Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Alexandra Nascimento se emociona em lançamento de Projeto MiniHand, na escola onde estudou, em Vila Velha

UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira e escola Prezideu Amorim ganharam dois núcleos do projeto de iniciação ao handebol

Lançamento MiniHand em Vitória
Codó (MA) - As crianças da UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira, em Vila Velha (ES), se emocionaram na manhã desta quarta-feira (29) durante a entrega de dois núcleos do Projeto MiniHand, promovido pela Confederação Brasileira de Handebol em parceria com os Correios. O motivo é mais do que especial: a melhor jogadora do Mundo em 2012 da modalidade, Alexandra Nascimento, passou lá sua infância e foi também onde começou a praticar o esporte. A atleta esteve presente no lançamento, junto com toda a Seleção Brasileira Feminina, que disputou ontem em Vitória (ES) um amistoso contra a Áustria. O outro núcleo do projeto fica no colégio Prezideu Amorim, em Vitória.

A jogadora também não escondeu a emoção em retornar onde tudo começou e em receber o carinho dos alunos. "Comecei a jogar handebol aqui e foi amor à primeira vista. Quero passar um recado a estas crianças para que elas acreditem que tudo é possível, é só acreditar. É uma emoção muito grande estar aqui. Quero que todos saibam que no que eu puder fazer para ajudar esse projeto, eu vou fazer", comentou.

Ela ressaltou a importância de iniciativas como essas para o desenvolvimento das crianças. "Projetos como esses fazem com que as crianças não fiquem somente em casa. Faz com que elas aproveitem seu tempo com uma atividade saudável e prazerosa que é o esporte. Além disso, daqui, quem sabe, podem sair futuros campeões", acrescentou. 

A diretora da escola, Madalena Assis, comemorou a grande festa com a presença da ex-aluna ilustre. "Alguns alunos têm a Alexandra como espelho e isso é muito importante, pois os estimula ainda mais. Eles querem seguir os mesmos passos dela e com esse projeto na nossa escola, será melhor ainda", revelou. 

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, também esteve presente no lançamento, ao lado das atletas. Para ele, é muito gratificante poder entregar um núcleo do MiniHand na escola da atleta que se tornou símbolo da modalidade no Brasil. "As crianças são a razão de ser do nosso trabalho. É um privilégio estar aqui nesse momento tão emocionante. O carinho que essa escola tem com a Alexandra é impressionante e eu tomo isso como uma extensão de carinho a todo o handebol brasileiro."

O MiniHand é o projeto social de iniciação à modalidade realizado pela Confederação Brasileira (CBHb) em parceria com os Correios, patrocinador oficial do handebol. Ele tem um caráter mais recreativo do que competitivo, para promover a prática esportiva entre as crianças. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Morten Soubak define Seleção Brasileira Feminina para o Pan-Americano

Morten Soubak levará algumas novidades na equipe ao lado de atletas experientes

Morten anuncia convocação
Codó (MA) - O técnico Morten Soubak definiu as 16 atletas que irão compor a Seleção Brasileira Feminina de Handebol para a disputa do Campeonato Pan-Americano, na República Dominicana, a partir do próximo sábado (1º). Depois da fase de treinamentos que teve início no dia 23 e que incluiu dois jogos amistosos contra a Áustria, um em Cabo Frio (RJ) e outro em Vitória (ES), ambos com vantagem brasileira no placar, o grupo segue nesta sexta-feira (31) para o País da América Central em busca de mais um título. A equipe fez na tarde de hoje, o último treino antes de deixar a capital capixaba. 

Nesta fase de preparação, o treinador contou com 21 jogadoras. O grupo mesclou algumas bastante experientes com outras jovens talentosas. A ideia é não pensar somente no próximo compromisso, mas também em outras competições importantes deste ciclo, incluindo os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Quatro nomes não integraram a equipe durante o Sul-Americano, em março, na Argentina, último compromisso oficial do Brasil este ano: a pivô Débora Feitoza, as armadoras Juliana Varela e Amanda Andrade e a ponta direita Jéssica Quintino, esta, porém, fez parte do elenco dos Jogos Olímpicos de Londres.

"Assim como o Sul-Americano, realizado em março, o Pan-Americano também será um campeonato que terá uma equipe mista, com algumas experientes, combinadas com algumas mais novas, com pouca experiência com a Seleção Adulta, mas com alguma experiência nas categorias Juvenil e Júnior. Por isso, foram chamadas 21 meninas para esta fase, para observar melhor e também dar oportunidade às mais novas de treinar junto com as mais experientes", explicou. 

Morten gostou muito do desempenho de toda a equipe, tanto das mais experientes quanto das mais novas, durante os treinamentos e também dos jogos amistosos contra a Áustria. "Estou contente com o processo. Claro, que não podemos dizer que as mais novas estão no mesmo nível das que já estavam na equipe, e nem era para esperar isso. Mas, elas mostram que estão se esforçando e treinando com o perfil que nós estamos buscando. Elas estão se sentindo bem. Se encaixaram bem no grupo", esclareceu o treinador. 

Seleção Brasileira:

Goleiras - Bárbara Elisabeth Arenhart e Mayssa Raquel Pessoa.

Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento, Fernanda França da Silva, Jéssica da Silva Quintino e Samira Pereira da Silva Rocha.

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade, Deonise Fachinello Cavaleiro, Juliana Malta Varela de Araújo e Patrícia Batista da Silva.

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo, Deborah Hannah Pontes Nunes e Francielle Gomes da Roch.

Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade, Débora Rodrigues Feitoza e Fabiana Carvalho Diniz.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Seleção Feminina vence segundo amistoso contra a Áustria

Partida foi disputada na noite desta terça-feira (28), em Vitória (ES), e contou com apoio da torcida capixaba

Alexandra Nascimento comemora vitória em casa
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol conseguiu mais um triunfo diante da Áustria, nesta terça-feira (28), no segundo amistoso do Desafio Internacional contra a equipe europeia. O placar terminou 29 a 22 (14 a 10 no primeiro tempo). A partida, que é preparatória para o Campeonato Pan-Americano, com início neste sábado (1º), na República Dominicana, lotou o ginásio Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Vitória (ES). Todos queriam conferir de perto os gols da ponta direita Alexandra Nascimento, eleita a melhor atleta do Mundo em 2012 e criada no Estado. 

A partida começou com vantagem das austríacas, que conseguiram colocar a bola na rede três vezes. Mas, não demorou muito e o Brasil começou a acertar também os contra-ataques para deixar tudo igual. Pouco a pouco, a Seleção Brasileira começou a dominar o confronto e conseguiu abrir quatro gols de vantagem até o final do primeiro tempo. 

A segunda etapa começou com uma defesa bem postada das duas equipes. Alexandra fez o primeiro gol do Brasil. A Áustria mostrou que estudou melhor as jogadas brasileiras e impôs um pouco mais de dificuldade, comparado ao primeiro jogo. Mas a Seleção, com paciência, esperou os momentos ideais para atacar e conseguir que o placar ficasse ainda mais elástico. 

Alexandra comemorou muito a receptividade do público. "Tudo foi maravilhoso. Eu estou muito emocionada e feliz por estar ao lado da minha família e amigos. Acredito que o placar de hoje foi mais apertado do que o da partida anterior, porque as duas equipes se conhecem melhor. As meninas novas jogaram muito bem", contou a jogadora, que recebeu o título de cidadã do Espírito Santo pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Paulo Roberto.

De volta à Seleção, Daniela Piedade também se disse muito feliz, por viver novamente esse momento. "Me sinto ainda mais contente por estar aqui no Brasil, com essa torcida nos impulsionando a todo instante. Hoje, estávamos um pouco cansadas, devido aos treinamentos, mas nos apresentamos bem ainda assim", disse. 

O técnico da equipe brasileira, o dinamarquês Morten Soubak ressaltou a dificuldade do confronto. "A Áustria jogou diferente, dificultando as nossas jogadas e chegaram a abrir quatro gols de vantagem. Elas estavam com contra-ataques muito fortes. Jogamos com uma defesa nova e estou contente com o resultado, dentro do que podemos esperar com pouco tempo de treinamentos. Procuramos fazer um rodízio entre elas e isso também foi muito importante. Agora, é ajustar alguns detalhes para o Pan-Americano", destacou.

Apesar da derrota, o treinador da equipe aústriaca, Herbert Müller, saiu satisfeito com a partida. "A nossa equipe é jovem e jogamos contra um time muito forte, que joga rápido, Contra as brasileiras, não podíamos ter errado, porque a cada falha, elas marcaram mais. Gostaria de agradecer o convite da Confederação Brasileira de Handebol para esse amistoso, em especial ao presidente Manoel Luiz Oliveira, e também à torcida que lotou o ginásio. Estou muito surpreso com a receptividade", finalizou.  

No primeiro desafio contra a Áustria, no último sábado (25), em Cabo Frio (RJ), as brasileiras também saíram de quadra com um resultado positivo: 36 a 23. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Selo dos Correios com Alexandra Nascimento é lançado em Vitória (ES)

Melhor atleta do Mundo na modalidade em 2012 é a primeira a receber essa homenagem


Codó (MA) - As conquistas da ponta direita da Seleção Brasileira de Handebol, Alexandra Nascimento, rodaram o Mundo. A atleta, que se tornou recentemente um ídolo da modalidade após ser eleita a melhor do Mundo em 2012, ganhou, na noite desta segunda-feira (27), mais um grande presente. Diante da família, dos amigos, das companheiras da Seleção, patrocinador e de outros convidados, ela recebeu oficialmente, em Vitória (ES), o selo e o carimbo comemorativos produzidos pelos Correios em sua homenagem. 

A cerimônia de lançamento contou com a presença do vice-presidente de administração dos Correios, Nelson de Freitas, e do diretor regional da empresa, Rafael Fiorio, além do presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira.

A atleta foi a primeira a fazer a obliteração do carimbo e a receber o selo, e mais uma vez, agradeceu a homenagem. "Quero novamente agradecer tudo isso que está sendo feito pela Confederação Brasileira e pelos Correios, que têm nos apoiado e permitido que possamos fazer um bom trabalho em busca de grandes conquistas." A paulista de Limeira, criada no Espírito Santo, lembra que foi um duro caminho para chegar até aqui. "Quando saí de casa para jogar profissionalmente, não sabia se iria dar certo. Foi muito difícil ficar longe da família e enfrentar muitos desafios. Mas, tudo valeu a pena. Não fiz nada sozinha. Se não fossem as minhas companheiras da Seleção, isso não seria possível. Então, essas conquistas são também de todas elas", lembrou, bastante emocionada. 

A mãe da atleta foi a segunda a fazer a obliteração do carimbo e a receber o selo. Em seguida, o presidente da CBHb, a supervisora da Seleção Feminina, Rita Orsi, e a pivô Daniela Piedade, amiga e companheira da Seleção durante muitos anos. 

"É um prazer enorme poder celebrar esse momento da nossa querida Alexandra. Um momento em que a modalidade, que é tão praticada nas escolas do País, vem desenvolvendo um importante trabalho e esta atleta tem um papel importantíssimo nisso. Nós fazemos parte de uma família e esse apoio que os Correios vêm nos dando, certamente, será traduzido em muita força e determinação para podermos conquistar a tão sonhada medalha em 2016", comentou Manoel Luiz Oliveira.

Rafael Fiorio, diretor da regional do Espírito Santo dos Correios, afirmou que a empresa está muito orgulhosa das conquistas de Alexandra. "Em torno de 20 anos atrás, os Correios resolveram apostar no futsal e hoje ele é uma das maiores potências do planeta. Temos muita fé que com o handebol também será assim", contou. "É um prazer muito grande para nós que a Alexandra seja capixaba de coração. É um orgulho extraordinário que ela represente o Brasil sendo eleita a melhor jogadora do Mundo. Temos o sonho que o handebol nos traga uma medalha olímpica em 2016 e estaremos juntos para vencer todos os desafios até lá."

Além de melhor jogadora do Mundo no ano passado, Alexandra foi também a melhor ponta direita dos Jogos Olímpicos de Londres, quando o Brasil garantiu o sexto lugar, melhor posição da história da modalidade para o País. Além disso, esteve presente no elenco que ficou em quinto lugar no último Mundial. Sua mais recente conquista foi o título da Winner's Cup, um dos mais importantes campeonatos da Europa, por seu clube, o austríaco Hypo Nö. 

O carimbo comemorativo ficará na Agência Filatélica do centro de Vitória, onde irá carimbar todas as correspondências pelos próximos 30 dias, depois, irá para a Central de vendas à Distância dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ) e ficará à disposição dos macrofilistas (colecionadoras de marcas postais). Após esse período de utilização, será recolhido ao acervo do Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF). Os selos personalizados serão utilizados pela Confederação de Handebol, que irá presentear atletas e outras pessoas envolvidas com a modalidade, usar nas correspondências e fazer sorteios para colecionadores e fãs da modalidade. O Selo Base é confeccionado pela Casa da Moeda. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 25 de maio de 2013

Brasil derrota a Áustria no primeiro jogo do Desafio Internacional Feminino

Equipe brasileira bateu as adversárias por 36 a 23 e novo encontro será na próxima terça-feira, em Vitória (ES)

Brasil venceu o primeiro jogo do Desafio Internacional
Codó (MA) - A fase ainda é de preparação e o jogo não valia nenhum título, mas a Seleção Brasileira Feminina de Handebol e a torcida que encheu o ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio (RJ), levaram o confronto contra a Áustria muito a sério. O Brasil demonstrou total disposição em quadra e, neste sábado (25), pelo Desafio Internacional, conseguiu a vitória por 36 a 23 (18 a 11) no primeiro dos dois jogos que fará contra a seleção austríaca no Brasil.

O segundo encontro será na próxima terça-feira (28), às 19h30, em Vitória (ES). Os confrontos valem como fase final de preparação da seleção brasileira para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá de 1º a 8 de junho, na República Dominicana.

Neste sábado, a Áustria abriu o placar do jogo, mas o Brasil respondeu na jogada seguinte. O marcador seguiu equilibrado e as visitantes chegaram a abrir dois gols de vantagem (5 a 3). A Seleção Brasileira retomou o controle da partida e fez 7 a 5. A partir deste momento, a equipe de técnico Morten Soubak abriu boa vantagem (12 a 6). A diferença aumentou ainda mais em 16 a 8. Com tranqüilidade no placar, o Brasil venceu o primeiro tempo por 18 a 11.

A Seleção Brasileira voltou ainda mais atenta e logo fez mais dois gols que levaram o marcador a 20 a 11. Mas as austríacas mostraram que queriam jogo e fizeram seis gols, enquanto as brasileiras, quatro: 24 a 17. Neste momento, então, foi a vez do Brasil disparar no placar e abrir 30 a 18. A equipe comandada por Morten Soubak controlou o jogo e encerrou com vitória por 36 a 23.

Após o jogo, o técnico do Brasil, Morten Soubak, demonstrou satisfação com o desempenho de sua equipe. "Estou satisfeito porque ganhamos e ganhamos bem. Na verdade, esse foi um jogo de defesa e contra-ataque. Não tivemos tantos ataques como eu gostaria, principalmente em relação ao que foi treinado. Vamos esperar para ver como a equipe vai se comportar no próximo jogo. De qualquer forma, não posso reclamar. Foi uma boa vitória", afirmou o técnico dinamarquês. 

Artilheira do Brasil neste jogo, com cinco gols, a ponta direita Alexandra também gostou da atuação de todo o time. "Foi um jogo muito positivo. Tivemos a integração das novas jogadoras, dessa nova geração que está chegando, e todas tiveram um desempenho maravilhoso. Eu, particularmente, fiquei impressionada com todas elas e isso é muito importante para a Seleção Brasileira", disse Alexandra, eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2012.

A ponta ainda elogiou a participação da torcida de Cabo Frio, que vibrou durante toda a partida. "Foi maravilhoso contar com esse pessoal todo aqui no ginásio. Jogar com o pessoal gritando o nosso nome é muito emocionante. Foi um belo espetáculo", comentou Alexandra Nascimento.

Se o Brasil conta com a experiência da melhor do mundo, tem em quadra, também, a juventude e empenho de Juliana. Aos 19 anos, a armadora estreou com a seleção adulta e fez parte da integração comentada por Alexandra. Mesmo em sua primeira experiência, Juliana garante que se sentiu confortável. 

"Já tinha trabalhado com o Morten nas categorias de base desde 2009 e ele me deu essa grande oportunidade hoje. Tinha que aproveitar bem. As meninas me ajudam muito e, mesmo sendo a primeira vez que jogo com elas, me senti muito à vontade", concluiu Juliana Malta.

Ainda neste sábado, a Seleção Brasileira segue para Vitória, onde começará a treinar já neste domingo (26).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seleção Feminina faz ações em Cabo Frio (RJ) antes de amistoso contra a Áustria

Agenda inclui ações ambientais, clínicas e lançamento do Projeto MiniHand

Dara durante treinos em Cabo Frio
Codó (MA) - A passagem da Seleção Feminina de Handebol por Cabo Frio (RJ) não ficará restrita somente à quadra, durante a partida amistosa contra a Áustria, neste sábado (25), às 10h, no ginásio Alfredo Barreto. As integrantes da equipe também participarão de várias ações importantes para a comunidade local. Já na quinta-feira (23), primeiro dia de treinos da equipe, atletas e comissão técnica farão uma ação ambiental com o plantio de uma árvore bem em frente ao ginásio, às 16h45. Logo após o treino, das 19h às 19h45, será realizada uma clínica, ministrada pela comissão técnica. 

Na sexta-feira, a cidade do litoral fluminense será a primeira a ganhar dois núcleos do Projeto MiniHand, um na Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira e outro na escola Municipal Edith Castro dos Santos. A primeira receberá o lançamento oficial dos dois núcleos, às 17h, com a presença de toda a Seleção, da comissão técnica e do presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira.  
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil cai em grupo C no Mundial Juvenil Masculino

País terá como adversários da primeira fase a Espanha, Croácia, Argentina, Angola e França

Seleção Juvenil
Codó (MA) - O Brasil conheceu nesta quinta-feira (23) os adversários da primeira fase do Campeonato Mundial Juvenil Masculino de Handebol. A equipe, que acaba de ser vice-campeã pan-americana, fará parte do grupo C ao lado de Espanha, Croácia, Argentina, Angola e França. A competição será disputada na Hungria, de 9 a 23 de agosto.

A chave A será composta pela Dinamarca, Egito, Bielorrússia, Japão, Sérvia e Chile. No grupo B estão Suécia, Eslovênia, Qatar, Tunísia, Coreia e Romênia. Hungria, Alemanha, Áustria, Noruega, Venezuela e Gabão formam a chave D.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 19 de maio de 2013

Brasil fecha Pan-Americano Juvenil Masculino com a medalha de prata

Seleção conquistou uma das quatro vagas para o Mundial da Hungria, em agosto
Seleção conquistou a vaga para o Mundial da Hungria
Codó (MA) - A Seleção Juvenil Masculina de Handebol fechou o Campeonato Pan-Americano com a medalha de prata. Na decisão, disputada neste sábado (18), em San Cristóbal, na Venezuela, a equipe acabou cedendo a vitória à Argentina, que ficou com o título. O placar terminou 26 a 24 em favor dos adversários, depois dos brasileiros terem vencido o primeiro tempo, por 11 a 10. A Venezuela ficou com o bronze ao vencer o Chile, por 36 a 29. Os quatro primeiros colocados asseguraram vaga para o Campeonato Mundial, em agosto, na Hungria.  

A competição foi disputada desde a última terça-feira e o Brasil chegou à final invicto, depois de vencer três partidas na fase classificatória e a semifinal contra os donos da casa. O confronto de hoje foi muito disputado do começo ao fim e o vencedor só foi definido nos minutos finais. "Foi um jogo muito equilibrado. O placar ficou sempre com um gol de vantagem para nós e depois para eles. Estávamos empatados até os 27 minutos do segundo tempo, quando cometemos alguns erros. Tínhamos que arriscar e, infelizmente, erramos. Mas a vitória poderia ter saído para qualquer um dos lados", analisou o técnico da equipe, Ivan Maziero, o Macarrão.

Ele destaca o ganho de experiência com a disputa da competição. "O importante é o investimento que estamos fazendo nesses atletas, que tem um bom perfil físico, de altura, de condicionamento e com boas perspectivas para o futuro. Espero que eles usem o conhecimento que adquiriram nesse jogo de hoje para seguir trabalhando em busca de resultados ainda melhores. O nosso primeiro objetivo, que viemos buscar aqui, nós conseguimos, que foi a classificação para o Mundial"

O Uruguai derrotou a Colômbia, por 34 a 32, e ficou com o quinto lugar. O Canadá foi o sétimo colocado. 

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 18 de maio de 2013

Brasil é finalista do Campeonato Pan-Americano Juvenil Masculino

Seleção venceu a Venezuela na semifinal e agora enfrenta a Argentina na decisão, neste sábado (18)

Codó (MA) - O Brasil está a apenas uma vitória do título do Campeonato Pan-Americano Juvenil Masculino de Handebol. A Seleção Nacional chega à final após vencer todas as partidas que disputou na competição, que está sendo realizada em San Cristóbal, na Venezuela. A última delas foi contra os donos da casa, por 43 a 20 (21 a 6 no primeiro tempo), na noite desta sexta-feira (17). A grande final será contra a Argentina, neste sábado (18), às 18h30 (horário de Brasília).

De acordo com o supervisor da Seleção Brasileira, Archbald Scott Neto, a equipe comandada pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, jogou muito durante toda a partida, mostrando que veio com tudo para a disputa. "O time já começou bem dentro de quadra. O destaque do primeiro tempo foi o nosso goleiro Rangel, que fechou o gol. No segundo período, fizemos mais, mas também levamos um maior número de gols. O Macarrão, novamente, colocou todos os meninos para jogar e isso deu certo. Todos entraram e se apresentaram bem", comentou.

A expectativa para a final, segundo ele, são as melhores possíveis. "Brasil e Argentina é sempre um clássico. Sabemos que a partida será bastante disputada. Não dá para prever como será, mas estamos todos na expectativa desse título", destacou.

Com a boa campanha, o Brasil é um dos quatro classificados para o Campeonato Mundial da Hungria, em agosto, ao lado de Argentina, Chile e Venezuela.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Brasil fecha fase classificatória em primeiro no Pan-Americano Juvenil Masculino

Seleção venceu o Chile nesta quinta-feira (16) e espera fechamento da rodada para conhecer adversário da semifinal

Seleção faz semifinal nesta sexta-feira
Codó (MA) - O Brasil encerrou a fase classificatória na liderança do grupo A do Campeonato Pan-Americano Juvenil Masculino de Handebol, que está sendo disputado em San Cristóbal, na Venezuela, e se prepara para encarar a fase semifinal da competição nesta sexta-feira (17). Esta noite, a Seleção comandada pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, enfrentou o Chile e venceu por 30 a 18 (13 a 8 no primeiro tempo). Com a classificação para a próxima fase, os brasileiros já garantiram uma das quatro vagas para o Mundial da Hungria, em agosto.   

Brasil e Chile brigavam não somente pela vitória, mas também pela liderança do grupo na partida de hoje. Por isso, as duas equipes entraram bastante concentradas. Segundo o supervisor da Seleção Brasileira, Archbald Scott Neto, o primeiro tempo foi bem disputado. "O jogo começou um pouco travado, depois conseguimos abrir uma vantagem devagar, mas até a metade do primeiro tempo, o placar estava empatado. Depois disso, a equipe se soltou mais e começou a render melhor. No segundo tempo ficou mais fácil. O Macarrão conseguiu fazer novamente um rodízio dos jogadores e o Chile foi cansando, já que não tinha como fazer muitas trocas e manter o ritmo", comentou. 

As semifinais do Pan-Americano serão disputadas nesta sexta-feira (17), mas o Brasil ainda precisa esperar o resultado dos dois últimos jogos de hoje, entre as equipes do grupo B, para conhecer seu adversário na fase.  Ainda entrarão em quadra esta noite Argentina contra o Uruguai e Canadá contra Venezuela. 

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Seleção Juvenil Masculina está na semifinal do Campeonato Pan-Americano

Equipe venceu com facilidade o adversário desta quarta-feira (15), a Venezuela B, por 57 a 17, e garantiu a classificação

Seleção Brasileira
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Juvenil Masculina de Handebol saiu de quadra com mais um resultado positivo no Campeonato Pan-Americano. Após superar a Colômbia na estreia, a equipe venceu a Venezuela B pelo elástico placar de 57 a 17 (29 a 8 no primeiro tempo), na noite desta quarta-feira (15). Com as duas vitórias, o time garantiu vaga na semifinal com uma rodada de antecedência. O campeonato, que está sendo disputado em San Cristóbal, na Venezuela, classifica os quatro primeiros colocados para o Mundial da Hungria, em agosto.

A equipe comandada pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, não vem encontrando dificuldade na competição. De acordo com o supervisor da Seleção, Archibald Scott Neto, o grupo está muito tranquilo dentro de quadra e tudo está correndo dentro do planejado. "Na partida de hoje a nossa defesa estava muito forte e contamos com contra-ataques eficientes. Conseguimos abrir vantagem desde o início do jogo e, no fim, fechamos com 40 gols à frente. Agora, voltaremos à quadra para saber se vamos nos classificar em primeiro ou em segundo em nosso grupo", comemorou.

Nesta quinta-feira (16), às 17h30 (horário de Brasília), a equipe disputa a última partida da primeira fase contra o Chile, válida pela chave A. As semifinais serão realizadas na sexta (17), enquanto as finais no sábado (18).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Ale Nascimento é tema de selo dos Correios em homenagem ao título de melhor atleta

Ponta direita irá ganhar também carimbo comemorativo. Ambos serão lançados em Vitória (ES), no dia 27

Cartela de selos da atleta
Codó (MA) - Melhor ponta direita dos Jogos Olímpicos de Londres, quando a Seleção Feminina de Handebol ficou com o sexto lugar inédito, eleita a melhor jogadora do Mundo na modalidade em 2012 e, no último fim de semana, campeã da Winner’s Cup, pelo clube austríaco Hypo Nö, Alexandra Nascimento pensou que nada mais tão surpreendente poderia acontecer em sua carreira, mas estava errada. A atleta, que tem se tornado símbolo do esporte no País, foi presenteada com algo muito importante. Será o tema de um selo e um carimbo comemorativo dos Correios, patrocinador oficial do handebol brasileiro. Ela é a primeira jogadora da modalidade a receber a homenagem.

Ao receber a notícia, a paulista de Limeira, criada em Vitória (ES), não podia acreditar. "É um orgulho ter esse privilégio de receber o reconhecimento pelo meu trabalho. Foi uma temporada maravilhosa com todos esses títulos em equipe e individuais. Recebi a notícia pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e, imediatamente, contei ao meu marido (Patrício Martínez). Estávamos na festa de aniversário da Dara (capitã da Seleção Brasileira). Nossa emoção foi muito grande e começamos a chorar, mas ficamos quietinhos, pois era uma surpresa para todos ainda", descreveu. 

Aos poucos, a ponta direita se dá conta da responsabilidade e do peso que representa para a modalidade, que a cada ano conquista mais reconhecimento internacional. "Sempre dá um frio na barriga. Mas converso muito com meu marido e ele, que me apoia incondicionalmente, diz que devo aproveitar esse momento e que, com tantos anos de trabalho, um dia, esse reconhecimento iria chegar. Quero disfrutar sim o momento, mas também agradecer e ajudar, compartilhando tudo o que sei."

Uma das notícias mais felizes em meio a isso tudo é que o selo e o carimbo comemorativos serão lançados em um jantar no dia 27 de maio, véspera do amistoso entre Brasil e Áustria, em Vitória (ES), onde vive a família de Alexandra. "Ir para o Brasil depois de uma dura temporada e jogar em vitória ao lado da minha família e dos meus amigos já seria um grande prêmio. Ser homenageada lá, então, é maravilhoso", finalizou. 

O carimbo comemorativo, após a cerimônia, ficará na Agência Filatélica do centro de Vitória (ES), onde irá carimbar todas as correspondências pelos próximos 30 dias, depois, irá para a Central de vendas à Distância dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ) e ficará à disposição dos macrofilistas (colecionadoras de marcas postais). Após esse período de utilização, será recolhido ao acervo do Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF). Os selos personalizados serão utilizados pela Confederação de Handebol, que irá presentear atletas e outras pessoas envolvidas com a modalidade, usar nas correspondências e fazer sorteios para colecionadores e fãs da modalidade. O Selo Base é confeccionado pela Casa da Moeda. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Brasil começa com vitória Pan-Americano Juvenil Masculino

Equipe derrotou a Colômbia na partida de estreia, nesta terça-feira (14)

Leonardo Sampaio, armador da Seleção Juvenil
Codó (MA) - A Seleção Juvenil Masculina de Handebol começou com o pé direito a disputa do Campeonato Pan-Americano, que teve início nesta terça-feira (14), em San Cristóbal, na Venezuela. A equipe derrotou Colômbia no jogo de estreia, por 38 a 19 (18 a 6 no primeiro tempo). Amanhã, o Brasil, que faz parte do grupo A, enfrenta a Venezuela B, que completa a chave por conta da ausência de um País, a partir das 19h30 (horário de Brasília). No confronto preliminar de hoje, o Chile venceu a Venezuela B por 31 a 28.

O grupo, comandado pelo técnico Ivan Maziero, o Macarrão, não teve muitas dificuldades para vencer desde o início do confronto. Conseguiu impor o ritmo da partida e dominar o placar até o final. "Foi um jogo tranquilo. O Macarrão conseguiu usar todos os jogadores, que aproveitaram para pegar ritmo. Nossa defesa funcionou muito bem, principalmente no primeiro tempo, quando tomamos poucos gols. No segundo tempo, estávamos um pouco mais seguros e conseguimos fazer algumas movimentações boas já pensando nos próximos jogos", comentou o supervisor da Seleção Archibald Scott Neto. 

Depois da partida desta quarta-feira, o Brasil enfrenta o Chile na quinta-feira (16), às 17h. Na chave B estão Argentina, Canadá, Uruguai e Venezuela. Os cruzamentos finais serão realizados na sexta (17) e sábado (18). 

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

ADI/Slice/FMEL/Itajaí (SC) é campeão do Brasileiro Juvenil Masculino 2013

Equipe superou na final o Esporte Clube Pinheiros (SP) por um gol de vantagem


Codó (MA) - O ADI/Slice/FMEL/Itajaí (SC) é o vencedor do Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino de Handebol, disputado em Teresina (PI), até o último sábado (11). A equipe de Santa Catarina conquistou o título após passar pelo Esporte Clube Pinheiros (SP) na final, por um gol de diferença: 34 a 33. O ACEU/Univali (SC) ficou com o bronze, com a vitória sobre o Upaon-Açu (MA), por 27 a 22. 

As demais equipes também entraram em quadra para definir posições. O CAIC Balduíno/GHC/UFPI (PI) venceu o Português/AESO (PE) por 38 a 26 e ficou com o quinto lugar. Já o HCP (PB) foi superior ao BGH (MA), venceu por 38 a 28, e terminou a competição com o sétimo lugar.

Sete atletas formaram a Seleção do campeonato, com os melhores em cada posição. Rangel Luan da Rosa, do Aceu/Univali (SC), foi eleito o melhor goleiro. Já Gabriel Monteiro do Nascimento, da equipe campeã, foi o central. O ponta esquerda escolhido foi Emanuel de Sousa Oliveira Neto, do Português/AESO (PE). Do Esporte Clube Pinheiros (SP), estão quatro atletas: o pivô Felipe Venâncio Santaela, o armador direito Gustavo César Rodrigues, o armador esquerdo Haniel Vinícius Inoue Langaro e o ponta direita Luis Vítor Boechat  Tose. O artilheiro do campeonato foi Iago Severino Nunes Cabral, do Aceu/Univali (SC), com 55 gols.

Classificação final:
 
1º lugar: ADI/Slice/FMEL/Itajaí (SC)
2º lugar: Esporte Clube Pinheiros (SP)
3º lugar: ACEU/Univali (SC) 
4º lugar: Upaon-Açu (MA)
5º lugar: CAIC Balduíno/GHC/UFPI (PI) 
6º lugar: Português/AESO (PE)
7º lugar: HCP (PB) 
8º lugar: BGH (MA)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 12 de maio de 2013

Brasileiras conquistam importantes títulos europeus

Com atletas da Seleção Brasileira no elenco, Györi  foi campeão da Champions League e Hypo Nö da Winner's Cup
Györi Audi ETO KC celebra o título da Champions League
Codó (MA) - Nove atletas brasileiras conquistaram dois dos mais importantes títulos do handebol europeu, neste sábado (11). Um deles foi a Champions League, que teve como campeã a equipe húngara Györi Audi ETO KC, da armadora Eduarda Amorim, a Duda. Na sequência, foi a vez do Hypo Nö, da Áustria, vencer a Winner's Cup. O time austríaco conta com oito atletas que defendem a Seleção Brasileira: a goleira Bárbara Arenhart, a pivô Fabiana Diniz, a Dara, as centrais Ana Paula Rodrigues e Mayara Moura, as armadoras Deonise Cavaleiro e Karoline de Souza, e as pontas Fernanda França e Alexandra Nascimento. Os resultados comprovam a evolução e o bom momento vivido pelo handebol brasileiro.

O Györi Audi ETO KC foi campeão pela primeira vez da Champions League, após vencer as duas partidas decisivas contra o Larvik, da Noruega. No jogo deste sábado (11), em casa, fechou em 23 a 22 (13 a 8 no primeiro tempo). Na primeira partida, realizada no último fim de semana, venceu por 24 a 21. O Hypo Nö, que tem um convênio firmado com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), também foi superior nas duas partidas da final contra o Issy Paris Hand, da França, da goleira Karen Gadelha. No jogo de hoje, a equipe das oito brasileiras venceu em casa por 31 a 21. No jogo de ida, em Paris, fechou em 30 a 22.    

Em quadra, na Áustria, estava Alexandra Nascimento, eleita a melhor jogadora de handebol do Mundo em 2012. Mesmo com toda sua experiência, a ponta conquistou o título pela primeira vez. "Eu quero dar os parabéns à CBHb, que nos possibilitou esse convênio. O nosso handebol evoluiu muito, pois podemos treinar e jogar juntas aqui. Ganhamos um título expressivo, com todas as brasileiras atuando, e isso é muito importante para nós", comemorou.

Armadora do Hypo Nö, Deonise acredita que esse foi um passo importante para o handebol do Brasil. "Eu quero agradecer o apoio e força que recebi de todos os brasileiros. Esse é um passo grande e importante para nós, que treinamos muito para isso. Fomos para a final concentradas para darmos o nosso melhor dentro de quadra", destacou.

Para a pivô Fabiana Diniz, a Dara, essa conquista mostra a evolução do handebol brasileiro. "Esse convênio nos deixou na vitrine. A vitória é muito importante para nós, pois conquistamos um campeonato expressivo. A base da Seleção brasileira está aqui", ressaltou a capitã da Seleção.

A central Ana Paula Rodrigues afirma que, mesmo com a vitória na primeira partida, a equipe sabia que não estava tudo definido. "Durante essa semana, nós treinamos, principalmente, a nossa parte psicológica. Sabíamos que não estava tudo garantido".

A partida da Winner's Cup foi acompanhada de perto pelo técnico da Seleção Feminina, Morten Soubak. O dinamarquês ficou satisfeito com o desempenho das brasileiras em quadra. "Fazia tempo que o Hypo não conquistava um campeonato europeu importante e isso foi possível, agora, com a ajuda das brasileiras, que vem apresentando um ótimo trabalho. Para mim, sem dúvida, a Babi foi o grande destaque da partida. Ela defendeu muito e ajudou bastante nos contra-ataques da equipe", apontou. "Estamos muito contentes, até por saber que o nosso trabalho e que o convênio com a equipe vem dando certo. Foi uma final bastante disputada", completou.

Morten também ressaltou a importância de Duda na equipe húngara. "Com ela em quadra, o Györi Audi ETO KC ganhou o título pela primeira vez. Elas conseguiram controlar bem a partida, do início ao fim. A Duda fez um bom jogo, foi uma peça importante na defesa deles. O grupo todo está de parabéns. Foi uma conquista muito merecida. O time foi, realmente, o melhor da competição", disse.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.