Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Balneário Camboriú (SC) assegura vaga para as oitavas da Liga Nacional Masculina

Equipe catarinense derrotou a Associação Desportiva Juiz de Fora/MRS Logística (MG) na noite desta quinta-feira (30)

São José (SP) é um dos classificados
Codó (MA) - Na noite desta quinta-feira (30), a Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) garantiu a última vaga para as oitavas de final da Liga Nacional Masculina de Handebol. A equipe superou a Associação Desportiva Juiz de Fora/MRS Logística (MG) e, com o feito, ficou com a quarta vaga da chave A para a próxima fase. Além dos catarinenses, São José Handebol (SP), Unimed/UEM/Maringá (PR) e Metodista/São Bernardo/Besni (SP) estão classificados.  

O jogo, que foi disputado no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC), teve como placar 25 a 22 (13 a 10 no primeiro tempo). Yago Cabral, do time catarinense, com 11 gols, foi o artilheiro. 

Ainda pelo grupo, no Ginásio Chico Neto, em Maringá (PR), o time paranaense passou pela Associação Santamariense de Handebol/Praxis Active Sports (RS) por 47 a 15 (22 a 7). Com seis gols, os goleadores foram Leonardo Bortolini, Pedro Martins e Wilson Fernandes, todos do time da casa.

Já pela disputa feminina, o Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) venceu mais uma. Desta vez, as atuais campeãs foram para o Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR), para derrotar o Cascavel/FAG/Caio (PR) por 31 a 16 (15 a 6). O destaque na artilharia foi Isaura Menin, de Concórdia (SC), com seis gols.

Para fechar a rodada, no Ginásio de Esportes Centro Integrado de Educação, em Campo Bom (RS), o Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) passou pelo Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) por 31 a 21 (15 a 11). Da FAB, Patrícia Batista foi a goleadora, após balançar a rede dez vezes.

As partidas da Liga Nacional seguem no próximo sábado (1). 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil inicia Torneio Quatro Nações Masculino com vitória sobre a Argélia

Partida foi muito disputada e levantou a torcida em São Bernardo (SP)

Alexandro Pozzer, O Tchê
Codó (MA) - A primeira rodada do Torneio Internacional Quatro Nações Masculino de Handebol levantou a torcida presente no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). O Brasil iniciou muito bem a competição com uma vitória sobre a Argélia depois de uma partida bastante equilibrada, que terminou 29 a 27. O Egito também impôs um ritmo forte e derrotou os argentinos com o placar de 24 a 21 (12 a 8). 

Amanhã, as quatro equipes voltam à quadra. O Brasil enfrenta o Egito às 21h (com transmissão dos canais SporTV). Mais cedo, às 19h, será a vez de Argélia e Argentina buscarem a primeira vitória no torneio. 

O primeiro desafio do Brasil começou muito equilibrado. As duas equipes impuseram uma forte defesa, dificultando os contra-ataques dos adversários. A Argélia imprimiu um ritmo rápido e contou com alguns erros dos brasileiros para terminar o primeiro tempo na frente. Na segunda parte, o Brasil se acertou e encaixou ótimos contra-ataques, principalmente pela ponta com Fábio Chiuffa. O resultado foi uma vantagem de dois gols no final. 

Para o técnico da Seleção Brasileira, Jordi Ribera, o primeiro teste é sempre mais complicado e o Brasil terá várias coisas para acertar na segunda partida, nesta sexta-feira (31) contra o Egito. "Cometemos muitos erros no ataque, sobretudo nos momentos finais, o que poderia ter nos feito chegar com um pouco mais de vantagem. Em alguns momentos estivemos bem na defesa, mas ainda nos falta melhorar. Também tivemos falta de concentração algumas vezes. Já sabíamos que seria um jogo ruim de trabalhar cada jogada. É um adversário duro", analisou o treinador espanhol. 

Jordi sabe que a equipe tem um grande trabalho pela frente até chegar ao Campeonato Mundial em janeiro, no Qatar. Na última edição, em 2013, na Espanha, o Brasil ficou com a 13ª colocação e, desta vez, pretende ir mais longe. "Está claro que no último Mundial demos um passo à frente. Chegamos às oitavas de final e, é claro, queremos ir ainda mais além. Para isso, temos que jogar muito melhor do que hoje, defender melhor, aproveitar mais os contra-ataques e não perder tantas ações claras. Mas para isso servem os jogos de preparação. Para melhorar tudo que temos para melhorar. Também temos que levar em conta que temos uma equipe bem jovem. Eu acho que daqui ao Mundial o grupo estará muito melhor." 

O ponta Fábio Chiuffa estava em um dia inspirado e conseguiu finalizar muitas jogadas. "A Argélia proporcionou bastante dificuldade para a nossa defesa, tanto que terminou com um placar bastante acirrado, mas nosso ataque conseguiu fazer o que nosso técnico tinha proposto que era dar mais continuidade nas jogadas. Ele havia dito que a defesa deles estaria bem centrada no meio. Foi o que aconteceu, por isso chutamos mais pela ponta e com o pivô, e conseguimos alguns gols de contra-ataque. Foi isso que deu a diferença", afirmou. 

Para amanhã, o atleta de Santo André (SP), que jogou praticamente em casa, também espera um jogo duro. "Acredito que será uma partida como essa de hoje. O Egito ganhou da Argentina. Esperamos um jogo difícil e com estilo bem parecido com a Argélia. Sabemos que será um jogo complicado e vamos dar nosso melhor", finalizou Chiuffa. 

Egito e Argentina protagonizaram um bom duelo na abertura da competição, mas os egípcios chegaram com um jogo muito forte e conseguiram neutralizar os ataques argentinos. Desde o primeiro tempo, a equipe egípcia dominou a partida com muita velocidade e conseguiu garantir a primeira vitória, por 24 a 21 (12 a 8). 

Gols do Brasil: Chiuffa (7), José Guilherme (4), Diogo (3), Teixeira (3), Valadão (2), Tchê (2), Borges (2), Wesley (2), Thiagus (1), Patrianova (1), Japa (1) e Oswaldo (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Equipes disputam última vaga para a próxima fase da Liga Nacional Masculina

Balneário Camboriú (SC) e Associação Desportiva Juiz de Fora (MG) lutam pela quarta vaga da chave A para as oitavas de final da competição

Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC)
Codó (MA) - A Liga Nacional Masculina de Handebol segue com duelos emocionantes. Após a definição dos classificados do grupo B para a próxima fase, será a vez dos quatro melhores da chave A. Até agora, São José Handebol (SP), Unimed/UEM/Maringá (PR) e Metodista/São Bernardo/Besni (SP) já estão garantidos. Enquanto isso, Aceu/Univali/FME Balneário Camboriú (SC) e Associação Desportiva Juiz de Fora/MRS Logística (MG) estão em busca da quarta e última vaga. O duelo será nesta quinta-feira (30), às 20h, no Ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, em Balneário Camboriú (SC). No mesmo horário, o Maringá (PR) enfrenta a Associação Santamariense de Handebol/Praxis Active Sports (RS), no Ginásio Chico Neto, em Maringá (PR).

São José (SP) está na liderança do grupo, com 16 pontos. Na sequência, estão Maringá (PR) e Metodista (SP), ambos com 12, porém os paranaenses têm um jogo a menos. Balneário Camboriú (SC) e Juiz de Fora (MG) contam com seis pontos. Já a ASH (RS) não tem mais chances de avançar. 

O técnico de Balneário Camboriú (SC), Drean Dutra, contou que a equipe está com o espírito de vitória em busca da vaga nas oitavas. "O nosso grupo é jovem, com atletas ainda do juvenil, então sabemos a importância de participar dessa competição de alto nível. Além disso, estão pegando cada vez mais ritmo de jogo e acreditamos em um resultado positivo", analisou.

Apesar de confiar na vitória, Drean acredita que o jogo promete ser difícil. "Iremos enfrentar um time muito bom e competitivo, que se reforçou bastante para a competição. Com certeza, será um jogo duro, mas temos a vantagem de estar em casa", completou.

Pela Liga Feminina, dois confrontos marcam a quinta-feira (30). Às 19h30, Cascavel/FAG/Caio (PR) duela com Supergasbras/UNC/Concórdia (SC), no Ginásio Odilon Reinhardt, em Cascavel (PR). Já às 21h, Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) recebe o Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ), no Ginásio de Esportes Centro Integrado de Educação, em Campo Bom (RS).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil estreia contra Argélia no Torneio Quatro Nações Masculino

Competição preparatória para o Mundial tem início nesta quinta (30), em São Bernardo do Campo (SP), e segue até sábado

Guilherme Valadão, Armador
Codó (MA) - Está chegando a hora da Seleção Masculina de Handebol entrar em quadra para a disputa do Torneio Internacional Quatro Nações, em São Bernardo do Campo (SP). O primeiro desafio dos brasileiros será contra a Argélia, nesta quinta-feira (30), às 21h (com transmissão dos canais SporTV), no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib. Antes disso, Egito e Argentina disputam a primeira partida, às 19h. 

O campeonato segue até o próximo sábado (1º), sempre com duas partidas por dia. Na sexta-feira (31), o Brasil enfrenta o Egito às 21h e a Argentina a Argélia às 19h. No sábado (1º), Argélia e Egito abrem a rodada às 17h e Brasil e Argentina encerram o torneio

A competição é extremamente importante para o Brasil, que segue em preparação para o Mundial do Qatar, em janeiro. A Seleção, que na edição passada ficou com o 13º lugar, a melhor colocação da história na categoria, quer fazer bonito novamente, e, por isso, será posta à prova no torneio, organizado pela primeiro vez pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). 

Os três oponentes são equipes experientes e com muita força física, a começar pelos argelinos. Os brasileiros esperam algumas surpresas, já que não enfrentaram os africanos muitas vezes, mas sabem que serão grandes adversários. 

O técnico Jordi Ribera conta com 18 atletas, entre eles 11 que atuam em clubes europeus. Um deles é o armador Guilherme Valadão, que joga no Granollers da Espanha. "O Egito conhecemos bem porque em janeiro participamos de um torneio com eles e a Argentina mais ainda porque nos enfrentamos a vida toda. Estamos muito empolgados por treinar e fazer essa preparação aqui no Brasil. Será legal jogar na quinta, na sexta, mas claro que tem um gostinho a mais contra a Argentina, porque na última vez que nos enfrentamos, no Pan-Americano, sofremos uma derrota. Mas, primeiramente, nosso foco é no jogo de amanhã", destacou. 

O ponta Fábio Chiuffa, do Guadalajara, da Espanha, também destacou a importância da competição para a preparação. "Nosso principal objetivo nesse torneio é a evolução. Temos um Mundial em vista em janeiro e queremos subir degrau por degrau para conseguir chegar lá", acrescentou.  

Troca de ingressos: O público poderá trocar os ingressos por um quilo de alimento não perecível na portaria do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, das 10h até o horário do primeiro jogo, caso ainda haja disponibilidade. Serão três mil ingressos por dia. A arrecadação será doada à instituições carentes.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 26 de outubro de 2014

Equipe Feminina do Hollanda mostra superação no Camp. Codoense de Handebol

Equipe Feminina do Hollanda
Codó (MA) - A LICOHAND: Liga Codoense de Handebol está organizando o campeonato codoense nas categorias  adulto masculino e feminino, no Ginásio Carlos Fernando todas as quintas as 19:00h e sábado as 14:00h.

Uma das equipes que mais chamou a atenção do público foi a do Hollanda, pois tal equipe conseguiu resgatar algumas atletas escolares da década 90 e início dos anos 2000, reunidas com jovens mães que resolveram entrar no esporte há pouquíssimo tempo.

Dentre as atletas do Hollanda temos várias profissionais como: Psicólogas, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Arquitetas, Enfermeiras e Assistentes Sociais.

Apesar das suas ocupações profissionais, as atletas do Hollanda mostraram além de amor ao esporte, muita superação, vencendo na estreia a equipe do Pitchulla Bol atual vice-campeão da competição por 21 á 07.

Fonte: Blog Esporte Codoense.
Edição: Codó Handebol Brasil.

Concórdia (SC) vence clássico catarinense pela Liga Nacional Feminino

Atuais campeãs da competição feminina venceram o Blumenau/FURB (SC) em Blumenau (SC)

Concordia venceu a partida contra Blumenau
Codó (MA) - Na noite deste sábado (25), as campeãs de 2013 da Liga Nacional Feminina de Handebol iniciaram a edição deste ano com vitória já em um clássico catarinense. A equipe foi até o Centro Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau (SC), para um duelo bastante equilibrado com o tradicional time do Blumenau/FURB (SC). O confronto foi finalizado em 24 a 21 (16 a 11 no primeiro tempo) a favor de Concórdia (SC). 

O encontro entre os times do Sul, que fazem parte da chave B, fechou a rodada de hoje da competição, que contou com seis confrontos - quatro pelo feminino e dois pelo masculino.

Resultados deste sábado (25)

Liga Nacional Feminina:

Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) 24 x 28 Metodista/São Bernardo (SP)
 
Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) 31 x 26 Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO)
 
Espírito Santo Handebol (ES) 33 x 34 Cascavel/FAG/Caio (PR)
 
Blumenau/FURB (SC) 21 x 24 Supergasbras/UNC/Concórdia (SC)
 
Liga Nacional Masculina:

TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) 25 x 10 ADI/APM Terminals/Itajaí (SC)
 
Força Jovem/Colatina (ES) 21 x 42 Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 25 de outubro de 2014

Liga Nacional Masculina de Handebol define classificação da chave B para a próxima fase

Taubaté (SP), Pinheiros (SP), Vila Olímpica Manoel Tubino (RJ) e Itajaí (SC) avançaram para as quartas de final

Eugênio Azevedo, técnico do Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ)
Codó (MA) - A fase classificatória da chave B da Liga Nacional Masculina de Handebol foi finalizada neste sábado (25). A partir de agora, TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) e ADI/APM Terminals/Itajaí (SC) se preparam para as quartas de final da competição. Com 15 pontos, o Taubaté (SP) ficou na liderança do grupo, invicto. O Pinheiros (SP), com 10, ficou em segundo, seguido pela FAB (RJ), com oito, e por Itajaí (SC), com sete. Já o grupo A ainda conta com cinco duelos pela fase classificatória para definir as quatro equipes que passam para a próxima fase.

O TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP), atual campeão masculino, finalizou as qualificatórias em casa, no Ginásio da Emecal, em Taubaté (SP). A equipe do interior paulista venceu o ADI/APM Terminals/Itajaí (SC) por 25 a 10 (20 a 9 no primeiro tempo). O duelo foi finalizado com 40 minutos de disputa devido a uma forte chuva que caia na cidade. O artilheiro foi André Soares, da equipe paulista, com cinco gols. 

O Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) também fechou a primeira etapa com uma vitória. Fora de casa, o time carioca ganhou do Força Jovem/Colatina (ES) por 42 a 21 (21 a 10), no Ginásio da Fundação Castelo Branco, em Colatina (ES). André Alves Leal, da FAB (RJ), foi o goleador, com nove gols. 

Pelo feminino, três partidas foram disputadas neste sábado (25). Pela manhã, a Metodista/São Bernardo (SP) passou pelo Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) por 28 a 24. À tarde, o Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) superou o Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO) por 31 a 26, assim como o Cascavel/FAG/Caio (PR) venceu o Espírito Santo Handebol (ES) por 34 a 33. Para fechar a rodada, às 20h o Blumenau/FURB (SC) recebe o Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) no Centro Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau (SC).

Resultados deste sábado (25)

Liga Nacional Masculina:

TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) 25 x 10 ADI/APM Terminals/Itajaí (SC)
 
Força Jovem/Colatina (ES) 21 x 42 Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ)
 
Liga Nacional Feminina:

Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) 24 x 28 Metodista/São Bernardo (SP)
 
Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) 31 x 26 Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO)
 
Espírito Santo Handebol (ES) 33 x 34 Cascavel/FAG/Caio (PR)
 
20h - Blumenau/FURB (SC) x Supergasbras/UNC/Concórdia (SC)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Metodista/São Bernardo (SP) vence fora de casa pela Liga Nacional Feminina

Equipe do ABC Paulista enfrentou o Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS) em Campo Bom (RS)

Metodista vence a segunda partida
Codó (MA) - O primeiro duelo deste sábado (25) pela Liga Nacional Feminina de Handebol foi de vitória paulista. A Metodista/São Bernardo (SP), atual vice-campeã da competição, passou pelo Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), no Ginásio de Esportes do Centro Integrado de Educação (CEI), em Campo Bom (RS). 

Após o primeiro tempo ser finalizado em igualdade, com 13 gols para cada lado, a equipe do ABC Paulista cresceu na segunda etapa e conseguiu vencer o time da casa por quatro gols de diferença: 28 a 24. Além do resultado positivo, a Metodista (SP) contou com a artilheira do confronto. Célia Costa balançou a rede oito vezes. 

Essa foi a segunda partida da Metodista (SP) nesta edição do campeonato. Na quinta-feira (23), as paulistas empataram em 27 gols com o Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS). Já o Novo Hamburgo estreou hoje.

A Liga Nacional Feminina tem sequência às 14h, com o jogo entre Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) e Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO), no Ginásio Cefan, no Rio de Janeiro (RJ). Às 16h, o Ginásio de Esportes Tancredão, em Vitória (ES), recebe Espírito Santo Handebol (ES) e Cascavel/FAG/Caio (PR). Às 20h, Blumenau/FURB (SC) e Supergasbras/UNC/Concórdia (SC) duelam no Centro Esportivo Bernardo Werner (SESI), em Blumenau (SC).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Grupo B da Liga Nacional Masculina encerra fase classificatória neste sábado (25)

Primeiros classificados para as quartas de final já foram definidos - Grupo A ainda tem mais jogos pela frente

Japa, Armador de Taubaté
Codó (MA) - Os quatro classificados do grupo B para as quartas de final da Liga Nacional Masculina de Handebol já foram definidos. TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP), Pinheiros (SP), ADI/APM Terminals/Itajaí (SC) e Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) estão garantidos na próxima fase. Porém, a chave ainda tem dois confrontos neste sábado (25) para definir as posições de cada um. 

Taubaté é o primeiro colocado com 13 pontos e não pode mais ser alcançado, no entanto, ainda enfrenta o Itajaí (SC), que briga pelo terceiro lugar do grupo, no ginásio da Emecal, em Taubaté (SP), às 16h. Os cariocas da FAB também têm chances de conquistar mais dois pontos no duelo contra o já desclassificado Força Jovem/Colatina (ES), na partida disputada no ginásio da Fundação Castelo Branco, em Colatina (ES), no mesmo horário.

A equipe do interior paulista está confiante em terminar a fase classificatória sem nenhuma derrota. "A primeira fase da competição para Taubaté foi muito boa", comemorou o técnico da equipe atual campeã, Marcus 'Tatá'. "Conseguimos todas as vitórias e um empate contra o Pinheiros em São Paulo. Nossa chave ficou muito equilibrada, com todos os times com possibilidade de classificação. Até ontem, três deles poderiam ficar na primeira colocação. Nós conseguimos esse primeiro lugar, que nos facilita, teoricamente, por pegar o quarto colocado da outra chave, que ainda não sabemos como vai ficar." 

Para ele, o mais importante é poder contar com a equipe completa para a próxima etapa. "Conseguimos recuperar todos os jogadores lesionados para a fase final. Foi muito importante chegar em primeiro, mesmo podendo polpar alguns atletas. Amanhã é um jogo com Itajaí, que fez uma boa partida contra o Pinheiros na quinta e acredito que venham aqui para buscar uma boa colocação. Eles vêm para ganhar e nós também. Dentro de Taubaté somos muito fortes e vamos fazer prevalecer o mando de jogo", completou Tatá.  

O técnico de Itajaí (SC), Sílvio Rodrigues, frisa que o jogo de amanhã é importante para definir o adversário da próxima fase, mas que o equilíbrio é muito grande, portanto, não há oponente fácil. "Se tivéssemos vencido ontem o Pinheiros, teríamos a vantagem de jogar as quartas de final em casa, como não ganhamos, vamos ter que jogar fora e agora iremos buscar uma melhor posição para ver quem vamos enfrentar. Independente disso, todos os adversários da outra chave são fortes", afirmou. 

Encerrar a etapa classificatória contra o líder do grupo será uma tarefa dura, mas segundo o treinador a equipe está preparada para fazer um bom confronto. "Conseguimos fazer uma partida bem equilibrada com Taubaté em casa e pretendemos repetir esse bom desempenho. A Liga está muito boa, com equipes várias de qualidade que têm chances de chegar à semifinal. Entramos na Liga este ano e nossa classificação é fruto de um planejamento. Nossa equipe é formada, em sua maioria, por jovens e conseguir esses resultados é muito positivo. Tenho certeza que vai nos trazer bons frutos."

Pelo grupo B, o caminho até as quartas de final é mais longo. A chave ainda conta com cinco jogos pela fase classificatória para definir as quatro equipes que passam para a próxima chave. Neste fim de semana, todas elas folgam e na próxima quinta-feira (30) retornam com dois jogos.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Torneio Internacional Quatro Nações Masculino - troca de ingressos

Público poderá acompanhar a disputa entre Brasil, Argélia, Argentina e Egito na próxima semana

Codó (MA) - Na próxima semana, São Bernardo do Campo (SP) será palco de grandes confrontos do handebol masculino internacional durante a disputa da primeira edição do Torneio Quatro Nações, com a presença de Brasil, Argélia, Argentina e Egito. Os jogos serão na quinta-feira (30), sexta-feira (31) e sábado (1º). O público terá uma grande oportunidade de conferir disputas de alto nível e poderá trocar os ingressos por um quilo de alimento não perecível na portaria do ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib, a partir de quarta-feira (29), das 10h às 17h, e nos dias dos confrontos se ainda estiverem disponíveis. Serão três mil ingressos por dia. A arrecadação será doada à instituições carentes. 

A competição faz parte da preparação do Brasil para o Campeonato Mundial, em janeiro, no Qatar. O Brasil faz a estreia contra a Argélia, na quinta-feira (30), às 21h. No mesmo dia, a Argentina enfrenta o Egito, às 19h. Na sexta-feira (31), os confrontos serão entre Argélia e Argentina, às 19h, e Brasil e Egito, às 21h. Para encerrar, no sábado (1º), a primeira partida será entre Argélia e Egito, às 17h, e o clássico entre Brasil e Argentina, às 19h, encerra o torneio.

Programação:

Quinta-feira (30)
19h - Argentina x Egito
21h - Brasil x Argélia

Sexta-feira (31)
19h - Argélia x Argentina
21h - Brasil x Egito

Sábado (1º)
17h - Argélia x Egito
19h - Brasil x Argentina
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Equilíbrio marca a estreia da Liga Nacional Feminina 2014

Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS) e Metodista/São Bernardo (SP) empataram no duelo inicial da competição

Atleta da Metodista/São Bernardo (SP)
Codó (MA) - A Liga Nacional Feminina de Handebol teve início com um confronto marcado pela igualdade. Na estreia da competição entre as mulheres, Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS) e Metodista/São Bernardo (SP) empataram em 27 gols para cada lado (11 a 15 no primeiro tempo), no Ginásio da UCS, em Caxias do Sul (RS), na noite desta quinta-feira (23). As artilheiras foram, ambas com sete gols, Thaís Melo, da equipe da casa, e Mariana Fernandes, do time do ABC Paulista.

A noite de hoje foi também de partidas do masculino, que estão no segundo turno. Pela chave A, o São José (SP) foi até o Ginásio do SEST/Senat, em Santa Maria (SP), para vencer a Associação Santamariense por 41 a 16 (19 a 7). 

Já pelo grupo B, o Esporte Clube Pinheiros (SP) passou pelo ADI/APM Terminals/Itajaí (SC) por 29 a 25 (12 a 10), no Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo (SP). O goleador foi Arthur Souza, do Pinheiros (SP), com seis gols.

Pela mesma chave, o TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) superou a Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) por 31 a 26 (12 a 13). Cleryston Novais, da FAB (RJ), foi o artilheiro, com nove gols. 

Por fim, pelo feminino, o Santo André (SP) venceu o Cascavel/FAG/Caio (PR) por W x O.

A competição nos dois naipes tem sequência neste sábado (25).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Liga Nacional Feminina dá largada à temporada 2014

Com novo formato, competição promete duelos cada vez mais eletrizantes e fase final com transmissão dos canais SporTV

Célia Costa, Ponta Direita da Metodista
Codó (MA) - Grandes duelos já estão sendo travados pela Liga Nacional Masculina de Handebol e agora chegou a vez dos times femininos entrarem em quadra em busca do título desta temporada. A Liga Feminina tem início nesta quinta-feira (23) e as dez equipes participantes chegam com tudo. O campeonato será dividido em turno e returno na primeira fase, quartas de final, semifinais e final e quer atrair um grande número de torcedores por onde passa. A decisão do vencedor está marcada para o mês de dezembro. 

Com novo formato, pensado para deixar o campeonato ainda mais atrativo, a etapa semifinal e final têm garantidas a transmissão dos canais SporTV e devem ser disputadas novamente em uma única sede, ainda a ser definida. Além disso, o campeonato contará com o patrocínio do Banco do Brasil, Correios e BB Consórcios. Pelo masculino, o atual campeão é o TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã/Taubaté (SP), e pelo feminino o Supergasbras/UNC/Concórdia (SC).

As equipes foram divididas em dois grupos. Na chave A estão Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS), Metodista/São Bernardo (SP), Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ) e Força Atlética/Governo de Goiás/Estácio de Sá (GO). Já a chave B é composta por Santo André (SP), Cascavel/FAG/Caio (PR), Espírito Santo Handebol (ES), Blumenau/FURB (SC) e Supergasbras/UNC/Concórdia (SC). 

A primeira rodada conta com duas partidas. Pelo grupo A, a Apahand/UCS/Caxias do Sul (RS) começa recebendo as vice-campeãs de 2013 da Metodista/São Bernardo (SP), às 19h, no ginásio da UCS, em Caxias do Sul (RS). No mesmo horário, o Santo André (SP) estreia contra Cascavel/FAG/Caio (PR), no ginásio Noêmia Assunção, em Santo André (SP). 

A ponta direita Célia Costa, da Metodista/São Bernardo (SP) mostra toda a empolgação com o início do campeonato e prevê muitos desafios ao longo da disputa. "Não víamos a hora da Liga começar. Será um campeonato novo, com equipes novas, que não conhecemos", lembrou. 

Pode-se dizer que a equipe é a mais experiente da competição e também a maior vencedora, tendo conquistado sete títulos consecutivos. Além disso, chega embalada pelo título paulista garantido no último fim de semana. "Ser campeã do Paulista nos deixou felizes, mas com os pés no chão. Sabemos que será uma Liga equilibrada", avaliou. Na última edição, a Metodista ficou com o vice-campeonato após ser superada pelo Supergasbras/UNC/Concórdia (SC). 

A ponta direita, que retornou há poucos dias ao Brasil, depois de integrar a Seleção Feminina na disputa da Golden League, na Dinamarca, conta que o time chega bem preparado e com o reforço da armadora esquerda Patrícia Matieli. "Estamos treinando forte, crescendo durante o ano, e agora é continuar e melhorar o que já estamos fazendo. Estamos ansiosas e empolgadas para mais um início de campeonato", acrescentou.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Seleção Masculina se prepara para desafio internacional em São Bernardo do Campo (SP)

Torneio Quatro Nações conta também com Argélia, Argentina e Egito e é preparatório para o Mundial do Qatar em 2015

Oswaldo Guimarães, Armador
Codó (MA) - O caminho para o Mundial Masculino de Handebol, em janeiro, no Qatar, ainda exige muito trabalho da Seleção Brasileira. A equipe, que já teve um ano com importantes competições como os Jogos Sul-Americanos e o Pan-Americano da modalidade, terá meses pela frente que irão exigir muita dedicação. Já na próxima semana, o grupo fará uma fase de treinamento e irá disputar a primeira edição do Torneio Internacional Quatro Nações, em São Bernardo do Campo (SP). O time comandado pelo espanhol Jordi Ribera irá enfrentar a Argélia, o Egito e a Argentina, como forma de preparação para o próximo grande objetivo no início do próximo ano.

O treinador manteve a base que vem sendo convocada para os últimos compromissos, com atletas que atuam no Brasil e vários que vêm se destacando em clubes europeus, entre eles, o armador Oswaldo Maestro Guimarães. O paulista tem uma grande expectativa não só com relação às partidas, mas também aos treinos. "Acho que além de treinarmos juntos na preparação para o Mundial, é na competição que o time é realmente testado e pode saber em que nível está, ver nossos erros e acertos. Temos poucas oportunidades de competir juntos, e esse torneio será muito bom para isso", disse o jogador do Balonmano Villa de Aranda, da Espanha. 

Para ele, a experiência no clube espanhol tem contribuído muito para seu desenvolvimento. "Estou feliz jogando aqui, exatamente pela quantidade de jogos. Todas as semanas temos jogos e eles são sempre muito disputados", contou. 

Oswaldo tem procurado conhecer um pouco mais dos adversários antes mesmo de chegar ao Brasil no próximo fim de semana. "Confesso que da Argélia não conheço muito e Egito também não tem atletas na Liga Espanhola, mas jogamos contra eles em janeiro. Além disso, tenho enfrentado muitos jogadores egípcios da minha geração desde a categoria Juvenil. Estou com alguns vídeos de partidas desses times, mas ainda não assisti", disse. Em janeiro, quando o Brasil disputou o torneio Memorial Domingos Barcenas, na Espanha, empatou com o Egito em 23 gols. 

O armador destaca a dedicação que a equipe precisará ter até janeiro para melhorar a posição conquistada na última edição na Espanha, em 2013, quando alcançou o 13º posto, o melhor da categoria até hoje. Depois do torneio, os brasileiros terão mais amistosos no mês de novembro, treinamentos em dezembro e um torneio no Egito em janeiro, antes de seguir rumo ao Qatar. O campeonato tem início no dia 15. "Daqui até o Mundial, realmente não vamos parar, mas como agora estou jogando na Europa, acredito que a data do Mundial fica melhor, pois cai no meio da temporada, diferentemente para quem joga no Brasil que é no fim. Acredito que podemos chegar bem para o Mundial e que nosso grande objetivo é conseguir se classificar de novo para as eliminatórias como foi na edição anterior", encerrou. 

No torneio, que será realizado pela primeira vez no País, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), o Brasil faz a estreia contra a Argélia, no dia 30, às 21h. No mesmo dia, a Argentina enfrenta o Egito, às 19h. No dia 31, os confrontos serão entre Argélia e Argentina, às 19h, e Brasil e Egito, às 21h. Para encerrar, no dia 1º de novembro, a primeira partida será entre Argélia e Egito, às 17h, e o clássico entre Brasil e Argentina, às 19h, encerra o torneio. Os canais SporTV irão transmitir as partidas do Brasil.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.