Total de visualizações de página

domingo, 28 de junho de 2015

Capitã da Seleção Feminina, Dara fica fora do Pan de Toronto

Pivô terá que se recuperar de uma trombose venosa profunda e irá desfalcar o grupo

Dara
Codó (MA) - A Seleção Feminina de Handebol terá uma baixa importante para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A capitã da equipe, Fabiana Diniz, a Dara, não poderá fazer parte do grupo por conta de uma trombose venosa profunda na perna esquerda. A pivô será substituída por Elaine Gomes, que atua na mesma posição e também fez parte da Seleção na conquista do ouro mundial em 2013. 

Segundo a médica da Seleção Feminina, Dra. Pauline Bittencourt, a atleta sentiu uma forte dor na perna e após alguns exames foi diagnosticada a trombose venosa profunda. "É um caso importante e, por isso, exige repouso absoluto. Ela está sendo assistida pela equipe médica da Seleção, já foi medicada e irá fazer outros exames para podermos determinar o tempo exato de recuperação", explicou a médica. 

A pivô lamenta o fato de ficar ausente de uma competição tão importante como os Jogos Pan-Americanos, mas se sente aliviada pelo diagnóstico ter sido feito agora. "Para mim, foi um balde de água fria não ir para o Pan. Quem me conhece sabe o quanto representar o Brasil me move, me alimenta e, nas portas da competição ficar de fora por um tema tão grave, me deixa impotente e muito triste. Porém, ao saber dos riscos que estava correndo, ao ter descoberto isso com tempo, não tenho como pensar em outra coisa que não seja agradecer a Deus por tudo. Mais uma vez, me considero abençoada, pois poderia sofrer consequências gravíssimas", disse Dara. 

A capitã da Seleção Feminina em tantas conquistas se sente confiante e pronta para seguir à risca o tratamento. "Ainda não sei o tempo de recuperação. Tenho alguns resultados para pegar e alguns exames para fazer. O que se sabe é que devido à medicação, necessito de repouso em princípio de três meses."

O técnico da equipe campeã mundial, Morten Soubak, sente a ausência da jogadora, mas também destaca que a prioridade é o bem-estar dela. "Sinto muito e espero que ela recupere logo para poder voltar à quadra, mas agora ela precisa se cuidar e voltar bem para os próximos compromissos que temos", disse o dinamarquês. 

A Seleção Feminina se apresenta no próximo dia 9 para treinamentos em São Caetano do Sul (SP). De lá, segue no dia 12 para Toronto.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Brasil conhece adversários da primeira fase do Mundial Feminino

Atuais campeãs fazem parte do grupo C, ao lado de Alemanha, Argentina, Congo, Coreia do Sul e França

Codó (MA) - O Brasil conheceu, nesta quarta-feira (24), os adversários da primeira fase do Mundial Feminino de Handebol, que será disputado de 5 a 20 de dezembro, na Dinamarca. A equipe, que defende o título do campeonato, conquistado em 2013, na Sérvia, irá integrar a chave C, que conta também com Alemanha, Argentina, Congo, Coreia do Sul e França. O sorteio foi realizado em Kolding, coincidentemente, cidade que irá receber o grupo C.

Com adversários que apresentam estilos totalmente diferentes um dos outros, o técnico do Brasil, Morten Soubak, afirma que este é um grupo bem difícil. "Nossa chave é muito competitiva e complicada. Temos França, Alemanha e Coreia que têm um nível extremamente elevado", destacou. 

Para ele, as orientais, donas do título mundial em 1995, podem dar muito trabalho ao Brasil e aos outros adversários. "A Coreia pode ser muito perigosa porque tem uma forma de jogar diferente dos times europeus. Além disso, não podemos falar como está porque é uma equipe que não aparece muito, mas com certeza, é um time bem treinado. Para completar, a Seleção Júnior foi campeã da última edição do Mundial da categoria, em 2014, surpreendendo a muitos oponentes. Temos que estudar bem a Coreia pelo estilo e filosofia diferente que ela tem", acrescentou.

Na chave A estarão Sérvia, Tunísia, Japão, Hungria, Montenegro e Dinamarca, com sede em Herning. Na B, em Naestved, ficarão Angola, China, Polônia, Holanda, Suécia e Cuba. Já o grupo D, que joga em Frederikshvn, terá Kazaquistão, Porto Rico, Rússia, Romênia, Espanha e Noruega.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Seleção Feminina define convocadas para os Jogos Pan-Americanos

Técnico Morten Soubak divulgou a lista com 15 atletas que irão disputar a competição em Toronto, no Canadá

Alexandra Nascimento - Ponta Direita
Codó (MA) - O técnico Morten Soubak definiu as 15 atletas da Seleção Feminina de Handebol que irão disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no mês de julho. O treinador manteve a base da equipe campeã mundial em 2013, com atletas experientes como a ponta direita Alexandra Nascimento e as pivôs Daniela Piedade e Fabiana Diniz, a Dara, capitã da Seleção, mas também incluiu jovens talentos que têm sido trabalhados há algum tempo, como a central Francielle da Rocha e a pivô Tamires Morena Araújo. 

Esta será a segunda competição oficial da equipe em 2015. No mês de maio, o Brasil foi campeão do Pan-Americano Feminino de Handebol, em Cuba. Além disso, na última sexta-feira (12) e domingo (14), a Seleção fez dois jogos amistosos pelo Desafio das Campeãs contra a Noruega, atual campeã olímpica, em São Bernardo do Campo (SP). O primeiro deles saiu melhor para as adversárias e o segundo para as brasileiras, que venceram com um grande apoio da torcida. 

Para o treinador, estas fases que a equipe fez até agora foram bastante importantes nessa reta final de preparação para Toronto. "Estou muito contente com o Pan-Americano, com a fase de treinamentos que fizemos no Rio de Janeiro e os dois Jogos em São Bernardo. Teremos ainda alguns dias em São Paulo antes da viagem para Toronto, depois desse período de descanso que elas terão, que também é necessário", contou, lembrando que as jogadoras saíram de férias depois dos amistosos. 

Morten demonstra total confiança nas atletas convocadas em busca de mais um título dos Jogos Pan-Americanos. "Vamos com um grupo bem preparado. Ainda com a ausência de algumas atletas importantes, mas como já sabíamos há muito tempo que teríamos de lidar com essa falta já fizemos um planejamento contando com isso", completou referindo-se às lesões da armadora Eduarda Amorim e das centrais Mayara Moura e Deborah Hannah. 

Depois de Toronto, o Brasil dá sequência à preparação para o Mundial, que será disputado em dezembro, na Dinamarca. 

Seleção Feminina de Handebol:

Goleiras - Bárbara Arenhart (Baia Mare-Romênia) e Mayssa Pessoa (CSM Bucaresti-Romênia).

Armadoras - Amanda Andrade (AAU Concórdia-SC), Deonise Fachinello (CSM Bucaresti-SC) e Jaqueline Anastácio (Ringkobing Handbold APS - Dinamarca). 

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (CSM Bucaresti-Romênia) e Francielle Gomes da Rocha (Hypo Nö-Áustria).

Pontas - Alexandra Nascimento (Baia Mare-Romênia), Célia Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (CSM Bucaresti-Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Lublin - Polônia) e Samira Rocha (OGC Nice - França).

Pivôs - Daniela Piedade Daniela Piedade "Dani Piedade" (Siofok KC - Hungria), Fabiana Diniz "Dara" (SG BBM Bietigheim - Alemanha) e Tamires Morena (Gyori Audi ETO - Hungria).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Brasil impõe forte defesa e vence Noruega com apoio da torcida no desafio das Campeãs

Segunda partida amistosa lotou o ginásio em São Bernardo do Campo (SP)

Fernanda foi um dos destaques da partida
Codó (MA) - O Brasil mostrou bem porque é o atual dono da medalha de ouro mundial no handebol feminino, neste domingo (14). Uma Seleção vibrante, cheia de vida e, o que é mais importante, eficiente, enfrentou a Noruega neste domingo (14) pela segunda partida do 'Desafio das Campeãs de Handebol' e venceu. Mais que isso, não só terminou na frente no placar, mas também com uma diferença digna de comemoração: 18 a 12 (8 a 8 no primeiro tempo), já que as adversárias são as bicampeãs olímpicas. 

O Brasil começou a partida muito bem, com ataques certeiros que desestabilizaram a defesa norueguesa. Belíssimas defesas da goleira Babi empolgaram o público e colocaram as brasileiras em posição de vantagem para ampliar o placar. No entanto, duas roubadas de bola da Noruega e o placar empatou. A partir daí, foi equilíbrio até o final do primeiro tempo, que terminou igualado em 8 a 8. 

Depois do intervalo, a vontade de vencer ficou maior ainda. O público vibrante apoiou o tempo todo, dando ainda mais motivação ao grupo. Com Fernanda pelas pontas e Ana Paula pelo centro, a Noruega não conseguiu segurar. O bloqueio brasileiro do outro lado estava quase impecável, tanto é que as adversárias conseguiram fazer apenas quatro gols no segundo tempo. 

Na sexta-feira (12), quando fizeram o primeiro jogo, a Noruega terminou na frente, por 25 a 21. Apesar de ter tido uma boa atuação, o Brasil cometeu erros que acabaram comprometendo o resultado. Para o técnico do Brasil, Morten Soubak, hoje foi bem diferente para a equipe. "Tivemos muitas diferenças. Tivemos um bom dia ontem de treinamento, tentando analisar a nossa performance e deu certo. A Babi foi muito bem e conseguimos defender um pouco melhor do que no primeiro jogo", analisou. 

Mesmo assim, o técnico é bastante crítico com as coisas que não saíram como planejado. "Ainda tivemos alguns erros técnicos. Não tanto como o primeiro jogo, por isso, conseguimos fazer bons contra-ataques. Ainda temos que melhorar", acrescentou. 

A goleira Bárbara Arenhart, a Babi, garante que a vibração do público fez muito pela equipe, ainda mais porque a maioria das atletas convocadas joga fora do País e quando consegue estar próximo da torcida quer aproveitar ao máximo. "Hoje foi o jogo da defesa. No primeiro tempo tivemos uma defesa muito forte. Esse foi o diferencial. Também erramos menos no ataque. A torcida empurrou. Estamos muito felizes por esse período no Brasil. O público nos fez sentir em casa. Nada melhor do que estar em casa e ouvir o público gritar seu nome. Saber que as pessoas estão aqui com a gente, com certeza, faz toda a diferença."

Agora, as atletas tem um período de descanso e voltam a se reunir alguns dias antes de ir para Toronto, onde disputa os Jogos Pan-Americanos, no mês de julho. 

Gols do Brasil: Fernanda (8), Amanda (3), Alexandra (2), Ana Paula (2), Tamires (1), Francielle (1) e Deonise (1). 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil vence Tunísia e conquista o Título do II Torneio Quatro Nações 2015

Seleção Masculina encarou adversário qualificado e conseguiu a vitória em grande segundo tempo

Brasil conquistou o Bicampeonato do Torneio
Codó (MA) - A Seleção Masculina de Handebol venceu a Tunísia por 31 a 28 (16 a 16 no primeiro tempo) e faturou o II Torneio Quatro Nações. Depois de primeiro tempo complicado, o Brasil foi impulsionado pela torcida que encheu o Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa (PB), e fez uma segunda etapa muito boa para bater a forte equipe tunisiana.

A Tunísia começou o primeiro tempo com a defesa concisa e dificultou as ações do Brasil. Mesmo com o goleiro César ‘Bombom’ fazendo boas defesas, os africanos conseguiram aproveitar as chances que tiveram e ficaram boa parte do período na frente do Brasil. Do outro lado, quem estava inspirado era o goleiro Maggaiz Marouen, que parou diversos ataques brasileiros. Para furar o bloqueio tunisiano, o técnico Jordi Ribera colocou dois pivôs em quadra tentando segurar a defesa adversária. Com a mudança tática, o Brasil conseguiu igualar o marcador, fechando o primeiro tempo em 16 a 16.

Na segunda etapa, a Seleção entrou mais ligada e achou como vazar o goleiro tunisiano. Com a defesa mais fechada, o Brasil criou mais contra-ataques e tomou conta do jogo. Mesmo assim, a Tunísia continuou incomodando a Seleção com os seus bons finalizadores. O ponto chave do período, porém, foi quando o goleiro Maik Santos defendeu dois sete metros seguidos e incendiou a equipe e o Ginásio. Com o caldeirão à favor da equipe da casa, o Brasil não deixou escapar a vitória e conquistou o título do II Torneio Quatro Nações.

Para o técnico do Brasil, o segundo tempo foi a chave para ganhar o jogo. "Foi uma partida muito tática. Eles dificultaram nossa defesa no primeiro tempo, mas conseguimos ajustar no intervalo. Com o time melhor postado, jogamos com mais tranquilidade e levamos o título. Parabéns aos jogadores que conseguiram se acertar em quadra. Esse era o tipo de jogo que queríamos para treinar a equipe para as próximas competições", disse.

Já para o armador esquerdo Thiagus Petrus, o time mostrou amadurecimento. "Foi um jogo difícil. Eles exploraram os nossos erros e foram bem no primeiro tempo. Depois do intervalo voltamos com a defesa baixa para igualar na parte tática. Eles vieram para surpreender e levar o título, mas mostramos amadurecimento e não nos desesperamos quando estávamos atrás e nem nos empolgamos quando abrimos um pouco", analisou.

Treinador da Tunísia, Sghir Mohamed Ali, achou o jogo muito parelho. "Foi um grande duelo. Assistimos um handebol físico e tático. O Brasil jogou bem na defesa e não conseguimos achar os espaços para infiltrar. A arbitragem também não nos agradou. Eles foram muito duros com nós e leves com os brasileiros", declarou.

Destaques - Após a partida, três atletas foram premiados como destaques do torneio amistoso. O goleiro brasileiro Maik Santos, que fez a diferença na final contra a Tunísia, foi eleito o melhor da posição.

"Fiquei muito feliz. Não esperava ser o melhor goleiro. O César ‘Bombom’ e o Rangel Rosa também fizeram grande campeonato. Mas esse prêmio eu ganhei com a ajuda de todos os outros jogadores", agradeceu Maik.

O prêmio de artilheiro do campeonato ficou com o armador direito cubano Ángel Hernández, com 21 gols, e prêmio de melhor jogador com o armador direito tunisiano Amri Nidhal.

Programação dos Jogos:

Quarta-feira (10/06)
Chile 18 x 25 Tunísia
Brasil 43 x 32 Cuba

Quinta-feira (11/06)
Tunísia 34 x 33 Cuba
Brasil 34 x 21 Chile

Sábado (13/06)
Cuba 30 x 29 Chile
Brasil 31 x 28 Tunísia
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

XXVI JECO'S 2015 - Colégio Batista é Ouro nas quatro categorias do Handebol

Codó (MA) - A 26ª edição dos Jogos Escolares Codoenses já tem conhecidos os campeões do handebol que representarão Codó na Etapa Regional Leste dos Jogos Escolares Maranhenses que acontecerá em Caxias no período de 19 a 26 de julho.

Após emocionantes jogos no ginásio Carlos Fernando, o Colégio Batista consolida seu domínio sobre o handebol escolar codoense. Ganharam as quatro medalhas de ouro disponíveis na disputa e deixaram as outras escolas brigando pelas pratas. O que comprova o excelente trabalho do treinador Genilson Freitas que  busca sempre o desenvolvimento de seus alunos-atletas atráves de  treinamentos escolares e intercâmbio em Teresina-PI.

Classificação Final:

Infantil Masculino:

1° Lugar - Colégio Batista (Classificado para Regional Leste  2015).
2° Lugar - C. E. M. Senador Archer. 
3° Lugar - Escola Estevam Ângelo de Sousa.

Infantil Feminino:

1° Lugar - Colégio Batista (Classificado para Regional Leste 2015).
2° Lugar - Colégio Ananias Murad.
3° Lugar - Escola Estevam Ângelo de Sousa.
4° Lugar - Escola Presbiteriana.
5° Lugar - C. E. M. Senador Archer.

Infanto Masculino:

1° Lugar - Colégio Batista (Classificado para Regional Leste 2015).
2° Lugar - Escola Pequeno Polegar.
3° Lugar - IFMA.
4° Lugar - Colégio Ananias Murad.

Infanto Feminino:

1° Lugar - Colégio Batista (Classificado para Regional Leste 2015).
2° Lugar  - IFMA.
3° Lugar - C. E. Luzenir Matta Roma.
4° Lugar - Escola Pequeno Polegar.
5° Lugar - C. E. Lúcia Bayma. 
6° Lugar - Escola Estevam Ângelo de Sousa.

Fonte: Blog Esporte Codoense.
Edição: Codó Handebol Brasil.

sábado, 13 de junho de 2015

Brasil faz jogo forte, mas é superado pela Noruega no Desafio das Campeãs

No domingo, a campeã mundial volta a enfrentar a campeã olímpica em São Bernardo (SP)

Ana Paula - Central
Codó (MA) - O público presente no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), na tarde desta sexta-feira (12), conferiu um confronto histórico entre Brasil e Noruega, pelo Desafio das Campeãs de Handebol. A partida de alto nível teve vitória das europeias por 21 a 25 (12 a 11 no primeiro tempo), mas as brasileiras tiveram uma boa atuação, impondo o ritmo da partida em vários momentos. No domingo (14), às 10h, as duas Seleções voltam a se encontrar no mesmo local para o jogo exibição (dois tempos de 20 minutos), com transmissão da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular. 

O Desafio serve como preparação das brasileiras para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no mês que vem. O 'treinamento especial' contribui para que a equipe saiba o que precisa melhorar e corrija erros que podem decidir. 

O início do jogo foi extremamente disputado. Uma forte defesa possibilitou ao Brasil abrir três gols de vantagem em menos de dez minutos. As norueguesas também fizeram uma muralha, mas as brasileiras conseguiam aproveitar bem os espaços, principalmente pelas pontas. O ritmo de jogo era muito forte e o Brasil teve que conter ataques bastante velozes das adversárias, que chutavam de cima, mas contou com uma grandiosa atuação da goleira Mayssa no primeiro tempo. 

Na segunda parte, a Noruega conseguiu encaixar melhor o jogo e encontrou as formas de passar pela defesa do Brasil. As brasileiras mantiveram o ritmo forte, porém, algumas falhas no ataque e uma defesa mais aberta, fizeram com que as adversárias gostassem do jogo e abrissem mais vantagem. Mesmo com uma boa atuação, o time verde e amarelo não teve tempo hábil para se recuperar. 

Para o técnico do Brasil, Morten Soubak, alguns pontos não funcionaram, mas outros a equipe conseguiu cumprir como o esperado. "Erramos algumas coisas defensivamente, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Mas o que me chamou mais atenção foram alguns erros técnicos de fundamento, de passes e de chutes de frente com a goleira. Além disso, não conseguimos fazer tantos gols. Quando você joga com a Noruega, tem algumas regrinhas e uma delas que conseguimos quase fazer hoje foi o retorno defensivo. Evitamos de tomar muitos gols de contra-ataque, que é o ponto forte delas", analisou.

Para a pivô Daniela Piedade, que teve atuação imprescindível na defesa brasileira, algumas coisas precisam ser melhoradas para que o Brasil consiga vencer adversários como a Noruega com mais tranquilidade. "Às vezes cometemos erros infantis que precisamos melhorar. Não podemos deixar que elas aproveitem o contra-ataque, que é o forte delas. Foi dessa forma que elas conseguiram abrir um pouquinho mais", disse a atleta. 

Para o técnico da Noruega, Thorir Hergeirsson, este foi um bom teste, principalmente, para as atletas jovens. "Elas conseguiram manter o foco. É uma boa experiência jogar contra uma das melhores equipes do Mundo. Jogamos com uma boa atmosfera e com um público entusiasmado. Atuamos bem na defesa, mas cometemos muitos erros no passe. No segundo tempo, cometemos menos erros." 

Ingressos - Os ingressos para o segundo jogo do Desafio das Campeãs ainda estão sendo trocados por um quilo de alimento não perecível, no próprio ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), palco da competição. Neste sábado (13), a troca será das 10h às 17h. No domingo (14), se ainda houver disponibilidade, até o início da partida.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Brasil conquista segunda vitória no II Torneio Quatro Nações Masculino

Seleção encontrou dificuldade no começo da partida, mas venceu o Chile por 34 a 21

Fábio Chiuffa - Ponta
Codó (MA) - O Brasil conquistou a segunda vitória no II Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol ao vencer o Chile, por 34 a 21 (18 a 12 no primeiro tempo), no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa (PB). A Seleção encontrou dificuldade em encaixar a marcação no começo da partida, mas se acertou ao longo do jogo para bater a complicada equipe chilena.

Apesar de ter aberto o placar, o Brasil sentiu dificuldades para acertar a marcação e o Chile logo ficou em vantagem no marcador. Sentindo o mau momento da equipe, o técnico Jordi Ribera pediu tempo técnico e acertou o time. Mudando o sistema de marcação e explorando os arremessos de nove metros do armador esquerdo Raul Nantes, o Brasil passou à frente do placar, não levou mais sustos e fechou o primeiro tempo em 18 a 12.

A segunda etapa começou equilibrada. Precisando da vitória para ter alguma chance de levar o troféu do torneio, o Chile jogou mais pesado na defesa e foi para o ataque com tudo. Porém, com boa vantagem no marcador, o Brasil soube administrar a partida com tranquilidade. Na segunda metade do período, com o Chile já entregue, a Seleção começou a aumentar a vantagem e fechou o jogo em 34 a 21.

Para o técnico do Brasil, o espanhol Jordi Ribera, a troca do sistema de marcação foi fundamental na partida. "Não começamos bem no jogo. Iniciamos com a defesa 5-1 e o Chile soube aproveitar os espaços. Quando mudamos para o sistema 6-0, fechamos esses espaços e conseguimos abrir vantagem. No segundo tempo jogamos muito melhor e o Chile entrou em quadra mais lento, o que facilitou o trabalho da nossa defesa", analisou.

O central Henrique Teixeira, que atua na maior parte do tempo na defesa, concordou com a visão do treinador. "O Chile talvez seja a equipe que melhor se adaptou ao nosso sistema 5-1. Eles têm jogadores rápidos que sabem achar os espaços na quadra. Quando mudamos para o 6-0, nossa defesa ficou mais alta e dificultou para o time deles, que não têm uma estatura muito alta", declarou.

Para o técnico chileno Fernando Capurro, a partida foi muito parecida com a do Mundial do Qatar, quando o Chile surpreendeu o Brasil no primeiro tempo, mas caiu muito de rendimento na segunda etapa. "Fizemos um bom começo de jogo, mas o Brasil mudou o sistema de marcação e dificultou as nossas ações. No segundo tempo o goleiro César ‘Bombom’ foi muito bem e ajudou os brasileiros. Foi uma partida parecida com a do Mundial do Qatar, o que prova que temos de achar alternativas para superar a defesa 6-0 do Brasil", disse.

O próximo confronto do Brasil no II Torneio Quatro Nações será neste sábado (13), às 11h, contra a Tunísia, na decisão do campeonato. Já o Chile vai enfrentar Cuba, às 9h, brigando pelo terceiro lugar. Os dois duelos serão no Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa (PB). 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Brasil estreia com vitória no II Torneio Quatro Nações Masculino

Seleção Brasileira fez jogo com muitos gols contra Cuba e empolgou a torcida

Alemão - Ponta Esquerda
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Masculina de Handebol estreou com uma bela vitória sobre Cuba no primeiro jogo da equipe no II Torneio Quatro Nações. Quem foi ao Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa (PB), não se decepcionou e viu o Brasil passar tranquilamente pela Seleção Cubana, por 43 a 32 (24 a 16 no primeiro tempo).

O Brasil não sentiu a pressão de jogar em casa e fez um grande primeiro tempo. Explorando as jogadas pelas pontas, a equipe não encontrou dificuldades de passar pela defesa cubana. Na retaguarda, a marcação 5-1 do Brasil dificultou a criação de jogadas do adversário. Quando Cuba passava pela defesa, encontrava os inspirados goleiros César 'Bombom' e Rangel Rosa. Com isso, o Brasil fechou o primeiro tempo em 24 a 16.

Na segunda etapa, com o placar praticamente definido, as duas equipes fizeram muitas trocas para dar ritmo a todos os jogadores. Mesmo assim, os atletas que entraram em ambas equipes estavam querendo mostrar serviço e deixaram o jogo ainda mais corrido. Melhor tecnicamente, o Brasil apenas administrou a vantagem e minou o destaque cubano Yoan Balazquez. Em partida sem maiores problemas e com muitos gols, a Seleção fechou o jogo em 43 a 32.

Para o técnico do Brasil, o espanhol Jordi Ribera, o começo e o final de jogo foi quando a Seleção se portou melhor. "Foi um jogo muito rápido e cheio de gols. Cuba corre  bastante e sempre proporciona jogos que exigem muito fisicamente. Jogamos muito bem os primeiros 20 minutos e depois caímos um pouco. No final voltamos a controlar a partida, o que nos trouxe tranquilidade para terminar o jogo bem", disse.

Artilheiro do Brasil com cinco gols, o ponta esquerda André Soares, o Alemão, parabenizou os colegas de equipe. "Os meias e centrais fluíram as jogadas para que os pontas sempre sobrassem livres. Fomos bem sucedidos nisso. O jogo também foi interessante para o público, que viu muitos gols", afirmou.

Já o técnico de Cuba, Luis Enrique Sese, não ficou animado com a atuação cubana. "Esperávamos fazer uma partida melhor. Porém, temos uma jovem equipe que tem muito a evoluir. Marcamos muitos gols no Brasil, mas cometemos erros primários na defesa, que temos de corrigir nos próximos jogos", analisou.

O próximo confronto do Brasil no II Torneio Quatro Nações será nesta quinta-feira (11), às 17h30, contra o Chile. Já Cuba busca se reabilitar no torneio contra a Tunísia, às 15h. Os dois duelos serão no Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa (PB), com transmissão dos canais SporTV.   
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Português/AESO (PE) é o Campeão do Brasileiro Adulto Feminino 2015

HCP/Unipê (PB) ficou com a medalha de prata e o Montes Claros (MG) com o bronze

Foto: Emanuel Mendes Siqueira
Codó (MA) - O Português/AESO (PE) levantou a taça do Campeonato Brasileiro Adulto Feminino de Handebol, que foi disputado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), e encerrado neste domingo (7). A equipe foi a campeã após vencer o HCP/Unipê (PB) na final por 24 a 20. Na decisão do terceiro lugar, o Montes Claros (MG) levou a melhor sobre o Águias/ACH (SP) por 26 a 23, na prorrogação, após o empate com 21 gols para cada lado no tempo regulamentar. 

Na disputa do quinto lugar, o Esmac (PA) passou pelo Uninilton Lins A. Atlética (AM) por 34 a 17 (19 a 8). O sétimo lugar ficou com o HCM/FAM/B2 (AM), que superou o Porto (AP). 

Após o encerramento das partidas, foi definida a seleção da competição. Da equipe campeã, foram eleitas a melhor central, que foi Talita Corrêa, e ponta direita, Ana Cecília da Silva. Do time da Paraíba, estão Priscila dos Santos, goleira, e Cinthya Pires, armadora direita. Gabriela Teodoro, de Montes Claros (MG), foi a melhor armadora esquerda, enquanto Tayane Santos de Oliveira, do Águias/ACH (SP), pivô. Do Uninilton Lins A. Atlética (AM), está Silma Dias da Silva, ponta esquerda. A artilheira do campeonato foi Gabriela Teodoro, do Montes Claros (MG), que balançou a rede 39 vezes. Talita Corrêa, do Português/AESO (PE), foi eleita ainda a melhor atleta do Brasileiro. 

Classificação final:
 
Português/AESO (PE)
HCP/Unipê (PB)
Montes Claros (MG)
Águias/ACH (SP)
Esmac (PA)
Uninilton Lins A. Atlética (AM)
HCM/FAM/B2 (AM)
Porto (AP)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.