com a partida entre Itapevi (SP) e Metodista/São Bernardo (SP), a atual campeã da Liga, às 19h, no ginásio do CIEF, em Itapevi (SP). 

Resultados:

Quarta-feira (18)

Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS) 30 x 23 Cascavel/FAG (PR)

Santo André (SP) 29 x 14 Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FAG/Cascavel (PR) soma primeiros pontos na Liga Nacional Feminina

Equipe paranaense venceu o Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), com placar de 34 a 21

Codó (MA) - O FAG/Cascavel (PR) conquistou a primeira vitória na Liga Nacional Feminina de Handebol, nesta terça-feira (17). A equipe paranaense foi até o Rio Grande do Sul e superou o Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), por 34 a 21 (15 a 10 no primeiro tempo). O jogo foi disputado no ginásio da Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo (RS). 

A artilharia da partida ficou com Cristiane da Silva, da equipe de Cascavel, com sete gols. Ambas as equipes fazem parte do grupo B, que iniciou o campeonato na última semana. Por enquanto, a liderança da chave pertence ao Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), que garantiu três resultados positivos. 

A competição segue nesta quarta-feira (18) com o duelo entre Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS) e Cascavel/FAG (PR), às 15h30, no ginásio da UCS, em Caxias do Sul (RS), pela chave B. Também será a estreia do grupo A, às 19h30, com o jogo entre Santo André (SP) e Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), no Ginásio Noêmia Assunção, em Santo André (SP).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Morten Soubak faz forte trabalho com brasileiras de olho no Campeonato Mundial Feminino

No comando do time austríaco Hypo Nö, técnico da Seleção se aquece para a Champions League

Jéssica Quintino atua em equipe polonesa nesta temporada
Codó (MA) - A 79 dias do Campeonato Mundial Feminino de Handebol, o técnico Morten Soubak tenta aproveitar cada minuto no comando do time austríaco Hypo Nö, que conta com oito brasileiras no elenco, para observar. E, isso não vale somente para as integrantes da equipe, mas também para as outras brasileiras que jogam na Europa. Com o novo desafio de estar à frente da Seleção e do Hypo, o dinamarquês está tendo uma grande oportunidade de ficar mais próximo da maioria da Seleção. Os campeonatos do Continente Europeu servirão como uma forte preparação para a competição mais importante do ano para 24 países.  

Atualmente, o clube, atual campeão da Winner's Cup, está disputando o Campeonato Austríaco e já venceu quatro jogos com uma boa vantagem sobre os adversários. "Além disso, estamos indo para a Eslovênia na sexta-feira para um amistoso contra a equipe da Dani (Piedade), o Krim, e contra mais duas equipes, o Vardar e o Buducnost. Será muito interessante para nós jogar contra adversários tão fortes. Todos estão entre os favoritos para chegar à semifinal da Champions League", contou Morten. 

O Hypo tem no elenco as brasileiras Alexandra Nascimento, Ana Paula Rodrigues, Bárbara Arenhart, Carolline Minto, Deonise Cavaleiro, Fabiana Diniz, Fernanda França e Francielle Gomes da Rocha.   

O técnico, que assumiu o comando da Seleção Feminina em 2008, celebra a oportunidade de poder acompanhar o desempenho das brasileiras em seus clubes, graças às facilidades geográficas da Europa. "Na sexta-feira fui para a Romênia ver os jogos de classificação para a última vaga para a Champions League. Lá estavam os dinamarqueses Viborg, da Chana Masson, e o Tvis Holstebro, da Karol Souza, além do Baia Mare, da Romênia, e o campeão da Holanda, Serkodak Dafsen. A vaga ficou com o Baia Mare, que fará parte do nosso grupo junto com o húngaro Gyor, da Duda Amorim, e Thuringer, da Alemanha", detalhou o treinador, lembrando que o Hypo irá fazer a estreia no campeonato europeu contra o Thuringer, no dia 13 de outubro. 

Para completar, Morten tem contato direto com outros treinadores de equipes europeias, com quem se mantém atualizado sobre o desempenho das brasileiras. "A Jéssica (Quintino), por exemplo, está se saindo muito bem", comentou o técnico sobre a jogadora que faz a primeira temporada fora do Brasil, no clube polonês Vistal Laczpol Gdymia. "Já falei com o técnico e com ela também. Acho que esta mudança foi muito positiva para ela. Já vi também alguns jogos das outras brasileiras que estão aqui na Europa e todas estão muito bem", avaliou.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Colégio Castro Alves (ES) e Colégio Ábaco (SP) são os Campeões do Handebol nos Jogos Escolares da Juventude 2013

Competição para atletas de 12 a 14 anos foi realizada na última semana, em Natal (RN)

Crédito: Marcello Zambrana/Inovafoto/COB
Codó (MA) - O Colégio Castro Alves (ES), pelo masculino, e o Colégio Ábaco (SP), pelo feminino, são os campeões do handebol na edição para atletas 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude. As finais foram neste sábado (14), em Natal (RN).

Pelo decisão do masculino, o Colégio Castro Alves (ES) venceu o Colégio Vinícius de Moraes (MT) por W.O. Pela segunda divisão, o ouro foi para a Escola São Francisco de Assis (MA), enquanto pela terceira para a Escola Municipal Domingos Agenor (AM).

Entre as mulheres, o Colégio Ábaco (SP) sagrou-se campeão, após vencer o Colégio Castro Alves (ES) por 17 a 12. O Colégio Agostinho Stefanello (PR) foi o vencedor pela segunda divisão. O Sagrada Família (RN) ficou com o título pela terceira.

A competição é o maior evento esportivo estudantil do País e é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizada pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 15 de setembro de 2013

Maranhão é Campeão do Handebol Infantil Masculino dos Jogos da Juventude 2013

Maranhão brilha e conquista Ouro no Handebol Masculino

Escola São Francisco de Assis
Codó (MA) - Em 2012, eles bateram na trave e ficaram com a medalha de prata. Em 2013, nada impediu que os meninos do Maranhão conquistassem a medalha de ouro no handebol masculino nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens de 12 a 14 anos. Em uma final emocionante, a garotada da Escola São Francisco de Assis superou o Colégio Agostinho Stefanello (PR) por 21 a 18 e conquistaram o título do maior evento estudantil do país. O jogo foi realizado no Ginásio Maristella, na cidade de Natal (RN) neste sábado (14).

Ao chegarem à final, os atletas da Escola São Francisco de Assis já poderiam se considerar vencedores. Dos treinos às escuras em São Luís e da quadra de handebol desenhada na rua com giz, a garotada maranhense, que já chegou a treinar até com bolas furadas, estava pela segunda vez consecutiva na final do torneio nacional. Quis o destino que estes jovens atletas tivessem a oportunidade de se tornarem os melhores do país.

Diferentemente do que aconteceu em 2012, quando a Escola São Francisco de Assis foi prata na então Olimpíadas Escolares, os meninos pisaram na quadra do Ginásio Maristella dispostos a escreverem uma nova história e, desta vez, com um final dourado. Diante de um adversário difícil como o Colégio Agostinho Stefanello (PR), os meninos do Maranhão sofreram durante toda a partida, erraram em alguns momentos e se superaram quando foi preciso para soltar o grito de “é campeão”, preso há um ano na garganta.

O jogo começou bom para o Maranhão que chegou a abrir 6 a 3 nos primeiros minutos. Tudo caminhava bem, mas a garotada da Escola Francisco de Assis começou a errar ataques sucessivos. E o time paranaense aproveitou para terminar o primeiro tempo em vantagem: 13 a 10.

No intervalo, nada de cobranças pela desvantagem no placar. Houve apenas uma lembrança do técnico Felipe Albuquerque por tudo o que esses garotos passaram para chegarem à final dos Jogos Escolares da Juventude. E a lembrança dos treinos no escuro, em quadra feita com giz na rua e treinos com bolas furadas renovou o ânimo do time maranhense.

O segundo tempo da Escola São Francisco de Assis foi mais intenso. O time maranhense marcava melhor e era muito mais eficiente no ataque. A diferença paranaense caía a cada minuto. Melhor para a Escola São Francisco de Assis que igualou o marcador para logo em seguida passar a frente e não mais perder a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude: 21 a 18.

Fonte: Secretaria de Esporte do Maranhão.

Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) vence mais uma partida da Liga Nacional Feminina

Equipe de Santa Catarina passou pelo Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), por 31 a 21, na noite deste sábado (14)

Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) segue invicto na competição
Codó (MA) - O Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) segue invicto na disputa da Liga Nacional Feminina de Handebol. A equipe de Santa Catarina passou pelo Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), que fazia a estreia na competição, por 31 a 21 (13 a 12 no primeiro tempo), na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, em Novo Hamburgo (RS), na noite deste sábado (14). Marjorie Rocatelli, da equipe vencedora, foi a artilheira, com seis gols. 

A competição teve início na última terça-feira (10). Na primeira partida, o Concórdia (SC) passou por Blumenau/FURB (SC), pelo placar de 25 a 22. Na quinta-feira (12), o time do técnico Alexandre Schneider, mais uma vez, fechou em vantagem: 26 a 23 contra o Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS). No mesmo dia, o Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) superou o FAG/Cascavel (PR), por 27 a 26. 

As equipes fazem parte da chave B, que conta também com Apahand/UCS/Fátima Saúde (RS), Blumenau/FURB (SC), Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e FAG/Cascavel (PR). O Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) volta à quadra nesta terça-feira, às 21h30, para receber o FAG/Cascavel (PR).

A chave A é composta pela atual campeã, Metodista/São Bernardo (SP), por Santo André (SP), Agel/Força Atletica/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), Itapevi (SP) e Vila Velha Handebol (ES). A primeira partida do grupo será na quarta-feira (18), às 19h30, entre Santo André (SP) e Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás (GO), no Ginásio Noêmia Assunção, em Santo André (SP).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 14 de setembro de 2013

Maranhão esta na Final do Handebol Infantil Masculino do Jogos da Juventude 2013

Codó (MA) - Na briga pela medalha de ouro. A equipe maranhense de handebol masculino esta na decisão do Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, competição nacional que está sendo realizada na cidade de Natal (RN). Nesta sexta-feira (13), a Escola São Francisco de Assis confirmou seu favoritismo e esta na final do  handebol.

A garotada da Escola São Francisco de Assis foi a primeira a garantir vaga para a final do handebol masculino. A equipe maranhense enfrentou o Colégio Diocesano (PB) no Ginásio Maristela e simplesmente foi impecável.

Sem dar nenhum tipo de chances aos rivais, a garotada da Escola São Francisco de Assis venceu o time paraibano por 20 a 14 e agora decidirá o título do handebol masculino neste sábado (14). A equipe maranhense chega à final invicta: quatro vitórias em quatro jogos.

O adversário da Escola São Francisco de Assis sairá do confronto entre a Escola Ofélio Leitão (PI) e o Colégio Agostinho Stefanello (PR).

Fonte: Secretaria de Esporte do Maranhão.

Invicto, Maranhão se garante nas semifinais do Handebol Masculino do Jogos da Juventude

Escola São Francisco de Assis
Codó (MA) - O Maranhão entrou na terceira rodada da fase de classificação do handebol masculino dos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, já classificado para as semifinais do maior evento estudantil do país. No entanto, a equipe maranhense da Escola São Francisco de Assis queria garantir o primeiro lugar do grupo diante da Escola Ofélio Leitão (PI) e conseguiu ao derrotar os piauienses por 22 a 16.

A vitória garantiu a liderança da chave ao time maranhense, que avançou às semifinais do torneio nacional de forma invicta: três vitórias em três jogos. Na próxima fase da competição, os meninos da Escola São Francisco de Assis vão enfrentar o Colégio Diocesano (PB) por um lugar na final.

Além do triunfo sobre a Escola Ofélio Leitão (PI), a garotada da Escola São Francisco de Assis já havia vencido o Colégio Professor Estevão Gomes (PA) por 28 a 16 e o Colégio Madalena Sofia (AL) por 21 a 5.

Na semifinal, caso supere a equipe paraibana, a Escola São Francisco de Assis já terá, pelo menos, igualado sua campanha no ano passado quando chegou à final. Na ocasião, o time maranhense ficou com o vice-campeonato nacional.

Feminino
 
Enquanto o handebol masculino do Maranhão se classificou para as semifinais, as meninas da U.I. Barbosa de Godóis foram eliminadas do torneio. Vice-campeão no ano passado, o time maranhense caiu na primeira fase em 2013 após ser derrotado por 15 a 13 para o Colégio Maria G. Pena (MG) nessa quinta-feira (12).

A derrota para as mineiras foi a segunda da U.I. Barbosa de Godóis nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude. Antes, a equipe do Maranhão havia sido derrotado na estreia Colégio Astrogildo Aguiar (SC) por 15 a 10. A única vitória maranhense no torneio nacional aconteceu sobre o Colégio Monsenhor Tabosa (CE): 17 a 9.

Fonte: Secretaria de Esporte do Maranhão.