Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Taubaté conquista o Bicampeonato Pan-Americano Masculino de Clubes 2014

Equipe terminou a competição invicta e garantiu vaga para o Super Globe

Taubaté comemora o título
Codó (MA) - O TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (BRA) conquistou o bicampeonato do Pan-Americano Masculino de Clubes de Handebol, neste domingo (1°). Depois de um jogo emocionante contra o EC Pinheiros (BRA), que terminou empatado em 23 a 23 (14 a 9 no primeiro tempo), no ginásio do CEMTE, em Taubaté (SP), a equipe garantiu o título pelo saldo de gols, já que os dois times chegaram à quinta rodada invictos. Com a vitória, a equipe do interior paulista ficou com a vaga do Continente para a disputa do Super Globe, o Mundial de Clubes, que será realizado em setembro, no Qatar. 

Na disputa do terceiro lugar, duas equipes argentinas foram as protagonistas. No final, quem levou a melhor e garantiu a medalha foi o Colégio Ward, que fechou o placar em 25 a 24 (13 a 6). A quinta colocação ficou com o Luterano de Valparaíso (CHL). 

Taubaté e Pinheiros começaram a partida muito tensos. Com ataques rápidos para os dois lados, o primeiro gol demorou um pouco a sair e foi da equipe da capital paulista. O Pinheiros seguiu na frente nos primeiros minutos, mas logo depois, Taubaté alcançou e, então, foi uma sequência de gols para cada lado. Rick entrou no gol e com boas defesas desequilibrou, dando a vantagem para Taubaté, que encerrou o primeiro tempo com cinco gols de vantagem. No segundo tempo, o placar seguiu apertado e o jogo cada vez mais veloz. O Pinheiros começou a acertar melhor as jogadas, diminuiu a vantagem de Taubaté para dois gols e, na sequência, conseguiu empatar. O jogo ficou cada vez mais dramático e levantou a torcida, que lotou o ginásio. No fim, cada equipe ficou com 23 gols e Taubaté faturou a competição pelo saldo de gols. 

"Fizemos uma boa campanha, que nos fez conquistar o título. Tivemos um ataque melhor, uma defesa melhor. O Pan-Americano é, hoje, o campeonato mais importante nas Américas para um clube, que garante a classificação para o Super Globe. Estivemos no Qatar no ano passado. Com certeza, o Mundial é um objetivo grande, mas o mais importante do Pan-Americano é jogar com a torcida lotando o ginásio. Isso é muito bom", declarou o técnico de Taubaté, Marcus 'Tatá'. "Cada jogo é um espetáculo", completou. 

Tatá destaca a importância de contar com um elenco tão talentoso e aguerrido, principalmente com os dois goleiros Maik e Rick, que fizeram a diferença durante o campeonato, que teve início na quarta-feira. "Goleiro ganha jogo, goleiro faz a diferença. O Rick entrou no grupo esse ano e cobriu à altura. O Maik foi muito bem durante toda a semana e no ano passado ele ganhou o campeonato. Hoje, o Rick ganhou o campeonato."

Feliz pelo elogio do treinador, Rick se mostrou muito grato pela oportunidade. "Isso é muito gratificante. Demonstra que o trabalho que estamos fazendo está valendo à pena. Goleiro tem que parar a bola. Hoje fiz isso muito bem no primeiro tempo, no segundo, deixei um pouco a desejar. Eu só tenho a agradecer a oportunidade que estou tendo aqui em Taubaté."

Para ele, a posição é uma das que mais recebe pressão. "O goleiro sempre trabalha sob pressão. É disso que vivemos. É uma posição muito cobrada. Mas é natural", revelou. Para ele, representar as Américas no Super Globe será uma grande oportunidade. "Já estive duas vezes no Super Globe, uma por Londrina e uma por São Bernardo. É um campeonato com uma atmosfera muito interessante. Temos contato com todas as equipes participantes. Para um atleta de clube esse é o maior sonho", finalizou. 

Acostumados a se enfrentarem no Campeonato Argentino, Colégio Ward e SAG Villa Ballester começaram o jogo, que valia o bronze, com muitas provocações e bem disputado. Pouco a pouco, o Colégio Ward conseguiu impor um ritmo melhor e tomou a frente do placar para fechar com vantagem o primeiro tempo. Na segunda etapa, o Villa Ballester mostrou que o confronto ainda não havia terminado e partiu para o ataque. A equipe encostou no marcador e deixou a partida emocionante. Com apenas uma gol à frente, o Colégio Ward procurou manter a calma para segurar o placar, e assim, conseguiu a vitória.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário