Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Seleção Masculina é convocada para Torneio na Espanha

Equipe vai enfrentar os anfitriões, a Polônia e a Suécia, de 8 a 10 de janeiro, na cidade de Irún 

João Pedro Francisco da Silva - Central
Codó (MA) - O técnico da Seleção Masculina de Handebol, o espanhol Jordi Ribera, convocou os 18 atletas que vão representar o Brasil no Torneio Memorial Domingos Bárcenas, de 8 a 10 de janeiro, em Irún, na Espanha. Na tradicional competição, os brasileiros vão enfrentar os anfitriões, a Polônia e a Suécia. Esse será o primeiro compromisso de 2016, ano com agenda cheia de fases de treinamentos e campeonatos por conta da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Na lista, a Seleção teve novidades como a volta do goleiro Rick, que representou o Brasil no Mundial do Qatar, do armador direito Oswaldo Guimarães, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, do armador esquerdo Guilherme Valadão, que volta após se recuperar de uma lesão no ombro direito, e do pivô Ales Silva.

De acordo com o treinador da Seleção, o torneio será de grande nível técnico e vai ajudar na preparação para os Jogos Olímpicos. "As três equipes com quem vamos jogar vão participar do Campeonato Europeu e estão em nível alto de preparação e mentalização, buscando uma vaga para os Jogos Olímpicos. Como vamos enfrentar adversários desse nível no Rio de Janeiro, é sempre bom participar de torneios como esse. Serão testes que farão com que a gente chegue da melhor forma possível nos Jogos", comentou.

Sobre os adversários do Torneio Memorial Domingos Bárcenas, Jordi destacou as diferentes escolas de handebol que vai enfrentar. "São partidas com características diferentes, que nos darão mais variedade de jogo. A Suécia é uma equipe que tradicionalmente marca bem no sistema 6-0 e tem um excelente contra-ataque. Já a Polônia é um time forte, com muito peso e altura. Além disso, é o país-sede do Campeonato Europeu e estará em nível de preparação altíssima. A Espanha, em contrapartida, é a anfitriã do torneio e é uma Seleção que apresenta variedade, com atletas taticamente inteligentes", analisou.

A Seleção Brasileira embarca para a Espanha no dia 2 de janeiro e treina no País europeu até a data de início do Torneio Memorial Domingos Bárcenas.

Seleção Brasileira Masculina 

Goleiros: Luiz Ricardo Miles "Rick" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP) e Rangel da Rosa (Vila de Aranda - Espanha). 

Pontas: André Martins Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Fábio Chiuffa (BM Guadalajara - Espanha), Felipe Borges (Montpellier Handball Aglomeration - França) e Lucas Candido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP). 

Armadores: Guilherme Valadão (BM Granollers - Espanha), Haniel Langaro (Esporte Clube Pinheiros - SP), José Guilherme de Toledo "Zé" (Wisla Plock - Polônia), Leonardo Santos "Léo" (Ademar León - Espanha), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda - Espanha) e Thiagus Petrus Santos (MOL-Pick Szeged - Hungria).

Centrais: Henrique Teixeira (BM Granollers - Espanha) e João Francisco da Silva (Chambery Savoier - França). 

Pivôs: Ales Silva (Ciudad de Guadalajara - Espanha), Rogério Moraes (THW Kiel - Alemanha) e Vinicius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP). 

Comissão Técnica: 

Treinador: Jordi Ribera.
Assistente técnico: Washington Nunes.
Treinador de goleiros: Diogo Castro.
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco.
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa.
Massoterapeuta: João Batista da Silva.
Supervisor: Cássio Marques.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 20 de dezembro de 2015

América (AL) conquista o Título da Liga Nordeste Masculina 2015

Time alagoano venceu em casa a grande final do campeonato que reúne os destaques da região

América (AL) celebra o Título
Codó (MA) - O América (AL) conquistou o título da Liga Nordeste Masculina de Handebol. O time alagoano derrotou o Adaha (CE) pelo placar de 32 a 24 (13 a 8 no primeiro tempo) na final disputada neste domingo (20), no ginásio do Colégio Marista, em Maceió (AL). 

A medalha de bronze foi para o Handebol Maracanã (CE) que venceu o LQHB/Quixadá (CE), por 27 a 25 (14 a 11). 

O campeonato premiou os melhores atletas por posição. O América ficou com o título de melhor goleiro com Daniel Chagas, armador direito com Gilvan Júnior, e central com Danilo Chagas. Pelo Quixadá, José Silvestre foi o melhor ponta esquerda, e Sérgio Marcelo o melhor pivô. Já o Adaha teve Jefferson Teobaldo como melhor ponta direita e Wendel Jesus como melhor armador esquerdo. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Fortaleza/IFCE (CE) é Campeão da Liga Nordeste Feminina 2015

Equipe cearense venceu o LDC/Deoclecio (CE) na final, que foi disputada em Maracanaú (CE)

Fortaleza/IFCE (CE)
Codó (MA) - O Fortaleza/IFCE (CE) foi o grande campeão da Liga Nordeste Feminina de Handebol. A equipe enfrentou na final o LDC/Deoclecio (CE), neste domingo (13), e venceu por 26 a 20. A fase decisiva foi realizada no Ginásio do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Maracanaú (CE).

Na disputa pelo terceiro lugar, o LMD/Maracanã (CE) levou a melhor sobre o LQHB/Quixadá (CE) pelo placar elástico de 38 a 15 e ficou com a medalha de bronze.

Resultados:

Sábado (12)
Fortaleza/IFCE (CE) 35 x 16 LQHB/Quixadá (CE) - Semifinal
LMD/Maracanã (CE) 26 x 28 LDC/Deoclecio (CE) - Semifinal

Domingo (13)
LQHB/Quixadá (CE) 15 x 38 LMD/Maracanã (CE) - Terceiro lugar
Fortaleza/IFCE (CE) 26 x 20 LDC/Deoclecio (CE) - Final
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil é superado pela Romênia e se despede do Mundial Feminino 2015

Com defesa forte, adversárias venceram o jogo que garantia vaga nas quartas de final

Eduarda Amorim
Codó (MA) - O sonho de conquistar mais uma medalha chegou ao fim para o Brasil neste domingo (13). A equipe disputou as oitavas de final do Mundial Feminino de Handebol, na Dinamarca, contra a forte Romênia, que neutralizou o ataque das brasileiras e avançou para as quartas de final, depois de fechar o placar em 25 a 22 (13 a 8 no primeiro tempo). Agora, a Seleção campeã de 2013 terá que esperar o final da etapa amanhã, para saber em qual posição irá terminar no campeonato. 

O jogo começou muito tenso, como já era de se esperar. As romenas abriram o placar, enquanto o Brasil perdeu algumas oportunidades de contra-ataque. Por conta do jogo muito marcado, a arbitragem deu várias cobranças de sete metros. A Romênia encaixou duas bolas e o Brasil uma. A partida seguiu muito dura. As brasileiras estavam muito marcadas e, com isso, tiveram bastante dificuldade em colocar a bola no gol. A Romênia seguiu muito forte e fechou o primeiro tempo com cinco gols de vantagem. 

Melhor no segundo tempo, com maior aproveitamento no ataque da armadora Edurda Amorim e da central Ana Paula, o Brasil conseguiu diminuir a diferença para apenas dois gols, mas a Romênia voltou a crescer e se aproveitou de alguns erros brasileiros para abrir cinco novamente, além de contra com um grande atuação da goleira Paula Ungureanu. As brasileiras não desistiram, reagiram novamente e voltaram a encostar, porém, as romenas lutaram até o fim, foram ampliando novamente o placar, articuladas principalmente pelas jogadas da armadora esquerda Cristina Neagu e conseguiram fechar a partida três gols à frente. 

A decepção das brasileiras foi muito grande ao final da partida, pois o desejo de colocar o País novamente no pódio era enorme desde o início da competição. "Foi um jogo muito intenso. O primeiro tempo fez diferença. Tentamos mudar um pouco, mas não foi suficiente. Nós perdemos sete metros no primeiro tempo e seis ou sete chutes no segundo tempo, isso não pode acontecer em um jogo de oitavas de final e agora pagamos por isso", disse o técnico Morten Soubak. 

Morten afirma que algumas coisas que não se encaixaram no jogo do Brasil hoje, fariam a diferença. "A marcação da Romênia  estava muito forte. Tínhamos que brigar muito para chegar a arremessar a bola e na hora que chegávamos não conseguíamos fazer gol. Nos chutes livres contra a goleira temos que ter um aproveitamento melhor do que tivemos hoje", apontou. "O que dói mais é que ao perder um jogo nas oitavas de final você está fora. O nível das equipes é muito equilibrado. Está doendo muito porque as expectativas dentro da equipe eram muito grandes. Sabemos que somos capazes de chegar longe porque já mostramos, sofremos, brigamos, treinamos e fizemos todo o possível para chegar lá. Elas fizeram um grande trabalho para chegar aqui e estarem prontas e nós vamos continuar com o nosso trabalho para 2016", concluiu o treinador. 

Além dos erros no ataque, a armadora Eduarda Amorim apontou também algumas falhas na defesa, mas diz que tudo serviu de lição. "Tínhamos que estar mais preparadas. Era pra ganharmos esse jogo. Infelizmente no primeiro tempo esquecemos a nossa defesa que é sempre o nosso forte. É uma lição, um aprendizado. É triste porque era o nosso sonho passar pra frente. Gostaria de agradecer a torcida de todo mundo. Sei que todos estavam sonhando junto com a gente. Prometemos melhorar para buscar uma medalha nos Jogos Olímpicos", analisou 

O técnico da Romênia Tomas Ryde elogiou a defesa da equipe vencedora. "Tivemos um bom começo. Sabíamos que o Brasil nunca desiste. Tivemos uma boa estrutura de jogo. A defesa fez a diferença. Paula fez definitivamente o melhor jogo dela no campeonato", disse referindo-se à goleira Paula Ungureanu. 

Gols do Brasil - Ana Paula (5), Duda (4), Alexandra (3), Dara (2), Daniela (2), Fernanda (2), Francielle (2), Célia (1) e Bárbara (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Pinheiros (SP) vence Taubaté (SP) e fatura o Título da Liga Nacional Masculina 2015

Equipe da capital paulista dominou os adversários durante toda a partida e conquistou o sexto título da competição

Pinheiros (SP)
Codó (MA) - O Pinheiros (SP) é o grande campeão da Liga Nacional Masculina de Handebol. A equipe da capital paulista venceu o TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) por 28 a 20 (11 a 9 no primeiro tempo), na tarde deste domingo (13), no Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado (CEMTE) Madre Cecília, em Taubaté (SP), e faturou o sexto título da história.

Com o técnico da Seleção Masculina, o espanhol Jordi Ribera, nas arquibancadas, a partida que prometia ser equilibrada começou com grande superioridade do Pinheiros (SP). Logo aos sete minutos, o clube abriu 4 a 0 no placar, com o inspirado goleiro Marcão fechando o gol. No decorrer do período, o Taubaté (SP) equilibrou as ações, mas, mesmo fora de casa, o Pinheiros (SP) não se intimidou com a torcida e fechou a primeira etapa em 11 a 9, com destaque para os potentes arremessos do armador esquerdo Haniel Langaro, artilheiro do jogo com nove gols.

Na segunda etapa, o time da capital paulista voltou arrasador e abriu oito gols de vantagem nos primeiros nove minutos. Com a boa diferença criada no placar, o Pinheiros (SP) apenas administrou, ainda contando com o ótimo desempenho de Marcão, Haniel e do ponta direita Wesley Freitas, goleador da Liga Nacional, somando 81 gols. Com o jogo na mão, o Pinheiros (SP) fechou o marcador em 28 a 20 e conquistou o sexto título do clube na história da Liga Nacional.

Para o técnico da equipe da capital paulista, Sérgio Hortelan, a defesa forte foi o principal ponto do time na final. "Sabíamos que para ganhar do Taubaté tínhamos que jogar muito, mas muito bem, e foi isso o que aconteceu. A construção do jogo foi o ponto chave. Entramos bem na defesa e mantivemos o ritmo até o final. Só tenho que parabenizar todos esses meninos", afirmou.

Já o goleiro Marcão, do Pinheiros (SP), exaltou o trabalho realizado pelo treinador. "Passamos um processo de reformulação no começo do ano e durante o primeiro semestre tivemos paciência para acertar o time e corrigir os erros. Hoje conseguimos impor o nosso ritmo e foi assim até o final do jogo. O maior mérito está no trabalho do professor Sérgio Hortelan, que teve paciência com o grupo e trabalhou bastante para colocar a equipe neste nível", disse.

Treinador do Taubaté (SP), Marcus Tatá também reconheceu a boa atuação do adversário e parabenizou a equipe. "O Pinheiros jogou no padrão deles, mas nós tivemos uma atuação muito abaixo. A equipe deles estava muito bem articulada e mereceu a vitória. Acredito que quando tivemos chances de empatar, ou paramos no Marcão, ou em um erro nosso, mas nada disso tira o mérito do Pinheiros", analisou.

Terceiro lugar - Na disputa pelo terceiro lugar da Liga Nacional, a PM Maringá/Unimed/UEM/Unifamma (PR) foi até o Complexo Esportivo da Unoesc, em Joaçaba (SC), para enfrentar a ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC), e conquistou grande vitória. Os paranaenses venceram os catarinenses por 34 a 24 (16 a 9 no primeiro tempo), com destaque para Pedro Martins, do Maringá (PR), artilheiro da partida com oito gols, e ficaram com a terceira colocação do campeonato.

Finais da Liga Nacional Masculina

Final
TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP) 20 x 28 Pinheiros (SP)

Terceiro lugar
ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC) 24 x 34 PM Maringá/Unimed/UEM/Unifamma (PR)

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Pinheiros (SP) Conquista o Título do Campeonato Brasileiro Cadete Feminino 2015

Competição foi disputada no Ginásio Gabriel Collares, em Itajaí (SC)

Pinheiros (SP) - Campeão
Codó (MA) - A equipe do Pinheiros (SP) conquistou o título do Campeonato Brasileiro Cadete Feminino de Handebol. As paulistas enfrentam na final a Santa Feevale/Novo Hamburgo (RS), nesta sexta-feira (11), e venceram por 31 a 22, encerrando a competição, que foi disputada no Ginásio Gabriel Collares, em Itajaí (SC), de forma invicta.

Na briga pelo terceiro lugar, o ACVHB/Sicredi/Campo Verde (MT) levou a melhor sobre a AHI/APM Terminals/FMEL Itajaí (SC), por 23 a 20, e ficou com a medalha de bronze. Na definição do quinto lugar, o Corinthians (SP) bateu o SGNH (RS) por 21 a 18. Por fim, na disputa pelo sétimo lugar, o Balcam/FMEBC (SC) conquistou a vitória apertada por 15 a 14 sobre o Capão/PMCC (RS). A artilheira da competição foi Luciana Seller, do ACVHB/Sicredi/Campo Verde (MT), com 35 gols.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

BGH (MA) é Campeão da Copa Nordeste de Clubes Juvenil Feminina 2015

Equipe maranhense venceu a competição de forma invicta, com cinco vitórias em cinco jogos

BGH (MA)
Codó (MA) - O BGH (MA) foi o grande campeão da Copa Nordeste de Clubes Juvenil Feminina de Handebol. A equipe maranhense venceu a competição de forma invicta e com 100% de aproveitamento. O campeonato foi realizado no Ginásio de Esportes Abmael Reis Muniz Filho, no Centro Social do Servidor do Maranhão (Ipem), em São Luís (MA).

O BGH (MA) confirmou o título após a vitória sobre Handebol Talento (CE), na sexta-feira (11), por 40 a 19, e ainda venceu o Imperatriz (MA) por W.O., neste sábado (12), para fechar a competição invicto, com dez pontos. A segunda posição ficou com o ABC/Sinopse (PI), com oito pontos. Nas últimas duas partidas, as piauienses venceram o Bola na Mão/Piripiri (PI) por 23 a 19 na sexta-feira (11) e o Handebol Talento (CE) por 40 a 25, no sábado (12).

A equipe que fechou o pódio foi o Bola na Mão/Piripiri (PI), que garantiu o posto depois da vitória sobre o AESF/Esportivo (MA) por 31 a 22. Handebol Talento (CE) foi o quarto colocado, seguido pelo AESF/Esportivo (MA) e pelo AESF/Esportivo (MA). A artilheira da competição foi Elayne da Silva Sousa, do ABC/Sinopse (PI), com 54 gols marcados.

Tabela:

Terça-feira (8)
Handebol Talento (CE) 29 x 17 AESF/Esportivo (MA)
ABC/Sinopse (PI) 30 x 20 AESF/Esportivo (MA)
BGH (MA) 17 x 16 Bola na Mão/Piripiri (PI)

Quarta-feira (9)
Imperatriz (MA) 22 x 29 Bola na Mão/Piripiri (PI)
Handebol Talento (CE) 34 x 27 AESF/Esportivo (MA)
BGH (MA) 25 x 21 ABC/Sinopse (PI)

Quinta-feira (10)
Handebol Talento (CE) 20 x 39 Bola na Mão/Piripiri (PI)
Imperatriz (MA) 18 x 30 ABC/Sinopse (PI)
BGH (MA) 23 x 14 AESF/Esportivo (MA)

Sexta-feira (11)
ABC/Sinopse (PI) 23 x 16 Bola na Mão/Piripiri (PI)
Imperatriz (MA) 25 x 20 AESF/Esportivo (MA)
BGH (MA) 40 x 19 Handebol Talento (CE)

Sábado (12)

AESF/Esportivo (MA) 22 x 31 Bola na Mão/Piripiri (PI)
Handebol Talento (CE) 25 x 40 ABC/Sinopse (PI)
BGH (MA) W x O Imperatriz (MA)

Classificação Final:


1º - BGH (MA).
2º - ABC/Sinopse (PI).
3º - Bola na Mão/Piripiri (PI).
4º - Handebol Talento (CE).
5º - AESF/Esportivo (MA).
6º - Imperatriz (MA) - desistência
.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 12 de dezembro de 2015

Brasil vence a França e termina em primeiro do grupo C no Mundial

Líder da chave, equipe irá enfrentará a Romênia nas oitavas de final do campeonato

Equipe comemora a vitória
Codó (MA) - O Brasil fechou a fase classificatória do Mundial Feminino de Handebol com uma partida cheia de emoção do início ao fim. Contra a França, a equipe lutou o tempo todo e mostrou uma das característica mais marcantes do time: garra. O resultado do confronto foi definido no último segundo com um gol do meio da quadra feito pela capitã Dara. O resultado foi 21 a 20 (11 a 9 no primeiro tempo) e o primeiro lugar do grupo C. 

O próximo passo será o jogo das oitavas de final contra a Romênia, quarta colocada da chave D, com data e horário a serem confirmados ainda pela organização (domingo ou segunda-feira). 

A forte defesa brasileira foi o ponto alto do início da partida. A França teve dificuldade em furar o bloqueio e o Brasil, ao contrário, soube aproveitar bem as bolas pelas pontas com Alexandra Nascimento na direita e Fernanda França na esquerda. Lideradas por Alisson Pineau, as francesas conseguiram igualar e deixaram o jogo mais tenso. Porém, a marcação fechada das brasileiras, alternando diferentes tipos de defesa, continuou fazendo a diferença e a Seleção conseguiu terminar a primeira parte com dois gols de diferença. 

A vantagem brasileira subiu para três gols no início do primeiro tempo, mas a França se mostrou muito mais agressiva e aguerrida, querendo recuperar a liderança. As adversárias apostaram em uma defesa mais avançada, que deu resultado, desestabilizando o ataque brasileiro. No entanto, o Brasil seguiu jogando bem, mostrou concentração e fechou a frente de gol. A segunda etapa seguiu cheia de tensão até o final, com as duas equipes empatadas. Nos últimos minutos, cada um colocou a bola no gol uma vez, mas as brasileiras conseguiram a vitória com uma bola de longe arremessada pela capitã Dara. 

O técnico Morten Soubak se mostrou aliviado e muito constante com o desempenho do Brasil diante das francesas, no jogo mais difícil da primeira fase. "Estamos muito felizes com o resultado. Esse era um jogo que precisávamos vencer para terminar em primeiro do grupo e conseguimos. Toda a equipe estado parabéns", resumiu. 

A ponta direita Alexandra Nascimento foi uma das jogadoras decisivas em quadra e afirma que hoje o Brasil mostrou como deve jogar. "Jogamos com prazer. Ontem não conseguimos fazer o nosso handebol e hoje mostramos muita vontade. Jogamos com o corpo e a alma", frisou. "Sabíamos que não podíamos deixá-las crescer na partida. Tínhamos que jogar com obediência e paciência. Em alguns momentos estivemos muito passivas e quando atacávamos não estávamos 100%. Aí, o Morten pediu tempo e disse que não podíamos fazer isso. A Ana começou a dar instruções, junto com a Duda e começamos a atacar pra frente. Isso foi o especial desse jogo: sermos disciplinadas e entendermos o que o técnico queria."

A capitã Dara lembrou que a equipe não desistiu em nenhum momento da partida e comemora o fato de ter feito o gol decisivo dizendo que foi mérito de todas. "Quando olhei no relógio ainda faltavam seis segundos. A Babi me passou eu eu pensei: não da tempo de atacar, eu vou chutar. Acreditei que podíamos ganhar até o final. Enquanto o relógio não zera temos que buscar. Eu fiz o gol, mas a equipe toda acreditou que iríamos ganhar", destacou. 

Gols do Brasil - Ana Paula (5), Alexandra (4), Duda (3), Daniela (2), Célia (2), Deonise (2), Fernanda (2) e Dara (1).

Sábado (5)
Brasil 24 x 24 Coreia do Sul

Segunda-feira (7)
República Democrática do Congo 11 x 26 Brasil

Terça-feira (8)
Brasil 24 x 21 Alemanha

Quinta-feira (10)
Argentina 23 x 19 Brasil 

Sexta-feira (11)
Brasil 21 x 20 França 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol. 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Taubaté (SP) e Pinheiros (SP) são os finalistas da Liga Nacional Masculina

Equipes venceram os dois jogos das semifinais e vão reeditar a decisão do ano passado

Taubaté (SP) chegou a terceira final seguida
Codó (MA) - TCC/Unitau/Fecormerciários/Taubaté (SP) e Pinheiros (SP) vão reeditar a final da Liga Nacional Masculina de Handebol de 2014. Na noite desta quarta-feira (9), as duas equipes vencerem o segundo jogo das semifinais e confirmaram a classificação para a grande decisão. A final da competição será realizada neste domingo (13), no Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado (Cemte) Madre Cecília, em Taubaté (SP), com transmissão dos canais SporTV.

O Taubaté (SP) garantiu a vaga para a terceira final seguida depois da vitória tranquila sobre a ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC) por 38 a 20 (20 a 10 no primeiro tempo), em Taubaté (SP), no jogo de volta das semifinais, na noite de hoje (9). Os artilheiros foram Lucas Candido e Thiago Torres dos Santos, ambos da equipe paulista e com cinco gols cada. Na primeira partida, o Taubaté (SP) já havia passado pelos catarinenses por 36 a 24, em Itajaí (SC).

"A equipe entrou bem concentrada em quadra e fez um jogo muito forte na defesa, com intenção de manter as boas atuações. Conseguimos abrir boa vantagem no começo da partida e fomos controlando o placar no decorrer do confronto", afirmou o técnico do Taubaté (SP), Marcus Tatá, sobre o duelo de hoje.

Já o Pinheiros (SP), depois de vencer fora de casa a PM Maringá/Unimed/UEM/Unifamma (PR) por 30 a 20, no último domingo (6), voltou a bater os adversários nesta quarta-feira (9) e carimbou o passaporte para a decisão da Liga Nacional. A partida de volta, disputada em São Paulo (SP), terminou com a vitória dos paulistas por 26 a 19 (13 a 8). O goleador foi Wesley Freitas, do Pinheiros (SP), com seis gols.

Para o treinador do time da capital paulista, Sérgio Hortelan, a equipe não entrou 100% concentrada, mas desempenhou um bom papel em quadra. "Conseguimos construir a vantagem lá em Maringá e isso nos deu uma tranquilidade para o jogo de volta. A equipe não entrou tão concentrada, o que é natural pelo o que fizemos antes, mas no geral tivemos um bom rendimento e o placar foi positivo", encerrou.

Tabela:

Semifinal da Liga Nacional Masculina de Handebol


Sábado (5)
ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC) 24 x 36 TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP)

Domingo (6)

Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/UEM/Unifamma (PR) 20 x 30 Pinheiros (SP)

Quarta-feira (9)
TCC/Unitau/Fecormerciários/Taubaté (SP) 38 x 20 ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC)

Pinheiros (SP) 26 x 19 Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/UEM/Unifamma (PR)

Fonte: Confederação Brasileira e Handebol.

Brasil faz jogo duro com a Argentina e garante classificação no Mundial Feminino

Seleção conquistou a vitória por 23 a 19 contra as tradicionais adversárias e agora briga pela ponta do grupo C

Deonise e Célia
Codó (MA) - Enfrentar a Argentina sempre foi sinônimo de jogo duro e cheio de rivalidade. Nesta quinta-feira (10) não foi diferente. As vizinhas da América do Sul foram as quartas adversárias do Brasil no Mundial Feminino de Handebol na Dinamarca e, como sempre, deram trabalho. No final, as brasileiras levaram a melhor e fecharam o placar em 23 a 19 (11 a 8 no primeiro tempo), assegurando a vaga para as oitavas de final. 

Porém, a missão do Brasil na primeira fase ainda não acabou. Amanhã (11), a atual campeã mundial enfrenta a França para decidir quem fica em primeiro lugar no grupo C. Assim como o Brasil, as francesas ainda não perderam, têm três vitórias e um empate, o que deixa a disputa ainda mais acirrada. O confronto está marcado para às 15h15 (horário de Brasília). 

O início da partida não fluiu muito bem para nenhum dos lados. Para furar a defesa adversária, o Brasil teve que trabalhar bastante as jogadas e acabou encontrando mais espaço pela direita com Deonise, que fez quatro dos 11 gols brasileiros no primeiro tempo. Morten Soubak fez várias trocas tentando achar o melhor caminho. No final da primeira parte, a Argentina abriu mais a defesa e o Brasil conseguiu aumentar a diferença. 

O jogo seguiu 'truncado' na etapa seguinte. As defesas fechadas e bastante agressivas impediram que os gols entrassem. No entanto, o Brasil mostrou superioridade e conseguiu fechar com a vantagem, garantindo a classificação para as oitavas de final. 

"Estamos felizes por vencer o jogo e por estarmos qualificados para a próxima fase. Isso era o mais importante hoje", garantiu o técnico Morten Soubak. "Foi um jogo muito duro. A Argentina fez um bom trabalho. Foi uma partida interessante e já sabíamos que seria difícil. Isso mostra que as argentinas estão evoluindo", disse o treinador. 

A armadora Deonise Fachinelo teve uma grande atuação contra as adversárias de hoje e, depois de fazer sete gols, foi eleita também a melhor em quadra. Para ela, apesar do Brasil ter cometido falhas, o mais importante era garantir a classificação. "Foi um jogo importante. Em alguns momentos não estávamos concentradas, mas demos um grande passo porque nosso principal objetivo era vencer e estar bem classificado no grupo", comentou. 

Mesmo com a derrota, o técnico argentino Eduardo Peruchena elogiou a evolução do time. "Felicito ao Brasil pelo jogo e por seguir brigando para liderar o grupo. O Brasil é um guia para nós no Continente e é um orgulho fazer bons jogos com elas", analisou. 

Sem muito tempo para pensar, as brasileiras já precisam se preparar para enfrentar as francesas amanhã. Segundo Morten, será um confronto completamente diferente. "Espero que seja uma partida empolgante. Sabemos que será um jogo físico. Esta será a terceira vez que encontramos a França em quatro Mundiais. São duas equipes que fisicamente estão bem e sabemos que será um jogo duro. Tivemos um amistoso contra elas recentemente que foi bastante disputado. São estilos diferentes. Tenho certeza que podemos esperar algo muito difícil", finalizou o treinador brasileiro. 

Nas oitavas de final, o Brasil irá cruzar com um dos adversários do grupo D, que só irá conhecer ao final da rodada de amanhã, dependendo da posição em que terminar. 

Gols do Brasil - Deonise (7), Ana Paula (4), Célia (4), Fernanda (3), Daniela (2), Duda (2) e Dara (1).
 
Sábado (5)
Brasil 24 x 24 Coreia do Sul

Segunda-feira (7)
República Democrática do Congo 11 x 26 Brasil

Terça-feira (8)
Brasil 24 x 21 Alemanha

Quinta-feira (10)
Argentina 19 x 23 Brasil 

Sexta-feira (11)
15h15 - Brasil x França 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol. 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Brasil vence jogo duro contra a Alemanha no Mundial Feminino

Com cinco pontos, equipe chega mais perto das oitavas de final

Duda Amorim - Foi eleita a melhor em quadra
Codó (MA) - Ninguém pensava que iria ser fácil. E não foi. O Brasil fez hoje o jogo mais difícil desta primeira fase no Mundial Feminino de Handebol, mas garantiu a vitória sobre a Alemanha por 24 a 21 (9 a 8 no primeiro tempo) e somou cinco pontos no grupo C, estando praticamente classificado para as oitavas de final. Agora faz mais dois jogos pela etapa classificatória, contra Argentina na quinta-feira (10) e França na sexta-feira (11). 

Com defesas bastante agressivas as duas equipes começaram dificultando muito os contra-ataques adversários. Ambas estavam com pressa de colocar a bola no gol e, por isso, muitas vezes o resultado não era o esperado. O primeiro tempo foi gol a gol o período todo. A Alemanha esteve na frente quase o tempo todo, mas no finalzinho, o Brasil conseguiu encaixar melhor o jogo, contou com boas defesas da goleira Bárbara Arenhart e passou à frente, fechando com vantagem de um gol. 

No segundo tempo, a Alemanha conseguiu retomar a liderança, mas o Brasil foi buscar com um defesa fechada e bem agressiva. Voltou à frente no placar e abriu dois gols de vantagem com um rebote de Daniela Piedade. Além de contar com a força de Eduarda Amorim na defesa e no ataque, tanto que mais tarde foi eleita a melhor em quadra, também teve a entrada de Mayssa Pessoa no gol para completar. A goleira terminou a partida com 57% de aproveitamento nas defesas. 

Para a armadora Duda Amorim, que cumpriu um papel importante hoje em um jogo decisivo foi um grande mérito da equipe. "Fui eleita a melhor do jogo, mas toda a equipe ajudou. O mérito é de todas. O importante é que estamos praticamente classificadas e agora temos que pensar no próximo jogo", resumiu. Para ela, o Brasil conseguiu atuar melhor diante da Alemanha do que contra os dois adversários anteriores (Coreia do Sul e RD do Congo). "É um jogo que encaixa um pouco mais para o Brasil. O importante é que mesmo jogando não tão bem, conseguimos ganhar. Somamos mais dois pontos e eu estou muito feliz", comemorou a jogadora. 

Para Morten Soubak, os minutos finais foram decisivos. "Foi um jogo bastante duro e também muito empolgante. Estivemos melhores no final. Mayssa entrou nos últimos minutos e fechou o gol. Acho que isso também foi um diferencial. Agora temos que nos preparar para o jogo contra a Argentina. Como sempre, os dois países tem uma rivalidade forte e fazem grandes jogos", lembrou o treinador. 

Na classificação, o Brasil soma cinco pontos ao lado da França. A Coreia do Sul possui quatro, Argentina e Alemanha dois e a República Democrática do Congo ainda não pontuou.  

Gols do Brasil - Duda (7), Jéssica (5), Fernanda (4), Ana Paula (4), Dani (3) e Deonise (1). 
 
Sábado (5)
Brasil 24 x 24 Coreia do Sul

Segunda-feira (7)
República Democrática do Congo 11 x 26 Brasil

Terça-feira (8)
Brasil 24 x 21 Alemanha

Quinta-feira (10)
13h - Argentina x Brasil 

Sexta-feira (11)
15h15 - Brasil x França  
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.