Total de visualizações de página

domingo, 31 de agosto de 2014

Unimed/UEM/Maringá (PR) vence fora de casa pela Liga Nacional Masculina

Equipe do Paraná triunfou sobre o ADJF/MRS Logística (MG) por 33 a 26


Codó (MA) - O Unimed/UEM/Maringá (PR) é a primeira equipe a vencer fora de casa pela Liga Nacional Masculina de Handebol de 2014. O time paranaense foi até o Ginásio da FAEFID, em Juiz de Fora (MG), para triunfar sobre o ADJF/MRS Logística (MG), na noite deste sábado (30).  

A equipe do Paraná ganhou o primeiro tempo por 17 a 15. A partida foi finalizada com o placar de 33 a 26. Apesar da derrota, o time mineiro contou com o artilheiro, que foi Naílson Amaral, com nove gols. 

Ainda no sábado (30), foram realizados outros dois confrontos. Em São Bernardo do Campo (SP), a Metodista/São Bernardo/Besni (SP) passou pelo ASH/Praxis/Associação Santamariense (RS) por 30 a 13 (13 a 5). Em Taubaté (SP), o TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) superou o Esporte Clube Pinheiros (SP) por 23 a 16 (10 a 9). 

A competição masculina teve início na última quinta-feira (28), com a vitória do São José Handebol (SP) sobre o ASH/Praxis/Associação Santamariense (RS) por 29 a 9 (17 a 5). Já os duelos femininos começam em setembro.

Resultado:
ADJF/MRS Logística (MG) 26 x 33 Unimed/UEM/Maringá (PR)

O BB Consórcios é o patrocinador da Liga Nacional Masculina e Feminina.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Taubaté (SP) e Metodista (SP) vencem pela Liga Nacional Masculina

Competição tem sequência na noite deste sábado (30), com o encontro entre ADJF/MRS Logística (MG) e Unimed/UEM/Maringá (PR)

Taubaté (SP) venceu o clássico contra o Pinheiros (SP)
Codó (MA) - TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) e Metodista/São Bernardo/Besni (SP) venceram pela Liga Nacional Masculina de Handebol. Na tarde deste sábado (30), a equipe de Taubaté (SP) ganhou o clássico paulista contra o Esporte Clube Pinheiros (SP). Já a Metodista (SP) superou o ASH/Praxis/Associação Santamariense (RS).

No confronto realizado no Ginásio Emecal, em Taubaté (SP), a equipe da casa fechou o primeiro tempo com diferença de apenas um gol: 10 a 9. Na segunda etapa, o Taubaté (SP) conseguiu abrir uma vantagem maior e venceu por 23 a 16. Os destaques na artilharia foram André Ribeiro, do Taubaté (SP), e Vinícius Teixeira, do Pinheiros (SP), ambos com seis gols. 

Já no Ginásio Vitório Zanon, o Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), a Metodista (SP) recebeu o time de Santa Maria (RS), que disputa pela primeira vez uma edição da Liga Nacional. A equipe do ABC Paulista ganhou o primeiro tempo por 13 a 5. O jogo finalizou em 30 a 13. Além da vitória, a Metodista (SP) contou ainda com os artilheiros. Carlos Castilho e Douglas Jesus marcaram oito vezes cada um. 

A competição nacional tem sequência às 21h, com a partida entre ADJF/MRS Logística (MG) e Unimed/UEM/Maringá (PR), no Ginásio da FAEFID, em Juiz de Fora (MG). 

Resultados:

TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) 23 x 16 Esporte Clube Pinheiros (SP)

Metodista/São Bernardo/Besni (SP) 30 x 13 ASH/Praxis/Associação Santamariense (RS)

O BB Consórcios é o patrocinador da Liga Nacional Masculina e Feminina.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Confederação Brasileira de Handebol investe em qualificação de árbitros

Três cursos estão sendo realizados este mês para credenciar duplas para a categoria nacional

Árbitros buscam qualificação
Codó (MA) - A qualificação da arbitragem também é um dos pontos importantes para o desenvolvimento de qualquer modalidade. Por isso, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) está promovendo, desde a semana passada, cursos de qualificação e ascensão de árbitros em diferentes regiões do País. O objetivo é que o Brasil possa contar com um maior número de duplas da categoria nacional, que tenham condições de atuar nos vários campeonatos realizados ao longo do ano. 

As atividades estão sendo coordenadas pelo diretor de arbitragem da entidade, Ésilo de Mello, que também ministrou um dos cursos em Eusébio (CE), na semana passada, ao lado do árbitro internacional Paulo Sales de Carvalho, durante a realização da Copa Nordeste de Seleções Cadete Masculina e Feminina. 

Esta semana, estão sendo realizados mais dois cursos, um em Vitória (ES), paralelo ao Brasileiro Infantil Masculino, ministrado pelo árbitro internacional Rogério Pinto, e outro em São Sebastião do Paraíso (MG), durante o Brasileiro Cadete Feminino, ministrado pelo árbitro internacional Nilson Menezes. 

O objetivo de realizar os cursos durante as competições é para que os participantes possam atuar nos jogos e aí serem avaliados, de acordo com Ésilo. "Temos durante a semana aulas com conteúdo teórico, que envolve também a interpretação das regras e quatro provas, três de situação de jogo e um teste físico. Além disso, é feita uma avaliação da parte prática, pela participação dos árbitros no campeonato", explicou.

Os três cursos contam com a presença de 19 duplas de arbitragem convidadas pela CBHb e indicadas pelas federações estaduais. Na semana passada, estiveram oito duplas dos Estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em Vitória (ES) estão profissionais da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Já São Sebastião do Paraíso (MG) recebe duplas de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

"Nosso objetivo é atender a todas as regiões do País. Queremos ter pelo menos uma dupla de árbitros da categoria nacional em cada Estado", finalizou Ésilo.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

São José (SP) vence duelo de ‘novatos’ na Liga Nacional Masculina

Equipe do interior paulista ganhou do ASH/Praxis/A.S. (RS) na noite desta quinta-feira (28)

São José Handebol (SP) venceu na estreia da Liga Nacional
Codó (MA) - O São José (SP) venceu o duelo de ‘novatos’ na Liga Nacional Masculina de Handebol. A equipe do interior paulista ganhou do ASH/Praxis/A.S. (RS), no confronto que foi realizado no Ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos (SP), na noite desta quinta-feira (28). Ambos disputam a competição nacional pela primeira vez.

O primeiro tempo da partida válida pela chave A foi finalizado em 17 a 5 a favor da equipe da casa. No segundo, a vantagem foi ainda maior e o jogo fechou com o placar marcando 29 a 9. A artilharia ficou com quatro atletas, todos com quatro gols. Do São José (SP), estão Alexandre Barbosa dos Anjos, Jakson da Costa Souza e Matheus de Novais Almeida. Já do time do Rio Grande do Sul, o goleador foi Adrian Martins Machado. 

A competição masculina tem sequência neste sábado (30) com mais três jogos. O ASH/Praxis/A.S. (RS) volta à quadra para enfrentar a Metodista/São Bernardo/Besni (SP), no Ginásio de Handebol Vitório Zanon, o Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), às 16h. No mesmo horário, o Ginásio da EMECAL, em Taubaté (SP), recebe o clássico paulista entre o TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP), campeão da edição de 2013, e o Esporte Clube Pinheiros (SP). Às 21h, será a vez do jogo entre ADJF/MRS Logística (MG) e Unimed/UEM/Maringá (PR), no Ginásio da FAEFID, em Juiz de Fora (MG). Já pelo feminino, as disputas começam em setembro. 

Resultado final:
São José Handebol (SP) 29 x 9 ASH/Praxis/A.S. (RS)
 
O BB Consórcios é o patrocinador da Liga Nacional Masculina e Feminina.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CBHb realiza Acampamento Infantil Masculino de Melhoria Técnica em novembro

Federações estaduais devem indicar atletas nascidos nos anos de 2000 e 2001 até 14 de setembro

Técnico da Seleção Masculina, espanhol Jordi
Codó (MA) - A Confederação Brasileira de Handebol irá realizar de 11 a 18 de novembro, no SESI, em Blumenau (SC), o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica da categoria Infantil Masculina, para atletas nascidos nos anos de 2000 e 2001. As atividades são promovidas pela Confederação Brasileira (CBHb) em parceria com o Ministério do Esporte e visam a padronização da prática da modalidade. 

As inscrições devem ser feitas pelas federações estaduais até o dia 14 de setembro, obedecendo critérios técnicos-táticos, dados antropométricos, posição de jogo e informações passadas pelos técnicos e clubes. Além disso, alguns atletas foram pré-selecionados em clínicas de desenvolvimento tático-técnico, Olimpíadas Escolares, campeonatos brasileiros e estaduais. As atividades são comandadas pelo técnico da Seleção Masculina, o espanhol Jordi Ribera, e contam também com a presença de vários outros profissionais ligados à área.  

As fichas devem ser enviadas para os e-mails adtecnico@brasilhandebol.com.br e minihand@brasilhandebol.com.br. A lista com os atletas selecionados será divulgada no dia 19 de setembro. A CBHb oferece hospedagem e alimentação aos participantes.

Este ano já foram realizados os Acampamentos das categorias Juvenil e Júnior Masculino e Juvenil Feminino.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Seleções de Handebol encerram disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude

No feminino, o País foi o quarto colocado, e no masculino o quinto

Lígia Costa
Codó (MA) - As seleções Juvenis de Handebol se despediram dos Jogos Olímpicos de Nanjing, na China, nesta segunda-feira (25). A equipe feminina ficou com a quarta posição e a masculina com a quinta. Na decisão da medalha de bronze entre as mulheres, as brasileiras foram superadas pela Suécia, por 23 a 16 (11 a 5). Já os homens, fizeram duas partidas contra a Tunísia para decidir quem ficaria com o quinto lugar e venceu os dois desafios, ontem por 38 a 31 (23 a 15) e hoje por 28 a 27 (13 a 12). 

As brasileiras tentavam defender a medalha de bronze conquistada na edição de 2010, em Cingapura. A defesa sueca foi muito forte desde o início, impedindo a Seleção de colocar a bola na rede. O time brasileiro teve problemas nas ações ofensivas. Em compensação, as europeias conseguiram impor um bom ritmo e abrir uma grande vantagem já no primeiro tempo. No segundo tempo, a goleira sueca Joumana Chaddad contribuiu ainda mais para que as adversárias ampliassem o placar. 

Na partida masculina, a Tunísia começou na frente, mas os brasileiros conseguiram rapidamente a virada e abriram uma boa diferença, mantendo-se à frente até o fim do primeiro tempo. Um dos destaques dessa primeira parte foi Henrique Solenta, com quatro gols em seis tentativas. No segundo tempo, a Tunísia não desistiu e foi para cima do Brasil. O jogo foi muito equilibrado até o final, porém, mais um gol de Henrique fez a diferença e deu a vitória aos brasileiros.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 24 de agosto de 2014

Brasil disputa o bronze no handebol feminino em Nanquim

Seleção irá enfrentar a Suécia na madrugada desta segunda-feira (25)

Codó (MA) - O Brasil irá disputar o bronze no handebol feminino dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. A Seleção Juvenil disputou a semifinal neste domingo (24), mas foi superada pela Rússia, por 30 a 22 (17 a 7 no primeiro tempo). As adversárias do jogo decisivo serão as suecas, que perderam para a Coreia, por 25 a 24 (11 a 10). O confronto está marcado para esta segunda-feira (25), às 4h. 

Caso vença, o Brasil irá igualar o resultado da última edição dos Jogos, em Cingapura. Na fase classificatória, brasileiras e suecas se enfrentaram e o resultado foi melhor para as européias, que venceram por 32 a 24. 

A equipe masculina se saiu bem no início da disputa pela quinta posição contra a Tunísia. A Seleção comandada pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, passou pelo primeiro jogo, com o placar de 38 a 31 (23 a 15). Amanhã, as duas equipes voltam a se encontrar, às 0h. 

Feminino
Gols do Brasil: Bruna (6), Anna Caroline (5), Talita (3), Lígia (3), Mariane (2), Ana Luiza (2) e Bárbara (1).

Masculino
Gols do Brasil: Patrick (10), Leonardo Silveira (5), André (5), Gabriel Gondim (5), Fernando (5), José Henrique (2), Leonardo Ferreira (2), Carlos Eduardo (2), Pedro Paulo (1) e Eduardo (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ) garante o ouro na Copa Brasil Masculina 2014

Na final contra ADJF/MRS Logística (MG), equipe teve cinco gols de vantagem

Codó (MA) - A Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ) garantiu o título da Copa Brasil de Clubes Masculina de Handebol. O time carioca derrotou a ADJF/MRS Logística (MG) na final disputada neste sábado (23), no Ginásio Poliesportivo Edvaldo Carvalho Dias da Mata, em Serra (ES). O placar terminou 33 a 28. 

A Unicep/AHB/São Carlos (SP) venceu o Niterói/Rugby (RJ), por 25 a 23, e ficou com a medalha de bronze. Ainda na última rodada, houve a definição das demais posições. Em quinto ficou a Semel Queimados/Bangu (RJ), que passou pelo time da casa, o P.A./GAHA/Serra (ES), com o placar de 30 a 28. Já o Colégio Cristo Rei (ES) foi o sétimo colocado e Prefeitura Municipal de Betim (MG) o oitavo. 

A artilharia do campeonato ficou dividida entre Rodolfo Oliveira, da Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ), e Jair Roque, da P.A./GAHA/Serra (ES). Cada um fez dez gols durante a competição. 

Programação:

Terça-feira (19)
Unicep/AHB/São Carlos (SP) 23 x 24 Semel Queimados/Bangu (RJ)
Prefeitura Municipal de Betim (MG) 23 x 38 Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ)
ADJF/MRS Logística (MG) 31 x 19 P.A./GAHA/Serra (ES)
Niterói/Rugby (RJ) 31 x 24 Colégio Cristo Rei (ES)

Quarta-feira (20)
Niterói/Rugby (RJ) 25 x 21 Semel Queimados/Bangu (RJ)
ADJF/MRS Logística (MG) 33 x 36 Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ)
Prefeitura Municipal de Betim (MG) 21 x 23 P.A./GAHA/Serra (ES)
Unicep/AHB/São Carlos (SP) 34 x 20 Colégio Cristo Rei (ES)

Quinta-feira (21)
Niterói/Rugby (RJ) 21 x 22 Unicep/AHB/São Carlos (SP)
ADJF/MRS Logística (MG) 30 x 20 Prefeitura Municipal de Betim (MG)
Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ) 36 x 27 P.A./GAHA/Serra (ES)
Semel Queimados/Bangu (RJ) 32 x 27 Colégio Cristo Rei (ES)

Sexta-feira (22)
Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ) 24 x 17 Unicep/AHB/São Carlos (SP) - semifinal 
Niterói/Rugby (RJ) 25 x 32 ADJF/MRS Logística (MG) - semifinal 
P.A./GAHA/Serra (ES) 31 x 28 Colégio Cristo Rei (ES) - disputa por posições 
Semel Queimados/Bangu (RJ) 30 x 24 Prefeitura Municipal de Betim (MG) - disputa por posições

Sábado (23)
Colégio Cristo Rei (ES) W x O Prefeitura Municipal de Betim (MG) (disputa do 7º lugar)
P.A./GAHA/Serra (ES) 28 x 30 Semel Queimados/Bangu (RJ) (disputa do 5º lugar)
Unicep/AHB/São Carlos (SP) 25 x 23 Niterói/Rugby (RJ) (disputa do bronze)
Vila Olímpica/Manoel Tubino/FAB (RJ) 33 e 28 ADJF/MRS Logística (MG) (disputa do ouro) 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 23 de agosto de 2014

Maranhão e Pernambuco conquistam Copa Nordeste de Seleções 2014

Competição foi realizada durante esta semana em Eusébio (CE)


Codó (MA) - Pernambuco e Maranhão foram os grandes campeões da Copa Nordeste de Seleções Cadete de Handebol, disputada no Colégio Ágape, em Eusébio (CE). Neste sábado (23), pelo masculino, o Maranhão venceu a disputa final contra o Piauí, por 38 a 36, depois da prorrogação. Pelo feminino, que estava sendo disputado em sistema de pontos corridos, Pernambuco foi o Estado que somou mais pontos. 

Ainda entre os homens, Pernambuco foi o terceiro colocado ao vencer o Rio Grande do Norte, por 26 a 10 (10 a 4). Já o Ceará foi o quinto colocado ao passar por Alagoas, com o placar de 19 a 17 (19 a 8). 

Na Seleção do campeonato, o Piauí teve seis destaques. Valdir Araújo foi o melhor goleiro, Bruno Sá o melhor armador direito, Rayzon Ramon foi o melhor central e também o artilheiro, com 44 gols, Pedro Henrique foi o melhor ponta direita, e Valdir Araújo o melhor goleiro. O Maranhão teve Kaique Sá como melhor armador esquerdo e João Américo como melhor ponta esquerda. Para completar, Itamar Gomes, do Ceará, foi o pivô mais eficiente. 

No feminino, a última rodada teve a vitória do Maranhão sobre o Piauí, por 31 a 24 (17 a 12 no primeiro tempo). A artilharia foi da maranhense Thayana Muniz, com dez gols. Pernambuco derrotou Alagoas, com o placar de 24 a 9 (12 a 1). Nadezza Sole, de Pernambuco, foi o destaque, com oito gols. Por último, o Rio Grande do Norte passou pelo Ceará, por 22 a 17 (12 a 8). A cearense Vitória Faustino e a potiguar Luana Cristina dividiram a artilharia, com sete gols. 

Pernambuco foi o Estado campeão, seguido por Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Piauí e Alagoas. 

Na Seleção do campeonato, Pernambuco teve Renata Arruda como a melhor goleira, Vitória Sousa como a melhor armadora direita, Jamile Felix, como a ponta esquerda, Handara Valter como ponta direita e Evelin Medeiros como pivô. A potiguar Luana Cristina foi o destaque na armação central, e Thayana Muniz, do Maranhão, foi a melhor armadora esquerda e a artilheira da competição, com 31 gols. 
 
Programação

Masculino:

Terça-feira (19)
Piauí 29 x 17 Bahia
Rio Grande do Norte 21 x 22 Alagoas
Ceará 18 x 32 Maranhão

Quarta-feira (20)
Piauí 35 x 25 Pernambuco
Rio Grande do Norte 30 x 33 Maranhão
Ceará 30 x 21 Alagoas

Quinta-feira (21)
Alagoas 21 x 31 Maranhão
Pernambuco 30 x 20 Bahia
Ceará 20 x 31 Rio Grande do Norte

Sexta-feira (22)
Bahia 17 x 26 Alagoas - disputa por posições
Maranhão 30 x 27 Pernambuco - semifinal 
Piauí 27 x 17 Rio Grande do Norte - semifinal 

Sábado (23)
Ceará 19 x 17 Alagoas (disputa do quinto lugar)
Rio grande do Norte 10 x 26 Pernambuco (disputa do bronze)
Piauí 36 x 38 Maranhão (disputa do ouro)

Feminino:

Terça-feira (19)
Piauí 14 x 38 Pernambuco
Rio Grande do Norte 30 x 10 Alagoas
Ceará O x W Maranhão 

Quarta-feira (20)
Rio Grande do Norte 26 x 20 Maranhão
Piauí 14 x 12 Alagoas
Ceará 13 x 28 Pernambuco

Quinta-feira (21)
Pernambuco 20 x 13 Rio Grande do Norte
Alagoas 30 x 20 Maranhão
Ceará 31 x 17 Piauí

Sexta-feira (22)
Pernambuco 13 x 37 Maranhão
Piauí 10 x 21 Rio Grande do Norte
Ceará 26 x 11 Alagoas

Sábado (23)
Piauí 24 x 31 Maranhão
Pernambuco 24 x 9 Alagoas
Ceará 17 x 22 Rio Grande do Norte
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Alexandra Nascimento chega a Nanquim para servir de espelho à jovens atletas do handebol

Brasileira foi escolhida para ser a embaixadora mundial da modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude

Alexandra Nascimento
Codó (MA) - A ponta direita Alexandra Nascimento chega, neste sábado (23), à Nanquim, na China, para representar o handebol mundial. A brasileira foi escolhida como embaixadora da modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude e está ansiosa pelo encontro com essa nova geração promissora e sonhadora, que tem entre os objetivos, ser uma vencedora como ela. A presença de Alexandra como modelo para os jovens atletas demonstra ainda mais o prestígio do handebol brasileiro no cenário internacional.  

A atleta, eleita a melhor do Mundo em 2012, chega a Nanquim neste sábado (23) e terá uma extensa programação a cumprir, além de conhecer toda a estrutura dos Jogos e visitar a cidade. Alexandra estará presente nas partidas das semifinais e finais e terá encontro com os atletas e com jornalistas, entre muitas outras atividades. "Estou muito orgulhosa por representar o handebol do Brasil e de todo o Mundo. É um honra, uma sensação inexplicável. Vou participar de palestras, em que temos a responsabilidade de passar para esses atletas nossa experiência de vida no esporte, o que ele significa para nós. Quero lembrá-los que, independente da derrota ou da vitória, temos que desfrutar esses momentos e das oportunidades que a vida nos dá, pois ela passa muito rápido, e temos que nos entregar com muito amor e dedicação em tudo que decidimos fazer, pois se fizermos isso, não há como sair errado", disse Alexandra.

"Estou bem ansiosa para chegar lá", confessou a atleta que partiu hoje da Romênia, onde defende o clube Baia Mare. "Afinal, é uma Olimpíada e quero saber como estão sendo as coisas. Quero conhecer tudo e, é claro, ver os jogadores e jogadoras e, se possível, passar um pouco da minha experiência para eles", acrescentou. 

A visita à competição chinesa trará boas lembranças à ponta direita, que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim. "Minhas expectativas são as mais positivas possíveis, pois quando fui aos Jogos de Pequim, foi perfeito. Eles pensam em tudo e agora, tenho certeza que não está sendo diferente."

Mesmo estando lá para ter contato com todos os atletas, Alexandra não vê a hora de poder incentivar as equipes brasileiras de handebol. A Seleção Feminina disputa as semifinais no domingo (24) e a masculina briga pela quinta posição. "Quero muito visitar as nossas Seleções. Tenho um carinho muito especial por esses jovens atletas. O Alexandre Schneider (técnico da equipe juvenil feminina) foi meu técnico na Adulta e tenho certeza que será um encontro bem especial."
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Brasil fará partida de abertura do Mundial Masculino do Qatar 2015

Seleção irá enfrentar os donos da casa no dia 15 de janeiro, em Doha

Jordi Ribera e o assistente Washington Nunes
Codó (MA) - O Brasil pode se preparar para um bom teste já no início do Mundial Masculino de Handebol do Qatar. No dia 15 de janeiro de 2015, a Seleção comandada pelo técnico Jordi Ribera fará a partida de estreia da competição contra os donos da casa, no Lusail Multipurpose Hall, em Doha, com capacidade para 15.300 pessoas. Ambas as equipes integram o grupo A, juntamente com Bielorrússia, Chile, Espanha e Eslovênia. 

A segunda partida dos brasileiros será contra a Espanha, atual campeã mundial, no dia 17. Em seguida, a equipe irá enfrentar a Bielorrússia no dia 19, a Eslovênia no dia 21, e finaliza a disputa da primeira fase no dia 23 contra o Chile, tradicional adversário da América do Sul. As oitavas de final serão nos dias 25 e 26 de janeiro, as quartas no dia 28, as semifinais no dia 30 e a final no dia 1º de fevereiro.

Para o técnico da Seleção, o espanhol Jordi Ribera, a equipe terá que estar bem preparada para esta estreia. "Normalmente, o primeiro jogo de um campeonato já é mais tenso, ainda mais nessa situação especial, sendo a partida de abertura. Mas não faço uma leitura nem negativa e nem positiva sobre isso, pois temos que estar prontos para todos os jogos da mesma forma", analisou. 

O ponto mais interessante, na opinião de Jordi, é que, de acordo com a tabela divulgada nesta quinta-feira (21), sempre haverá um dia de descanso entre uma rodada e outra, diferente das outras edições. "Será bom ter esse dia entre os confrontos, pois é o momento para nos recuperarmos para o jogo seguinte. É sempre importante termos em mente que devemos avançar passo a passo e pensar em cada jogo de uma vez. Por isso, independente da ordem dos adversários ao longo da primeira fase, precisamos estar preparados." 

O Mundial do Qatar será o primeiro a ser disputado em uma única cidade. Doha contará com três ginásios que irão receber os jogos dos quatro grupos. Além do Lusail Multipurpose Hall, os outros palcos serão o Qatar Handball Association Complex e o Al Sad Multipurpose Hall.  

A chave B é composta por Áustria, Bósnia, Croácia, Irã, Macedônia e Tunísia. Na C, estão Argélia, Egito, Emirados Árabe Unidos, França, República Tcheca e Suécia, e no grupo D estão Alemanha, Argentina, Bahrein, Dinamarca, Polônia e Rússia.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.