Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de março de 2015

Selo dos Correios em homenagem a Eduarda Amorim é lançado em Foz do Iguaçu (PR)

Melhor atleta de handebol do Mundo ficou lisonjeada pela oportunidade e agradeceu a entidade

Codó (MA) - A conquista de melhor atleta de handebol do Mundo, em eleição realizada pela Federação Internacional de Handebol (IHF), da armadora esquerda da Seleção Brasileira, Eduarda Amorim, a Duda, repercutiu em todo Brasil. Para fechar a estada da jogadora no País, antes de voltar ao clube húngaro Györ Audi ETO, a atleta foi premiada com mais uma homenagem. Neste sábado (28), ela recebeu oficialmente, em Foz do Iguaçu (PR), antes da decisão do título do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol entre Brasil e Argentina, o selo e o carimbo comemorativos produzidos pelos Correios em alusão à conquista marcante de Duda.

A brasileira foi a primeira a fazer a obliteração do carimbo e a receber o selo. Feliz pela homenagem, ela agradeceu aos Correios. "Estou lisonjeada. É emocionante estar em um selo dos Correios. Se não fosse o esporte me proporcionando isso, acho que nunca estaria em um selo. O handebol está vivendo um bom momento, espero que continue assim e os Correios façam mais homenagens por nossas conquistas", afirmou.

A catarinense de Blumenau também falou que, no início da carreira, nunca imaginaria as inúmeras alegrias que teve nos últimos tempos. "Com o passar dos anos a gente vai confiando, mas se lá no início alguém falasse sobre tudo o que aconteceu comigo, eu não acreditaria", concluiu.

Presente na cerimônia, o presidente da Federação Internacional de Educação Física e representante da Casa Filatélica de Foz do Iguaçu (PR), Almir Adolfo Gruhn, ficou emocionado com a oportunidade. "É uma honra receber uma cartela autografada com selos da Duda das mãos da própria atleta. Como professor de educação física também acho muito importante para incentivar os alunos. Ela começou nas escolas como todas as crianças e agora é a melhor do Mundo", declarou Gruhn, que ainda conta com os selos de Alexandra Nascimento, eleita a melhor jogadora de handebol do Mundo de 2012, de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e de muitos outros esportistas.

O carimbo comemorativo ficará na Agência central dos Correios de Foz do Iguaçu (PR), onde irá carimbar todas as correspondências pelos próximos 30 dias. Após esse período de utilização, será recolhido ao acervo do Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF). Os selos personalizados serão utilizados pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que irá presentear atletas e outras pessoas envolvidas com a modalidade e usar nas correspondências. O Selo Base é confeccionado pela Casa da Moeda.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil faz jogo excelente e conquista Título do Pan-Americano Júnior Masculino 2015

Seleção levantou a taça de forma invicta da competição que foi disputada em Foz do Iguaçu (PR)

Codó (MA) - O Brasil conquistou o título do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, na noite deste sábado (28). Sem dificuldades, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 34 a 23 (16 a 11 no primeiro tempo) e conquistou de forma invicta o título da competição.

A equipe da casa entrou na quadra do Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), determinado a vencer. Com muita disposição e força defensiva, a Seleção não sofreu para sair na frente do placar e ampliar o marcador pouco a pouco. Empolgados pela torcida, os brasileiros fecharam o primeiro tempo em 16 a 11.

Na segunda etapa, o Brasil manteve o ritmo forte e não deixou os argentinos crescerem em quadra. O goleiro Rangel Rosa, com defesas impressionantes, foi outro responsável por frear as investidas dos rivais. Mesmo com a boa vantagem brasileira, o jogo continuou tenso e aguerrido até o final, quando Brasil fechou o duelo em 34 a 23.

O técnico Hélio Lisboa, o Helinho, feliz pela conquista, parabenizou os atletas pelo grande duelo. "Precisamos jogar bem e foi isso que aconteceu. Eu falei que se fizéssemos ótima partida conseguiríamos um placar com diferença de dez gols. Jogamos com garra e determinação e nosso objetivo foi alcançado. A equipe toda está de parabéns por cumprir à risca o que nós determinamos. Nossa proposta era explorar as jogadas entre o ponta e o armador da defesa argentina e foi essa a crônica do jogo", disse.

Para o Mundial, Helinho espera melhorar o resultado da última participação brasileira (sexto lugar). "Nosso objetivo é chegar à semifinal e melhorar o nosso desempenho em relação ao último Mundial. Da semifinal para frente tudo pode acontecer", afirmou o treinador, que vai manter a base da Seleção campeã em Foz do Iguaçu (PR). "A ideia é seguir com esses garotos, que já vêm treinando há algum tempo juntos, e chamar o João Pedro e o José Guilherme, que jogam na Europa e participaram do Mundial Adulto no Qatar", completou.

Destaques - A noite de dois atletas brasileiros foi ainda mais especial. Além de ganhar o título do Pan-Americano, Acácio Moreira e Rangel Rosa, receberam, respectivamente, o prêmio de melhor jogador e de melhor goleiro da competição.

"O torneio foi incrível e a decisão espetacular. Conseguimos executar o que a comissão técnica passou e nos consagramos campeões. Sair daqui com o prêmio de melhor jogador é emocionante. Estou muito feliz. Batalhei muito para chegar aqui", declarou o central Acácio.

"Estou muito contente pelo empenho de todos no campeonato. Estávamos com a derrota para a Argentina no Pan-Americano Juvenil de 2013 entalada na garganta e conseguimos devolver o resultado. Também queria agradecer a todos os meus colegas da Seleção por me ajudarem a ganhar o prêmio de melhor goleiro do torneio. Não trabalho sozinho e só consegui esse troféu porque nossa defesa ajudou bastante", acrescentou o goleiro Rangel Rosa.

Já o prêmio de goleador do Pan-Americano ficou com o argentino Tomas Bernachea, com total de 34 gols. "A verdade é que nada disso é suficiente se a equipe não vence. O importante era sair com o título, a artilharia seria consequência. Entramos desconcentrados na decisão. Erramos muitos passes de seis metros e isso não pode acontecer", finalizou.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 28 de março de 2015

Brasil derrota Paraguai e conquista quarta vitória no Pan-Americano Júnior Masculino

Seleção fará a decisão do título com a Argentina, neste sábado (28), às 19h, em Foz do Iguaçu (PR)

Brasil x Paraguai
Codó (MA) - O Brasil venceu a quarta partida no Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, que está sendo disputado em Foz do Iguaçu (PR). Na noite desta sexta-feira (27), a equipe da casa venceu o Paraguai, pelo placar de 42 a 20 (23 a 10 no primeiro tempo). Os artilheiros da partida foram o ponta esquerda Cléber Andrade e o pivô Rogério Ferreira, com seis gols cada. Com o resultado positivo, a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina pelo título da competição, neste sábado (28), às 19h. O torneio é realizado em sistema de pontos corridos e os dois finalistas chegam com o mesmo número de vitórias na última rodada.

Contra o Paraguai, a Seleção Brasileira iniciou o confronto com formação diferente dos outros jogos para preservar alguns atletas. Os ágeis paraguaios se aproveitaram de algumas falhas dos brasileiros e saíram na frente do placar. Tecnicamente superior, o Brasil não demorou muito para tomar a dianteira do marcador e ampliar a vantagem sem dificuldades, fechando o primeiro tempo em 23 a 10.

Como nos jogos anteriores, a Seleção voltou para a segunda etapa com a muralha de três pivôs na defesa, o que possibilitou as saídas rápidas nos contra-ataques puxados pelos pontas Cléber Andrade e Marcos Vinícius Vieira, o Pará, e até pelo pivô Rogério Ferreira. Porém, o Brasil perdeu muitas oportunidades de gol e fechou o placar em 42 a 20.

Artilheiro da partida, Rogério Ferreira explicou a jogada de pivô puxando o contra-ataque, que ele aproveitou para marcar a maioria de seus gols. "É uma bola que estamos treinando faz algum tempo. Os pontas abrem a marcação e eu fico livre pelo meio. É importante ter um cara com mais de dois metros livre na marca dos sete metros. Fico feliz por ter marcado muitos gols", explicou. 

Quando a maioria do atual elenco estava na categoria Juvenil, o Brasil perdeu para essa mesma Argentina no Pan-Americano, derrota que os brasileiros querem devolver. "Amanhã será complicado. Os argentinos têm um grande time e utilizam bastante a catimba. Vamos entrar concentrados e dar o troco na derrota que sofremos no Pan-Americano Juvenil. Esse jogo ainda está engasgado", disse Rogério.

Apesar da vitória, o técnico do Brasil, Hélio Justino, o Helinho, não gostou da partida. "Fizemos um jogo muito ruim, talvez o pior do campeonato. Erramos finalizações em excesso e a defesa começou mal. Não podemos de forma alguma tomar 20 gols do Paraguai, com todo respeito que eles merecem. Temos que acertar muita coisa ainda", afirmou.

Sobre a decisão do primeiro lugar contra a Argentina, Helinho pregou respeito ao rival. "Não podemos entrar nesse ‘oba-oba’ de já ganhou. Não ganhamos nada. A Argentina fez grande partida contra o Chile (vitória por 32 a 20). Agora vamos descansar e tentar acertar esses erros que vêm se repetindo para fazer um belo espetáculo amanhã", concluiu o treinador. 

Por outro lado, o técnico paraguaio Victor Figueredo Trigo ficou muito animado com a atuação do Paraguai. "Marcar 20 gols no Brasil é um sonho. Acho que não vou nem dormir hoje à noite. A disciplina tática dos meninos foi excelente. Eles são muito jovens e faltou experiência em alguns momentos do torneio, mas hoje fiquei muito contente", elogiou Trigo, que disputa a última vaga para o Mundial da categoria neste sábado (28), às 15h, contra o Peru. "Amanhã é vida ou morte contra os peruanos. Quero levar essa vaga inédita para o meu País. Respeitamos muito o Peru e sabemos que eles também vão jogar a vida por essa vaga", declarou.

Todos os jogos do Pan-Americano Júnior estão sendo realizados no Ginásio Costa Cavalcanti e têm transmissão, ao vivo, no site da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil vence o Chile e segue invicto no Pan-Americano Júnior Masculino

Seleção foi surpreendida no começo da partida, mas conseguiu se recuperar com a força defensiva

Brasil vence o Chile
Codó (MA) - A Seleção Brasileira enfrentou o seu maior desafio até aqui no Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol. Diferente dos dois primeiros jogos, em que venceu com tranquilidade, o Chile resistiu com bravura e chegou a jogar melhor em determinado momento da partida. Porém, com a força da torcida, que marcou presença no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, a Seleção venceu os chilenos por 30 a 21 (14 a 12 no primeiro tempo). O artilheiro da partida foi o armador direito Gustavo Rodrigues, com sete gols.

O Chile começou melhor no jogo e, com jogadas rápidas, conseguiu se infiltrar na defesa brasileira por muitas vezes. A Seleção sofreu também com o excesso de exclusões por dois minutos, o que deixou o Chile em vantagem no placar mais da metade do primeiro período. O Brasil só conseguiu passar o adversário aos 21 minutos, em contra-ataque puxado pelo ponta esquerda Cleber Andrade. Mais calmo com a vantagem, o Brasil fechou a primeira etapa em 14 a 12.

No segundo tempo, assim como no jogo anterior, o técnico Hélio Justino Lisboa, o Helinho, voltou com a defesa 6-0 e freou o ímpeto chileno que, com jogadores mais baixos, não conseguiu mais passar pelo muro montado na frente da área brasileira. Com a defesa forte, o Brasil criou muitos contra-ataques, conseguiu ampliar o marcador e fechou a partida em 30 a 21.

Para o técnico Helinho, a agilidade dos chilenos foi o principal fator da mudança da defesa brasileira no segundo tempo. "Estávamos perdendo nas jogadas individuais, o time deles é muito rápido. Como temos a opção de fazer uma defesa alta, voltamos assim para o segundo tempo e fechamos os espaços que o Chile estava aproveitando", disse.

O treinador chileno, Gerardo Reyes, elogiou a postura da equipe. "Fizemos um primeiro tempo equilibrado. Optamos por um jogo muito rápido por ter um time baixo e os atletas se entregaram ao máximo, mas não tiveram fôlego para manter o ritmo. No segundo, com a defesa alta, o Brasil bloqueou as nossas investidas", declarou.

Já o artilheiro da partida, Gustavo, exaltou a paciência da equipe para reverter o placar negativo no começo do jogo. "Já esperávamos uma partida dura, mas fomos surpreendidos. Foi a primeira vez que ficamos atrás do marcador neste torneio, mas é uma coisa que acontece com qualquer time. O importante é que tivemos paciência de buscar o resultado", disse.
 
Gols: Gustavo Rodrigues (7), Rudolph Hackbarth (5), Thiago Ponciano (3), Cleber Andrade (3), Gabriel Nascimento (2), Leonardo Santos (2), Felipe Santaela (2), Haniel Langaro (2), Gabriel Ceretta (2), Rogério Ferreira (1), Acácio Moreira (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Brasil conquista segunda vitória no Pan-Americano Júnior

Seleção Masculina venceu o Uruguai por 37 a 21 na competição em Foz do Iguaçu (PR)

Codó (MA) - O Brasil venceu a segunda partida do Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol disputado em Foz do Iguaçu. Em jogo tranquilo, a Seleção bateu o Uruguai por 37 a 21 (19 a 13 no primeiro tempo). Os artilheiros da partida foram o brasileiro Rudolph Hackbarth - pela segunda vez no campeonato - e o uruguaio Gabriel Chaparro, com sete gols cada.

Apesar de ter ficado em vantagem no placar durante toda a partida, a primeira etapa foi relativamente equilibrada. O Brasil começou com o ataque muito forte e convertendo em gols quase todos os arremessos. A defesa, em contrapartida, deixou alguns espaços aproveitados pelo Uruguai. O goleiro Rangel Rosa, porém, teve bela atuação na primeira etapa, defendeu dois sete metros, e deu moral para o time engrenar, fechando o marcador em 19 a 13.

A segunda etapa foi totalmente diferente da primeira. Com a defesa equilibrada, a Seleção abusou dos contra-ataques puxados principalmente por Rudolph para ampliar o placar. Acuados, os uruguaios não conseguiram desenvolver seu jogo e conseguiram marcar o primeiro gol no período apenas aos 16 minutos. Outro responsável pela marca impressionante sem levar gols foi o goleiro Fábio Sozzi, o Balão, que entrou na segunda etapa e fez grandes defesas durante o jogo. Com a diferença técnica nítida, o Brasil fechou o placar em 37 a 21.

Para o técnico Hélio Justino Lisboa, o Helinho, a alteração tática foi a razão da mudança de comportamento da equipe de um tempo para o outro. "Mudamos o sistema de ‘cinco um’ para ‘seis zero’ na segunda etapa. Deixamos a defesa alta e convertemos os contra-ataques. Nosso objetivo é esse, sempre manter a defesa forte. Vamos tentar sustentar essa força no decorrer do campeonato", analisou.

O auxiliar técnico do Uruguai, Gastón Lewi, apesar da derrota, achou a partida satisfatória. "O resultado era previsível. Achei que a equipe teve uma boa atuação. Apenas sentimos dificuldades na mudança do sistema defensivo brasileiro, o que complicou nosso ataque. Eles marcaram em ‘seis zero’ e fecharam os espaços que nós estávamos explorando", disse.

Nome do jogo, o goleiro Balão dividiu a marca de 16 minutos sem tomar gols com a defesa. "Realmente não me lembro de ter ficado todo esse tempo sem ser vazado. Mas quando a defesa funciona, o trabalho do goleiro é facilitado. Vamos manter essa dedicação para continuarmos fortes no campeonato. Não existe jogo fácil", declarou.

Gols do Brasil: Rudolph Hackbarth (7), Rogério Ferreira (4), Gustavo Rodrigues (4), Leonardo Santos (4), Acácio Moreira (4), Haniel Langaro (4), Rodrigo Joench (3), Felipe Santaela (2), Gabriel Ceretta (2), Gabriel Nascimento (1), Thiago Ponciano (1), Marcos Vieira (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil vence Peru na estreia do Pan-Americano Júnior de Handebol

Seleção aplicou goleada de 48 a 9 no primeiro jogo em Foz do Iguaçu (PR)

Codó (MA) - A Seleção Brasileira estreou em grande estilo no Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, disputado em Foz do Iguaçu, desta terça-feira (24) a sábado (28). Em partida de muitos gols, o Brasil não tomou conhecimento do Peru e aplicou uma goleada de 48 a 9 (25 a 4 no primeiro tempo). Os artilheiros da partida foram os pontas Cléber Andrade e Rudolph Hackbarth, com sete gols cada. 

Com defesa forte, a Seleção começou a partida com ritmo intenso. Usando a velocidade dos pontas nos contra-ataques, o Brasil chegou a abrir 7 a 0 no placar. Os peruanos conseguiram o primeiro gol apenas depois de um pedido de tempo do técnico Ivan Bendezu Lopez para acertar a equipe. Porém, todas as tentativas de reação do Peru eram barradas pelo muro armado na frente da área. O ataque brasileiro também funcionou bem e o time terminou o primeiro tempo com 25 a 4 no placar. 

Na segunda etapa, o Brasil não diminuiu o ritmo, mesmo com as várias mudanças que fez para rodar o time. Mais forte fisicamente, a Seleção se impôs e pressionou ainda mais o Peru e fez o belo placar de 48 a 9. Para o técnico do Brasil, Hélio Lisboa Justino, o grande objetivo do primeiro jogo foi cumprido. "Nossa intenção era fazer uma defesa forte e sair no contra-ataque. Conseguimos fazer isso com êxito", afirmou. "O jogo também serviu para tirar a ansiedade da estreia dos atletas. Nesta quarta-feira (25), contra o Uruguai, será um jogo mais complicado. Aliás, não existe jogo fácil ", completou.

O capitão Cléber, artilheiro do jogo com sete gols, ficou animado com a estreia brasileira. "Independentemente do adversário, temos que entrar fortes. Gostei que todos jogaram o máximo e a equipe conseguiu manter o ritmo durante todo o jogo. Fizemos um bom saldo de gols, o que será muito importante no final do campeonato", analisou.

Técnico do Peru, Ivan Bendezu Lopez, triste com a derrota, reconheceu a superioridade do Brasil. "A Seleção Brasileira é uma grande equipe. Sabemos das nossas limitações, mas cometemos muitos erros. Nossa transição de bola foi muito ruim, temos que melhorar isso no próximo jogo. Sabemos que não podemos ganhar todas as partidas, nosso objetivo aqui é a classificação para o Mundial", disse.
 
Gols: Cleber Andrade (7), Rudolph Hackbarth (7), Acácio Moreira (6), Gustavo Rodrigues (5), Rogério Ferreira (4), Gabriel Nascimento (4), Felipe Santaela (4), Marcos Vieira (4), Leonardo Santos (2), Rodrigo Joench (2), Gabriel Ceretta (2) e Haniel Langaro (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Seleção Júnior de estreia no Pan-Americano de Foz do Iguaçu (PR) nesta terça-feira (24)

Primeiro duelo do Brasil no Ginásio Costa Cavalcante será contra o Peru, às 19h

Família de atletas estarão no Ginásio
Codó (MA) - A espera para o início do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol terminou. A competição sediada em Foz do Iguaçu (PR) começa nesta terça-feira (24) com três partidas. Na última delas, às 19h, o Brasil entra na quadra do Ginásio Costa Cavalcante para enfrentar o Peru.

Desde sexta-feira (20) na cidade paranaense, os atletas não escondem a ansiedade de entrar em quadra. Para o ponta esquerda e capitão da equipe, Cléber Andrade, essa expectativa para estreia é algo normal e não vai atrapalhar o time. "Claro que existe a ansiedade natural, mas todo mundo sabe o que tem que fazer dentro de quadra. Depois dos primeiros minutos e do primeiro gol, aquele friozinho na barriga vai passar e vamos desenvolver o nosso jogo", afirmou.

O entrosamento da Seleção é o ponto chave citado pelo armador esquerdo Haniel Langaro para levar o título do Pan-Americano. "Nosso objetivo, sem dúvida, é ser campeão. A gente vem com um grupo forte e estamos treinando praticamente com o mesmo time desde 2013. Todo mundo está focado, acreditando e treinando forte", disse.

Para alcançar o grande objetivo do primeiro lugar, o também armador esquerdo Leonardo Santos considera a Argentina o grande teste do Brasil. "As outras equipes talvez não ofereçam tanta resistência, são times teoricamente mais fracos, mas podem vir bem preparados. Então temos que ter cuidado. Mas o nosso principal jogo será contra a Argentina. No último Pan-Americano Juvenil nós perdemos para eles e agora vamos buscar a revanche", declarou.

Outro fator que vai motivar ainda mais os atletas será a presença da família de alguns deles na arquibancada. "A família vai estar em peso. Será muito bom todo mundo estar lá, vai dar ainda mais confiança, principalmente contra a Argentina, nosso maior adversário", citou Haniel, cuja família vai andar 250 km de Iporã (PR) até Foz do Iguaçu.

Os parentes de Leonardo Santos também vão se deslocar de muito longe para ver as partidas. Para ele, a presenças dos familiares será um estímulo a mais para a Seleção Júnior. "Meus vão amigos e parentes vão andar mais de 400 km de Maringá (PR) até Foz do Iguaçu para nos ajudar a fazer uma festa bonita. Com certeza todo pessoal no ginásio será uma força extra. Ter a torcida do nosso lado é sempre um benefício", disse.

Paranaense de Rondon, a família do capitão Cléber é outra que marcará presença nas arquibancadas do Ginásio Costa Cavalcante. "É muito legal jogar no meu País, ainda mais no meu Estado e na frente da minha família. Tudo isso dá mais força para nós fazermos um belo espetáculo", finalizou.
 

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 21 de março de 2015

Presidentes da federações estaduais visitam Centro de Desenvolvimento do Handebol

Complexo tem previsão de entrega para 15 de abril

Codó (MA) - Os participantes da Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Handebol de 2015, finalizada ontem, fizeram, neste sábado (21), uma visita ao Centro Nacional de Desenvolvimento da modalidade, construído em São Bernardo do Campo (SP). Os integrantes de vários departamentos da entidade e os presidentes das federações estaduais conheceram todas as instalações, que têm previsão de entrega no dia 15 de abril. O espaço será um marco para a modalidade, que tem conseguido resultados cada vez mais expressivos.

O complexo conta com quadras, refeitório, alojamento, salas de fisioterapia, nutrição, psicologia, academia e outros ambientes, pensados especificamente para o desenvolvimento não só das equipes adultas, mas também das categorias de base. "Aqui será possível alojar 143 pessoas de uma só vez e treinar quatro seleções simultaneamente. Será um marco para o handebol brasileiro. Realmente, é um sonho sendo realizado", disse emocionado o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira. 

O secretário de esportes de São Bernardo, José Alexandre Pena Devesa destacou a grande infra-estrutura. "Além das áreas específicas para o handebol, temos aqui no complexo - que conta ainda com os centros de treinamento da ginástica artística e do atletismo - também um anfiteatro com capacidade para mais de 400 pessoas. O handebol brasileiro já tem conseguido bons resultados e esse centro vem para contribuir com isso. A previsão de entrega oficial é no dia 15 de abril", acrescentou. 

Todos os presidentes das federações estaduais ficaram empolgados ao conhecer a estrutura e a nova casa do handebol brasileiro. Para Fabiano Lima Cavalcante, da Federação do Estado do Ceará, a chegada do centro irá contribuir muito com o desenvolvimento da modalidade. "O centro irá dar condições ainda melhores, não só para a Seleção Olímpica, mas também para o processo de base, que na visão das federações é muito importante. Será a casa da Confederação, que não irá depender mais das prefeituras e dos Estados para fazer seus eventos e treinamentos", encerrou. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil fica com o Quarto lugar em Torneio na Romênia

Seleção Brasileira foi superada, neste sábado (21), pela Alemanha

Seleção durante o torneio na Romênia
Codó (MA) - A Seleção Feminina de Handebol ficou com o quarto lugar do Trofeul Carpati, disputado nesta sexta-feira (20) e sábado (21), em Cluj-Napoca, na Romênia. A equipe foi superada hoje, na decisão do terceiro lugar, pela Alemanha, com o placar de 25 a 20 (12 a 9 no primeiro tempo). Ontem, a Romênia venceu as brasileiras, por 27 a 19. 

O técnico Morten Soubak disse que a equipe tem que seguir trabalhando para acertar algumas coisas que não estão saindo bem. "Cometemos muitos erros que não podem acontecer. Vamos ter que trabalhar bastante esse ano para acertar alguns detalhes."

A disputa do torneio que contou também com a Suécia faz parte da preparação do Brasil para as competições deste ano. Já em maio, o Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano, em Cuba. Em julho, a Seleção tem na agenda os Jogos Pan-Americanos de Toronto e, em dezembro, defende o título Mundial, na Dinamarca.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil decide Terceiro lugar do Trofeul Carpati de Handebol Feminino

Seleção foi superada pela Romênia nesta sexta-feira (20) e amanhã enfrenta a Alemanha

Codó (MA) - O Brasil iniciou, nesta sexta-feira (20), a disputa do Trofeul Carpati de Handebol Feminino. A estreia contra as donas da casa, na cidade de Cluj-Napoca, não saiu como o esperado e a Seleção Nacional acabou sendo superada por 27 a 19 (13 a 9 no primeiro tempo). Com isso, amanhã, às 13h30 (horário de Brasília), irá definir o terceiro lugar contra a Alemanha, que hoje perdeu para a Suécia. A decisão do primeiro lugar será entre as romenas e as suecas, às 15h15.

O técnico da equipe, o dinamarquês Morten Soubak, disse que o setor ofensivo teve muitas falhas. "Estou muito bravo. Não gostei do nosso desempenho. Jogamos muito abaixo do que podemos esperar. Penso que é muito tempo que estamos juntos para termos essas falhas de ataque. Tem muita coisa para voltar, treinar e melhorar. Estou realmente chateado. Temos muito trabalho pela frente. Mas, vamos continuar tentando implementar as coisas novas que estamos trabalhando durante esses dias. Espero que amanhã seja um jogo bem melhor para nós", analisou. 

O Trofeul Carpati é um dos grandes testes da Seleção Feminina em um ano repleto de competições importantes. No mês de maio, o Brasil participa do Campeonato Pan-Americano da categoria, em Cuba. Já em julho, a Seleção vai ao Canadá para disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto.  Por fim, em dezembro, o País defende o título Mundial, na Dinamarca.  
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 15 de março de 2015

Morten Soubak espera grande teste para Seleção Feminina em Torneio na Romênia

Treinador planeja algumas mudanças táticas na equipe que este ano defende o título mundial

Morten Soubak - Técnico da Seleção Feminina
Codó (MA) - A Seleção Feminina de Handebol, atual campeã mundial, entra em quadra novamente na próxima semana. O ano é de extrema importância para a equipe que, em dezembro, na Dinamarca, defende o título conquistado em 2013, por isso, a preparação promete ser intensa, com muito trabalho e cheia de desafios. Algo considerado excelente pelo técnico Morten Soubak, que sabe da responsabilidade que o Brasil tem depois dos resultados conquistados. 

A equipe será uma das participantes do Trofeul Carpati, em Cluj-Napoca, na Romênia, que contará com a presença também da Seleção anfitriã, Alemanha e Suécia. O grupo se reúne já no domingo (15) no país europeu para treinamentos antes da disputa. "Estou muito animado", frisou o treinador. "Teremos bons desafios pela frente. Sabemos que serão dois amistosos muito legais, temos que treinar bem nos dias que irão anteceder os jogos", completou, lembrando dos quatro dias de preparação que a equipe fará assim que chegar na Romênia. 

Para ele, um dos fatores mais importantes desse encontro será fazer experiências, inclusive com mudanças de posições para algumas convocadas. "Algumas meninas serão testadas para ver como se saem em outras posições e vamos ver o que poderá ser encaixado nas funções de cada uma delas", explicou brevemente Morten. "Temos que pensar no aspecto tático." O dinamarquês não poderá contar com atletas importantes, que estão lesionadas, como a armadora Eduarda Amorim, eleita a melhor jogadora do Mundo em 2014.

A competição amistosa será realizada nos dias 20 e 21. No primeiro dia, as brasileiras enfrentam a Romênia, enquanto a Alemanha joga com a Suécia. No dia seguinte, os vencedores fazem a final e os perdedores disputam o terceiro lugar. "Serão equipes muito fortes. Estou realmente bastante empolgado", encerrou. 

Nas competições oficiais, este ano, além do Mundial, o Brasil disputa o Pan da modalidade, em maio, em Cuba, e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Adversários da Primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Neste domingo (15), foram sorteados também os grupos dos Campeonatos Pan-Americanos Júnior e Juvenil Masculinos

Jordi Ribera - Técnico da Seleção Masculina
Codó (MA) - O handebol brasileiro já conhece seus adversários na primeira fase dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. Além da competição adulta, foram sorteados também os grupos dos Campeonatos Pan-Americanos Júnior e Juvenil Masculinos. O evento foi realizado no Uruguai, neste domingo (15), e esteve a cargo da Federação Pan-Americana de Handebol. 

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, um dos principais compromissos das Seleções Adultas em 2015, a Masculina caiu na chave A, ao lado dos donos da casa, o Canadá, além de República Dominicana e Uruguai. O técnico dos brasileiros, o espanhol Jordi Ribera, acredita em um grupo equilibrado. "Todas as equipes estão em busca do mesmo objetivo, que é a vaga olímpica. O Canadá é um time um pouco desconhecido para nós, pois não nos enfrentamos muito. A República Dominicana tem um grupo com um bom físico, são altos, habilidosos e correm muito. O Uruguai conhecemos bem. O nosso objetivo é fazer um trabalho jogo a jogo e ficar com primeiro lugar no grupo", analisou. A chave B terá a participação de Argentina, Chile, Cuba e Porto Rico.

Assim como no masculino, o feminino também faz parte do grupo A, ao lado do Canadá, México e Porto Rico. "Vamos fazer o possível para ficarmos na liderança da chave", comentou o treinador Morten Soubak. "Teremos que nos preparar para, possivelmente, um jogo bem mais forte na semifinal", completou o dinamarquês.  A chave B conta com Argentina, Chile, Cuba e Uruguai.  

No Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 24 a 28 de março, o Brasil integra o grupo A, com Bolívia, Chile e Paraguai. O B conta com a participação de Argentina, Peru e Uruguai.

Na disputa do Pan-Americano Juvenil Masculino, na Venezuela, de 19 a 26 de abril, o Brasil está na chave B, ao lado de Bolívia e Venezuela. A A tem Argentina, Chile, Colômbia e Equador.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Rio Handbeach (RJ) e UFPB (PB) são os Campeões do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia 2014/2015

Equipe carioca levantou a taça pelo masculino e paraibana pelo feminino, nas finais que foram em João Pessoa (PB)

Campeões do Masculino
Codó (MA) - O Rio Handbeach (RJ), pelo masculino, e a UFPB/7 Handbeach (PB), pelo feminino, são os campeões do IX Circuito Brasileiro de Handebol de Areia, da temporada 2014/2015, que foi disputado nas areias da Praia de Cabo Branco, em João Pessoa (PB), neste fim de semana. As finais dos dois naipes foram neste domingo (15). 

Pelo masculino, o Rio Handbeach (RJ) conquistou o título pela quarta vez, sendo a terceira consecutiva, após venceu o Grêmio CIEF (PB) na decisão por 2 sets a 1 (parciais de 22 a 18, 15 a 19 e 5 a 4). Com a medalha de bronze ficou o HCP (PB).

Já no feminino, a UFPB/7 Handbeach (PB) levantou a taça da principal competição nacional da modalidade pela primeira vez. As paraibanas superaram a APCEF/Invest (PB) por 2 sets a 0 (parciais de 17 a 9 e 16 a 14). O terceiro lugar ficou com o HCP (PB), que venceu o HCNN (RN) por 2 a 0 (parciais de 15 a 14 e 18 a 9).

Durante os três dias de disputa, foram realizadas 66 partidas, com equipes dos Estados da Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Nos dois naipes, os times foram divididos em duas chaves. Entre os homens, participaram AHPA/Fund/Paranaguá (PR), AMHB Macaé/Net System Brasil (RJ), Carcará Drogaria Santa Fé (RN), Cepraea (RJ), Grêmio CIEF (PB), HCNN (RN), HCP (PB), MHC/O Mestre (RN), Niterói Rugby (RJ) e Rio Handbeach (RJ). No feminino, estiveram na disputa o 360 nas Areias (SP), APCEF/Invest (PB), Handebol Futuro (RN), HCNN (RN), HCP (PB), Niterói Rugby (RJ), Rio Handbeach (RJ), UFPB/7 Handbeach (PB), Unihandbeach (RJ) e Z5 Handebol (RJ).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 14 de março de 2015

João Pessoa (PB) é palco da etapa final do Circuito Brasileiro de Areia

Jogos serão de sexta-feira (13) a domingo (15), na Praia de Cabo Branco

Rio Handbeach (RJ) foi tricampeão masculino na temporada 2013/2014
Codó (MA) - O Circuito Brasileiro Masculino e Feminino de Handebol de Areia da temporada 2014/2015 chega ao momento decisivo. Neste fim de semana, a Praia de Cabo Branco, em João Pessoa (PB), será o palco de grandes disputas em busca do título da competição. Na sexta-feira (13), a programação tem início às 9h e no sábado (14) às 8h. No domingo (15), a partir das 8h, serão os jogos que vão definir as posições e também a grande final. Durante os três dias, serão realizadas 66 partidas, com equipes dos Estados da Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

O diretor de Handebol de Areia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Stanley Mackenzie, acredita que será equilibrada a briga pelo título. "São dez equipes finalistas em cada naipe, que se prepararam bastante para chegar à decisão. Acredito que teremos disputas com um nível muito bom", comentou.

Stanley destaca ainda o bom momento vivido pelo handebol de areia brasileiro, atual campeão mundial no masculino e no feminino. "Uma novidade é que teremos a presença de quatro atletas estrangeiros, que vieram especialmente para esta etapa. Eles demonstraram interesse em vir e duas equipes os convidaram", concluiu o diretor, completando que dois uruguaios defenderão a equipe paranaense AHPA /Fund/Paranaguá e duas espanholas a paraibana UFPB/7 Handbeach.

Tanto no masculino quanto no feminino, as equipes estão divididas em duas chaves. Entre os homens, o grupo A conta com AHPA/Fund/Paranaguá (PR), Carcará Drogaria Santa Fé (RN), HCNN (RN), Niterói Rugby (RJ) e Rio Handbeach (RJ). Já o B com AMHB Macaé/Net System Brasil (RJ), Cepraea (RJ), Grêmio CIEF (PB), HCP (PB), MHC/O Mestre (RN).

No feminino, estão na disputa pela chave A o 360 nas Areias (SP), HCP (PB), Niterói Rugby (RJ), Rio Handbeach (RJ), UFPB/7 Handbeach (PB). A B conta com APCEF/Invest (PB), Handebol Futuro (RN), HCNN (RN), Unihandbeach (RJ) e Z5 Handebol (RJ).

Os times conquistaram vaga na final por terem sido os maiores pontuadores da fase classificatória, disputadas de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Na temporada 2013/2014, o Rio Handbeach (RJ) foi o campeão no masculino e a APCEF (PB) no feminino.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Seleção Feminina disputa Torneio na Romênia

Morten Soubak contará com a base da equipe campeã mundial em torneio preparatório

Fernanda França - Ponta
Codó (MA) - Quatro Seleções da elite do handebol feminino mundial estarão reunidas na próxima semana para um grande desafio na Romênia, entre elas, o Brasil. Ao lado da equipe da casa, Alemanha e Suécia, a equipe campeã mundial irá disputar o Trofeul Carpati nos dias 20 e 21 de março. O torneio amistoso faz parte da preparação do Brasil para as competições desse ano, que incluem os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e o Campeonato Mundial da Dinamarca, em dezembro, quando defende o título conquistado em 2013. 

O técnico Morten Soubak irá contar com as atletas que são a base da Seleção e que atuam em clubes europeus, além de outros nomes que estão constantemente nas convocações da equipe. As atletas se encontram já no próximo domingo (15) em Cluj-Napoca, cidade que abrigará o torneio. 

Seleção Feminina de Handebol:

Goleiras - Bárbara Arenhart (HCM Baia Mare-Romênia), Jéssica Oliveira (AAU-Handebol Concórdia-SC) e Mayssa Pessoa (CSM Bucarest-Romênia). 

Armadoras - Deonise Fachinello (CSM Bucarest-Romênia), Jaqueline Anastácio (Ringkobing Handbold APS-Dinamarca), Karoline Souza (Nikobing F. Handboldklub-Dinamarca) e Moniky Bancilon (ES Besancon Feminin-França). 

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (CSM Bucarest-Romênia) e Francielle Gomes da Rocha (Hyppo No-Áustria).

Pontas - Alexandra Nascimento (HCM Baia Mare-Romênia), Célia Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (CSM Bucarest-Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Lublin-Polônia) e Samira Rocha (OGC Nice-França).

Pivôs - Daniela Piedade (Siofok KC-Hungria), Fabiana Diniz (Nantes Loire Atlantique-França) e Tamires Morena Lima de Araújo (Gyori Audi ETO-Hungria).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 1 de março de 2015

Desfalcado, Brasil é superado por Angola em Torneio Feminino

Jogo contra as donas da casa encerrou a disputa da competição em Luanda

Morten Soubak e a equipe
Codó (MA) - O Brasil foi superado pela Seleção principal de Angola, neste domingo (1°), na última partida do torneio amistoso de handebol feminino disputado em Luanda. Algumas atletas se sentiram mal ontem e hoje, e a equipe pôde contar apenas com dez das 16 convocadas em quadra. O placar terminou 22 a 14 à favor das donas da casa. 

Mesmo muito abatida, a Seleção entrou para o último confronto para cumprir seu papel diante de Angola. Com a falta das jogadoras que não se sentiram bem, o grupo que esteve em quadra precisou se superar até os momentos finais. 

Este foi o primeiro compromisso da equipe este ano e, para ele, o técnico Morten Soubak convocou apenas atletas que atuam em clubes brasileiros. O objetivo era fazer uma grande avaliação para as competições futuras. 

No primeiro dia, o Brasil foi superado por Portugal e ontem venceu a equipe B de Angola.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.