Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de julho de 2014

E. C. Pinheiros (SP) é Campeão Brasileiro Infantil Feminino 2014

Equipe: Esporte Clube Pinheiros (SP) - Infantil Feminino
Codó (MA) - O Esporte Clube Pinheiros (SP) é o campeão do Campeonato Brasileiro Infantil Feminino de Handebol, que foi disputado no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória (ES). A equipe pinheirense venceu o Corinthians (SP) na final, por 20 a 14, neste sábado (19). O bronze, ficou com a equipe da casa ACES/Castro Alves/COES (ES), que superou a equipe de Campo Verde (MT), por 27 a 10.

A seleção da competição, com os melhores em cada posição, contou com a presença da atleta pinheirense Marcela Arounian, pivô.

Confira abaixo a trajetória da equipe pinheirense:
 
E. C. Pinheiros (SP) 20 x 9 ATH/Gustavo Japa 21 (PR)
E. C. Pinheiros (SP) 17 x 16 Corinthians (SP)
E. C. Pinheiros (SP) 15 x 15 Metodista/São Bernardo (SP)
E. C. Pinheiros (SP) 28 x 15 Campo Verde (MT) – semifinal
E. C. Pinheiros (SP) 20 x 14 Corinthians (SP) – final

Fizeram parte desse título:

Atletas: Thais Vieitas Dale, Ana Gabriela Torres, Maria Fernanda Burunzuzian, Beatriz Simonetti, Victória Nolf, Catarina Simonetti, Laura Bandini, Piera Maniaci, Flávia Suplicy, Julia Friedrich, Natasha Thaysa, Olivia Rodrigues, Beatriz Stort, Marcela Arounian.

Comissão Técnica: Ronaldo Bueno, Carla Antonucci e Camila Gobo.

Fonte: Esporte Clube Pinheiros.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Brasil é superado por apenas um gol no Mundial Juvenil Feminino 2014

Equipe brasileira perdeu para Montenegro nesta quarta-feira (30) e segue para a disputa do 5º ao 8º lugar

Codó (MA) - Após uma grande campanha, que levou o Brasil pela primeira vez às quartas de final do Mundial Juvenil Feminino de Handebol, a Seleção Brasileira não conseguiu manter a boa sequência de vitórias e acabou superada nesta quarta-feira (30) por apenas um gol de vantagem. A equipe de Montenegro venceu por 25 a 24 (11 a 10 no primeiro tempo), na competição que está sendo realizada na Macedônia.

Mesmo com o resultado negativo de hoje, a Seleção Brasileira segue na disputa, porém agora sem chances de título. A equipe dirigida pelo técnico Alexandre Schneider estará na briga do 5º ao 8º lugar.

Na partida desta quarta-feira (30), o Brasil abriu o placar do jogo e se manteve à frente. Marcou 3 a 0 e, só então, Montenegro fez o primeiro gol, mas a Seleção seguiu bem e ainda abriu 5 a 2. O adversário, então, encostou em 5 a 4 e, depois, assumiu o comando do marcador em 7 a 6. A equipe de Montenegro colocou boa vantagem em 10 a 6, mas o Brasil reduziu a diferença no final do primeiro tempo: 11 a 10.

O segundo tempo começou favorável ao time brasileiro, que fez 16 a 14. Na sequência, a equipe verde e amarela aumentou a vantagem para 18 a 14. Montenegro voltou a marcar e, mais uma vez, encostou em 18 a 17. Um empate em 19 a 19 deixou o jogo emocionante. A Seleção adversária passou a frente: 24 a 23. O time de Montenegro manteve a dianteira e fechou o jogo com vitória por apenas um gol de diferença: 25 a 24.

Nos jogos anteriores, o Brasil venceu a Suécia (24 a 23); foi superado pela Coreia (29 a 36); derrotou a Tunísia (34 a 18), a Holanda (29 a 24) e o Kazaquistão (39 a 19), e levou a melhor sobre a Noruega (29 a 26). 

Gols do Brasil: Anna Caroline (8), Bruna (6), Lígia (3), Ana Luíza (2), Ana Cláudia (1), Cecília (1), Jéssica (1) e Talita (2).

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Seleção Juvenil Feminina avança para as quartas de final do Mundial

Brasileiras venceram as norueguesas nas oitavas de final, nesta segunda-feira (28), na Macedônia

Brasil está nas quartas de final
Codó (MA) - A Seleção Juvenil Feminina de Handebol conquistou uma vitória muito importante na tarde desta segunda-feira (28). A equipe venceu a Noruega nas oitavas de final, por 29 a 26 (16 a 12 no primeiro tempo), e avançou para as quartas. A competição está sendo realizada na Macedônia.

O primeiro tempo foi todo de vantagem das brasileiras, que abriram o marcador antes de dois minutos de jogo e seguiram à frente durante a primeira etapa. Aos 26m37s, a vantagem do Brasil era de seis gols. No segundo, a Noruega reagiu e passou à frente, mas as brasileiras, novamente, conseguiram se encontrar dentro de quadra e venceram por 29 a 26. Ida Marie Hernes, com nove gols, foi a artilheira do jogo. Bruna Paula, com oito, foi a goleadora brasileira.

As quartas de final serão disputadas nesta quarta-feira (30), com adversário ainda a ser definido.

Gols do Brasil: Bruna (8), Ana Luiza (5), Lígia (5), Anna Caroline (4), Aline (3), Ana Cláudia (2), Cecília (1) e Talita (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 27 de julho de 2014

Brasil Tricampeão Mundial de Handebol de Areia no Feminino e Tetracampeão no Masculino

Seleção Feminina ganhou da Hungria e conquistou o tricampeonato, enquanto a Masculina bateu a Croácia e levou o tetra

Seleções comemoram o duplo ouro
Codó (MA) - A festa brasileira foi completa no VI Mundial de Handebol de Areia, disputado na Praia do Pina, em Recife (PE). Neste domingo (27), a Seleção Feminina derrotou a Hungria por 2 sets a 0 e conquistou o tricampeonato. Em seguida, a Masculina entrou na arena para um clássico da modalidade cheio de rivalidade. A vitória por 2 a 1 sobre a Croácia garantiu o tetra para os brasileiros.

"O coração não está cabendo dentro de mim. Está sendo muito mais emocionante do que eu imaginava", comentou o goleiro Jaime Torres, um dos destaques da equipe na competição. "É a realização de um sonho. Minha mãe e meus amigos não tinham como acompanhar os outros Mundiais. Não tinha nenhuma emissora de televisão transmitindo. Agora eles puderam ver ao vivo e em cores, aqui dentro de casa", relatou a pernambucana Priscilla Annes.

As meninas, que perderam apenas um set durante todo o Mundial, entraram em quadra para repetir o que haviam feito ao longo da campanha, não dando chance às adversárias. E não deu para a Hungria. O primeiro set terminou com tranquilos 20 a 14.

O maior equilíbrio do segundo set foi até os 9min3s, quando Priscilla Annes roubou uma bola na defesa e o Brasil partiu para fechar o placar em 12 a 10. "Essa bola foi fundamental, como foi fundamental o trabalho da nossa defesa ao longo de todo Mundial. Quando ela funciona, o ataque faz o resto", analisou a técnica Rossana Marques.

O aspecto técnico não foi levado em consideração por Patrícia Scheppa. Com a voz embargada e os olhos lacrimejando, ela se esforçava para explicar o que vivia naquele momento. "Desde o começo da nossa preparação a gente sabia que ganhar aqui dentro seria um sonho. Realizamos esse sonho com muito trabalho".

Ao contrário das meninas, a Seleção Masculina passou sufoco para conquistar a vitória e, mais uma vez, mostrou um enorme poder de superação nos momentos mais decisivos. O time não conseguiu encaixar o jogo no primeiro set e viu o forte time croata acertar quase tudo e sair no final com 23 a 20.

Na pressão, os brasileiros voltaram para o segundo set e se impuseram desde o primeiro segundo. Com defesa e ataque funcionando em harmonia, a Seleção abriu uma vantagem de seis pontos e foi administrando até o final: 26 a 20.

A partida foi para o desempate no shoot out. Sorte do Brasil por ter um defensor como Diogo Vieira, o Vareta, que foi o responsável pelo bloqueio de três arremessos dos croatas. "Ter Vareta no time é uma dádiva. Ele nasceu para isso, além de ser disparado o melhor defensor do campeonato", definiu o técnico Antônio Guerra Peixe, que viu Naílson Amaral fechar a série de cobranças em 5 a 2.

"É a segunda vez que ganho um Mundial dentro do Brasil, mas está sendo mais gostoso agora porque, com o passar do tempo, a gente vai vendo como essa equipe se completa, como esse grupo é formado por irmãos. Quando um não está bem, o outro vai além e compensa. Foi assim o campeonato inteiro", descreveu Bruno Oliveira.

Além da conquista do tetra Mundial, a competição serviu como despedida para alguns atletas, como o goleiro Jaime Torres. "Já começa a bater uma saudade, mas junto vem uma satisfação imensa por ter fechado esse ciclo dessa forma. Foram 25 anos de handebol. Agora vou trabalhar fora das quadras para que a modalidade cresça ainda mais", concluiu.

Antes das disputas das finais, o público que lotou a arena na Praia do Pina assistiu às decisões do terceiro lugar. No feminino, a Noruega venceu a Ucrânia por 2 a 1 (22 a 9, 11 a 13 e 8 a 6 no shoot out) e conquistou a medalha de bronze.

"Nossa meta era ficar no top 6. Conseguimos bem mais e isso foi fantástico", explicou Mads Stian Hansen, supervisor da Seleção da Noruega.

No masculino, o bronze ficou com o Qatar, que derrotou a Dinamarca por 2 a 1 (13 a 12, 20 a 21 e 8 a 6 no shoot out). "Viemos sabendo que não seria fácil, mas queríamos chegar entre os melhores e conseguimos. O nosso time evoluiu bastante ao longo da competição", falou o técnico árabe, Khaled Aly.

Além dos títulos por equipes, quatro brasileiros levaram prêmios individuais. No masculino, Gil Pires foi escolhido como melhor pivô e Naílson Amaral como melhor ponta direita. No feminino, Camila Souza foi eleita a melhor especialista e a melhor atleta do campeonato, com Renata Santiago ficando com o troféu de melhor pivô. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil encerra fase de grupos do Mundial Juvenil Feminino com vitória

Neste sábado (26), equipe passou pelo Kazaquistão e, agora, parte para as oitavas de final

Brasil está nas oitavas de final
Codó (MA) - O Brasil fechou com mais uma vitória a primeira fase do Campeonato Mundial Juvenil Feminino de Handebol, disputado na Macedônia. Neste sábado (26), a equipe encerrou o placar em 39 a 19 (13 a 6 no primeiro tempo), mesmo já classificada para as oitavas de final, que têm início na segunda-feira (28).

Ainda pela última rodada do grupo A, a Holanda derrotou a Tunísia, por 29 a 15, e a Coreia terminou com a vantagem no placar sobre a Suécia, com 33 a 26. Com quatro vitórias nesta fase, as brasileiras garantiram um ótimo segundo lugar no grupo A e irão enfrentar as norueguesas, terceiras colocadas da chave B. O duelo decisivo será nesta segunda-feira (28), às 13h30.
 
Gols do Brasil: Ana Cláudia (7), Ana Luiza (5), Jéssica (5), Cecília (4), Juliana (4), Gabriela (3), Anna Caroline (2), Bárbara (2), Lígia (2), Mariane (2), Talita (2) e Bruna Paula (1).

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Em jogos emocionantes, Brasil se garante nas finais dos dois naipes no Mundial de Handebol de Areia

Seleção Feminina terá pela frente a Hungria, às 13h deste domingo (27), já a Masculina decidirá com a Croácia, às 14h, na Praia do Pina, em Recife (PE)

Brasil e Hungria fazem a final Feminina
Codó (MA) - Foi com doses exageradas de emoção que as Seleções Feminina e Masculina do Brasil se garantiram nas finais do VI Mundial de Handebol de Areia, disputado na Praia do Pina, em Recife (PE), após vencer Noruega e Qatar, respectivamente. Neste domingo (27), as meninas entram em quadra às 13h para encarar a Hungria, que derrotou a Ucrânia por 2 sets a 0 na outra semi. Já os homens, às 14h, decidirão com a Croácia, que ganhou da Dinamarca por 2 a 1, neste sábado (25).

A Seleção Feminina, que não havia perdido um set sequer, encarou a Noruega e sofreu um apagão no primeiro set. O sempre eficiente ataque brasileiro não conseguiu acertar a mão. Foram vários ataques desperdiçados diante de um adversário que ganhava mais confiança a cada erro do Brasil. No final, 17 a 14 para as oponentes.

O intervalo para o segundo set foi o tempo necessário para a técnica Rossana Marques arrumar a casa. Com os nervos no lugar e foco total na partida, o time brasileiro deu um passeio nas húngaras, com boas atuações de Camila Souza e Milena Braga. Ambas exploraram bem o lado direito da defesa adversária e ajudaram a deslanchar no placar: 22 a 8.

A decisão foi para o shoot out. As brasileiras mantiveram o equilíbrio e foram convertendo as suas cobranças. A última, quando o placar estava 8 a 8, foi do Brasil. Bastava o gol de um ponto para definir a vaga na final, mas o arremesso de Cíntia Pires, por cobertura, esbarrou no travessão.

Começou então a série alternada. Depois de cinco cobranças convertidas do Brasil, a Noruega errou o arremesso de dois pontos, marcando apenas um, graças a marcação cerrada de Renata Santiago, que substituiu a goleira Jerusa Dias no shoot out: 18 a 17. A festa tomou conta das brasileiras dentro e fora da quadra.

"Estou muito emocionada. Essas meninas foram muito guerreiras", destacou a técnica Rossana Marques, com os olhos marejando. "Tivemos muita dificuldade no primeiro set. Nossas bolas não entravam, foram várias na trave. Para o segundo, pedi para que o jogo fosse todo em cima de Camila, na esquerda. O caminho era por ali. E deu certo", explicou.

Emocionadas também estavam as atletas na saída da arena. "Mais emoção do que isso, impossível", exclamou Milena Braga. 

Com um sorriso no rosto e a nítida sensação de alívio, Patrícia Scheppa falou sobre o momento mais complicado do time brasileiro na partida. "Esse é o tipo de jogo que quando se erra dois ou três ataques fica complicado buscar a diferença. O time delas se aproveitou dos nossos erros", analisou. 

Sobre a final, Scheppa garantiu que o Brasil está pronto para ganhar mais um título. "Trabalhamos muito e nos preparamos para superar todas as situações". O jogo contra a Noruega que o diga.

Brasil e Croácia  fazem a final do Masculino
A partida do masculino não ficou muito atrás no quesito adrenalina e a expectativa era essa mesmo. Na fase anterior, o jogo com o Qatar foi complicadíssimo, só decidido no shoot out. Mas o jogo deste sábado (26) desmentiu, no primeiro set, essa expectativa. Muito bem em quadra, o Brasil abriu uma vantagem de quatro pontos e a administrou por quase todos os dez minutos. No final, 25 a 20.

No segundo set a situação se inverteu. Os brasileiros erraram alguns ataques e foram os árabes quem abriram quatro pontos de vantagem, mantida assim até o nono minuto, quando o time de Antônio Guerra Peixe reduziu para dois. Quando faltavam cinco segundos para terminar o set, Guerra pediu tempo. No placar, 22 a 20 para o Qatar. Os cinco segundo foram trabalhados magistralmente pelos brasileiros, que culminou no arremesso decisivo de Naílson Amaral: 22 a 22. O jogo foi o ‘gol de ouro’ e, mais uma vez, o time brasileiro venceu na eficiência marcando 23 a 22.

"Nosso time mostrou muita maturidade no momento mais decisivo da partida e, por isso, chegamos fortes para decidir o título", apostou o técnico do Brasil. Segundo ele, não foi a equipe que caiu de rendimento no segundo set, mas o Qatar que conseguiu encaixar melhor o seu jogo. "Eles têm um time muito forte e se preparam bastante para esse Mundial", completou.

As dificuldades, para Naílson Amaral, eram de se esperar. "Eles conhecem bastante os nossos jogadores, mas nós também estudamos bastante o jogo deles e conseguimos neutralizar a maioria das jogadas", explicou.

Ainda sem saber quem seria o adversário do Brasil na final, Naílson não quis falar sobre preferência, mas deu um recado que serve de indicativo sobre como a Seleção da casa vai entrar em quadra neste domingo (27). "Final é final, é sempre um jogo imprevisível. Agora, uma coisa eu sei: quem quer que seja o nosso adversário, ninguém vai entrar com mais vontade que a gente".

Após a semifinal, estão sendo realizados os confrontos para definir posições.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil volta a vencer e conhece adversários da semifinal no Mundial de Handebol de Areia

Seleção feminina encara a Noruega e a masculina o Qatar, na tarde deste sábado (26), na Praia do Pina, em Recife (PE)

Nathalie Sena
Codó (MA) - O Brasil está mais perto do tetra, no masculino, e do tri, no feminino, no VI Mundial de Handebol de Areia. Pela última rodada da segunda fase da competição, disputada na Praia do Pina, em Recife (PE), as duas Seleções venceram e confirmaram a primeira colocação em suas chaves, garantindo o cruzamento com os quartos colocados para fazer a semifinal com Qatar e Noruega, respectivamente, na tarde deste sábado (26), com transmissão dos canais SporTV.

As mulheres entraram primeiro em quadra na manhã de hoje. Já com vaga na fase decisiva, a equipe de Rossana Marques encarou a Hungria buscando manter a média de vitórias por 2 a 0, sem direito a perder um set. E, no primeiro, não foi sequer ameaçada. A defesa brasileira teve uma atuação impecável, tanto que, além de bloquear as húngaras, ainda fez o gol mais espetacular da partida.

Nathalie Sena desarmou uma adversária e imediatamente deu um giro de 360°, arremessando para o gol. A goleira da Hungria ainda correu para cobrir a meta, mas não chegou a tempo. "Trabalho bastante esse tipo de jogada porque a goleira está sempre afastada do gol", contou a defensora do Brasil. 

Para Nathalie, a eficiência do seu setor será fundamental para qualquer Seleção chegar ao título. "Quem defender melhor será campeão e a nossa defesa está muito bem", explicou.

No segundo set, a invencibilidade brasileira esteve ameaçada e só não foi perdida graças à defesa. O cronômetro marcava 9min30s, com 19 a 18 no placar e posse de bola das húngaras, mas prevaleceu a forte e ágil marcação do Brasil, que tomou a bola das adversárias e administrou os últimos instantes da partida.

As brasileiras vão encarar a Noruega pela semifinal, às 16h deste sábado (26). As norueguesas venceram a Espanha por 2 a 0 e ficaram com a quarta colocação. Na outra semifinal, Hungria irá enfrentar a Ucrânia, que derrotou a Itália, também por 2 a 0.

No masculino, o Brasil venceu seu maior rival: a Croácia. "É como se fosse um Brasil e Argentina no futebol", ilustrou a dimensão da partida o goleiro Jaime Torres. O jogo foi duro como manda o figurino. Placar apertado, com a vantagem pendendo para o Brasil. Mas, no minuto final, os croatas empataram e levaram o jogo para a decisão no ‘gol de ouro’, marcado por Nailson Amaral: 21 a 20.

O script não mudou no segundo set. Confronto tenso, com os jogadores da Croácia tentando fazer pressão sobre a arbitragem e placar com vantagens mínimas. E, assim como no feminino, o lance que levantou a arquibancada saiu das mãos de um defensor. O tempo era 6min35s quando um croata levou um toco de Diogo Vieira, o Vareta.

O número 9 brasileiro, ainda no ar, girou o corpo e arremessou para o gol aberto da Croácia. A bola entrou quicando na areia nos últimos metros até a rede. "Eu treino tanto esse tipo de jogada que já faço isso no automático e, desta vez, deu certo", lembrou o defensor.

O set terminou com a vitória do Brasil por 20 a 18, para a festa de uma animadíssima torcida, que recebeu o reconhecimento de Vareta. "Eles estão sendo o nosso combustível. Quando a gente já está chegando no limite do cansaço, a torcida consegue dar um 220 volts no time e buscamos força para reagir", exaltou.

Na manhã em que os defensores foram os destaques nos times masculino e feminino do Brasil, o técnico Antônio Guerra Peixe atribuiu a vitória sobre a Croácia à versatilidade do seu time. "Eles têm a capacidade de fazer múltiplas funções em quadra e isso nos possibilitou montar uma estratégia defensiva que funcionou perfeitamente".

Os brasileiros irão encarar o Qatar na semifinal da tarde deste sábado (26). O time árabe conseguiu a vaga com a difícil vitória sobre a Sérvia por 2 a 1. Também com decisão no shoot out, a Dinamarca derrotou a Espanha e garantiu a vaga na outra semi, diante da Croácia.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 26 de julho de 2014

Brasil se garante na semifinal com uma rodada de antecipação do Mundial de Handebol de Areia

Seleções Masculina e Feminina venceram os dois jogos desta sexta-feira (25), na Praia do Pina, no Recife (PE)

Goleiro da Seleção - Jaime Torres
Codó (MA) - Os times masculino e feminino do Brasil só precisaram das duas primeiras partidas da segunda fase de grupos do VI Mundial de Handebol de Areia, realizado na Praia do Pina, no Recife (PE), para garantirem vagas na semifinal. Além dos pontos de bônus trazidos da primeira fase, por terem vencido todos os jogos, os brasileiros cumpriram com louvor a missão desta sexta-feira (25) para antecipar a classificação com duas vitórias em cada naipe.

Assim como havia acontecido pela manhã, as emoções à flor da pele se concentraram no jogo da Seleção Masculina. "Adrenalina pura", desabafou Jaime Torres, logo após a vitória por 2 sets a 1 sobre o Qatar. "Hoje foi um teste para cardíaco", completou o goleiro, referindo-se ao segundo jogo do dia decidido no shoot out.

E Jaime foi o grande nome do primeiro set. O jogo seguia bastante equilibrado até o nono minuto. Foi quando o Qatar teve a chance de empatar a partida em 22 a 22, mas o goleiro brasileiro fez uma grande defesa, abrindo a oportunidade do seu time ampliar a vantagem. No final: 25 a 22.

A história do segundo set foi parecida. Jogo parelho, lá e cá, até que, faltando dez segundos para o final, o Brasil desperdiçou a chance de passar à frente quando o placar marcava 22 a 22. O time árabe saiu para o ataque em alta velocidade e, em um tiro de longe, no último segundo, fez 23 a 22, forçando a decisão pelo shoot out.

Para colocar mais doses de drama à partida, o Brasil abriu a sequência perdendo a sua cobrança. Mas a Seleção tratou de colocar os nervos no lugar e converter as outras, e brilhou a estrela de Diogo Vieira, o Vareta, que forçou o erro do Qatar em duas cobranças. No final, com muita festa vinda da arquibancada, vitória brasileira por 7 a 6. "Depois que a gente perdeu o segundo set, a torcida nos trouxe de volta ao jogo. Foi incrível. Parecia futebol", comentou Jaime, ainda extasiado. 

O técnico Antônio Guerra Peixe, bem mais sereno, também comemorou mais um resultado positivo conquistado na base da emoção. "O bacana desse jogo é isso. Tivemos mais uma partida muito difícil, contra um adversário que conhece bem a gente", analisou.

Para Guerra, o segundo set perdido nos últimos segundos fica como lição. "Jogamos em um nível de concentração absoluta e, em uma pequena bobagem que cometemos, sofremos aquele gol no final. Mundial é assim mesmo, não pode errar", concluiu.

Nos outros jogos do masculino, a Espanha derrotou a Sérvia por 2 a 0 e a Dinamarca, no shoot out, venceu a Croácia por 2 a 1.

Já as mulheres conduziram a segunda vitória desta sexta-feira (25) sem sofrer sustos. A partida contra a Ucrânia começou com muito equilíbrio e a constante igualdade no placar, que estava em 14 a 14, aos sete minutos. Daí em diante, a equipe adversária começou a desperdiçar ataques e o Brasil deslanchou, fechando em 24 a 16.

O segundo foi um pouco mais apertado e só definido quando faltavam trinta segundos para o final. As ucranianas foram ao ataque dispostas a empatar em 16 a 16, mas o pé salvador da goleira Jerusa Dias impediu. No final, 18 a 14 no placar e a segunda vitória do dia para as brasileiras.

"A defesa de Jerusa foi fundamental", exaltou a técnica Rossana Marques, que ressaltou também o fator emocional das suas jogadoras. "Elas estavam muito bem focadas e souberam se impor nos momentos decisivos", completou.

Os outros dois jogos do feminino terminaram com vitória da Hungria sobre a Noruega por 2 a 1, e a Espanha se recuperou da derrota para o Brasil ganhando da Itália por 2 a 0.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil abre segunda fase com dupla vitória sobre a Espanha pelo Mundial de Handebol de Areia

Seleção Masculina fez o jogo mais sensacional do dia, decidido no shoot out, enquanto as meninas ganharam sem sustos

Bruno Oliveira
Codó (MA) - Com vitórias no duplo duelo contra a Espanha, o Brasil abriu a segunda fase do VI Mundial de Handebol de Areia, na Praia do Pina, em Recife (PE), nesta sexta-feira (25). As meninas foram as primeiras a entrar em quadra e conseguiram um 2 a 0, com certa tranquilidade. Já o time masculino precisou suar bastante e usar todos os recursos técnicos para vencer por 2 a 1, em um emocionante shoot out.

"Brasil e Espanha fazem o autêntico jogo de handebol de areia", exaltou o técnico Antônio Guerra Peixe. "É disso que o esporte precisa, um jogo limpo, com jogadas espetaculares e placares com muitos gols. Aquele estilo de mais contato físico é para a quadra", completou o treinador brasileiro.

O primeiro set foi tudo o que Guerra falou. Uma grande partida, marcada por lindas jogadas, muitos gols e as duas equipes se alternando à frente do placar. Faltando poucos segundos para o final, o Brasil conseguiu empatar em 22 a 22 e a Espanha ainda teve um ataque para vencer, mas o pé salvador do goleiro Jaime Torres levou a partida para o ‘gol de ouro’, feito pelos espanhóis: 25 a 24.

No segundo set veio a reação brasileira, que se impôs desde o começo e fez um placar sem sustos, jogando para as cobranças do shoot out todas as emoções. Aí prevaleceu a melhor estratégia do Brasil, que fechou em 7 a 6 a vitória muito comemorada na arquibancada da arena principal.

"É sempre assim. Os jogos com eles são muito bem jogados. A Espanha veio de um grupo muito equilibrado e deixou de fora equipes que já foram campeãs mundiais, como Egito e Rússia", explicou o especialista Bruno Oliveira.

Nos outros jogos do masculino, na manhã desta sexta-feira (25), a Dinamarca fez 2 a 0 no Qatar, e a Croácia repetiu o placar diante da Sérvia. O curioso desta última partida foi a incrível facilidade com que os croatas fecharam o primeiro set: 32 a 7.

Já o duelo feminino com a Espanha não teve tanta emoção quanto o do masculino, mas nem por isso deixou de exigir muito das brasileiras. "Sabíamos que o time delas se movimenta bastante, aposta na velocidade como forma de compensar a pouca estatura e nos preparamos muito para anular os seus pontos fortes", disse a técnica Rossana Marques.

A preparação brasileira valeu muito a pena. As espanholas foram bloqueadas totalmente. Até pouco depois dos cinco minutos iniciais, o Brasil vencia por 9 a 0. "Abrimos mão de algumas das nossas características para anular as jogadas delas, que gostam de marcar forte a saída de bola. Passamos a recuar mais e trocar muitos passes", explicou a lateral Milena Braga.

O primeiro set foi fechado em 15 a 7. O segundo começou um pouco diferente, com as brasileiras não conseguindo segurar tanto o volume de jogo espanhol e errando um pouco as jogadas ofensivas. Mesmo assim, após começar perdendo, retomou as rédeas da partida por volta da metade e fechou com vitória por 2 a 0, com 18 a 13.

Outros dois jogos pelo feminino foram realizados na manhã de hoje. A Ucrânia precisou do shoot out para derrotar a Noruega por 2 a 1. Já a Hungria não correu tanto risco diante da Itália e venceu por 2 a 0.

Os jogos desta sexta-feira (25) pela manhã abriram a segunda fase da competição, que conta com os três melhores classificados dos dois grupos da fase inicial. Cada equipe joga três vezes, cruzando com os adversários que saíram do grupo oposto. Os quatro melhores avançam às semifinais.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Em primeiro no grupo, Brasil leva vantagem para segunda fase do Mundial de Handebol de Areia

Seleção Masculina fez 2 a 0 na Dinamarca e chega à quinta vitória consecutiva no campeonato

Brasil passa invicto para próxima fase
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Masculina fechou a primeira fase do VI Mundial de Handebol de Areia, na Praia do Pina, em Recife (PE), da mesma forma como conduziu os jogos anteriores: com uma vitória segura e sem sustos. O 2 a 0 garantiu o primeiro lugar do grupo A, com 100% de aproveitamento, condição que lhe dá a vantagem de dois pontos na próxima fase de grupos, que tem início amanhã. 

"Tudo aconteceu como nós esperávamos", adiantou o técnico Antônio Guerra. "Por sermos atuais campeões e sede do evento, pegamos um grupo mais confortável. O que me surpreendeu foi o crescimento de outras Seleções. As equipes que eram mais fracas hoje são medianas. Isso é bom para modalidade", analisou.

O jogo com a Dinamarca foi vencido sem grandes atropelos e com larga vantagem no primeiro set: 22 a 11. No segundo, os dinamarqueses tentaram reagir, mas pararam na grande atuação do goleiro Jaime e o placar ficou em 25 a 20.

"O jogo foi mais difícil do que a gente imaginava. Parece que todo mundo está gostando de jogar beach (handebol). A maioria das Seleções está evoluindo bastante e a Dinamarca é um exemplo disso. Tivemos dificuldade com o time deles no começo e só deslanchamos quando encaixamos algumas peças no jogo", ressaltou Jaime.

Além do Brasil, que terminou em primeiro, o grupo A teve a própria Dinamarca na segunda colocação. A terceira vaga ficou com a Sérvia, que derrotou Omã por 2 a 0. Na outra partida, o Uruguai venceu a Austrália, também por 2 a 0. 

Pelo grupo B masculino, Rússia e Croácia fizeram uma partida bastante equilibrada e que precisou do shoot out para os croatas fazerem o 2 a 1. Com mais tranquilidade, a Espanha venceu a Argentina e o Qatar derrotou o Egito (ambos por 2 a 0).

Croácia e Qatar terminaram a fase com quatro vitórias, mas nos critérios de desempate, quem ficou com a primeira colocação foi o time europeu. Em terceiro lugar ficou a Espanha.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Sem perder nenhum set, Seleção Feminina de Handebol de Areia avança para a próxima fase do Mundial

Além do Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Noruega e Ucrânia seguem na disputa do título feminino

Renata Santiago
Codó (MA) - Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Noruega e Ucrânia são os classificados para a próxima fase do VI Mundial de Handebol de Areia, que está sendo disputado na Praia do Pina, em Recife (PE). As equipes foram as melhores colocadas na primeira fase do feminino e agora se enfrentam em busca de vaga na semifinal. A nova etapa será nesta sexta-feira (25) e sábado (26). Amanhã, às 10h40, as brasileiras enfrentam as espanholas, e às 17h30, as uruguaias. No dia seguinte, às 10h, o duelo será contra as húngaras. As quatro melhores avançam às semifinais.

Nesta quinta-feira (24), pela última rodada da primeira fase, as brasileiras enfrentaram as norueguesas e comprovaram o favoritismo das atuais campeãs do Mundo. Novamente, não foi um duelo difícil para as donas da casa, que contaram ainda com a goleira Jerusa Dias e com a pivô Renata Santiago em uma tarde inspirada. O placar foi de 2 seta a 0, com parciais de 24 a 14 e 19 a 14. 

Na disputa do primeiro Mundial da carreira, Renata Santiago não ficou surpresa com o ótimo desempenho do Brasil na primeira fase. Segundo a atleta do Rio de Janeiro (RJ), a equipe se preparou bastante para isso e estudou as adversárias. "Nós treinamentos muito, todos os detalhes, para chegarmos até aqui dessa forma. Hoje, por exemplo, enfrentamos uma equipe forte e com tradição, de força física e velocidade, mas trabalhamos para passar pelos obstáculos que pudessem aparecer no jogo", enumerou.

Aos 28 anos e com ótimas apresentações pela Seleção, as expectativas para conquistar esse Mundial em casa são as melhores possíveis. "O desejo é enorme. Foi difícil chegar até aqui, suado mesmo, mas me renovo a cada dia por estar defendendo a Seleção. No jogo, tento abstrair, não pensar em outra coisa, e viver um dia de cada vez", concluiu.

Para a técnica Rossana Marques, essa primeira fase não poderia ter sido melhor. "Nos classificamos em primeiro, somos a única equipe invita na competição feminina, sem perder um set sequer. Contra a Noruega, que é fortíssima, as meninas estavam mais tranquilas, jogaram solto e deram o melhor de si", elogiou a treinadora. 

Ainda pelo grupo A, a Itália surpreendeu Taipei. Após empatarem em 1 set a 1, com parciais de 22 a 17 e 18 a 20, as italianas venceram por 7 a 6 no shoot out. O Uruguai superou a Austrália por 2 a 0, em dois sets equilibrados, com parciais de 13 a 12 e 11 a 10. 

Pela chave B, o destaque da rodada foi a Dinamarca, que venceu a Hungria por 2 a 0, com parciais de 23 a 20 e 14 a 12. O treinador Morten Holmen gostou do resultado. "Foi uma partida muito boa tecnicamente e só jogando dessa maneira poderíamos derrotar a forte equipe da Hungria. Estou satisfeito com a evolução que o nosso time apresentou nesses últimos jogos", disse.

Para completar, a Espanha derrotou a Argentina por 2 a 0, com parciais de 21 a 9 e 16 a 15. Da mesma forma, a Ucrânia superou a Tailândia, com parciais de 25 a 16 e 19 a 16.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.