Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de abril de 2014

Três 3 Brasileiras estão na disputa para time das estrelas da Champions League de Handebol

Alexandra Nascimento, Bárbara Arenhart e Eduarda Amorim estão entre as concorrentes, em votação aberta ao público

Eduarda Amorim, a Duda
Codó (MA) - Nesta quarta-feira (30), será finalizada a votação para eleger as atletas que vão compor o All-Star Team da temporada 2013/2014 da Champions League de Handebol, a maior competição de clubes da Europa. Três brasileiras foram indicadas pela Federação Europeia de Handebol (EHF) para compor o elenco: Alexandra Nascimento, que atua no Hypo Nö, concorre como melhor ponta direita, Bárbara Arenhart, a Babi, também da equipe austríaca, como destaque no gol, e Eduarda Amorim, a Duda, do Gyõri Audi Eto, da Hungria, como melhor armadora esquerda. As três fazem parte da Seleção Brasileira, que conquistou o título do Campeonato Mundial da Sérvia, em dezembro do ano passado.

Além da indicação, Eduarda Amorim tem outro motivo para comemorar, já que sua equipe está na semifinal da competição. "Eu estou muito feliz. Tudo isso mostra que, cada vez mais, estamos conquistando nosso espaço na Europa e sendo reconhecidas pelo nosso esforço. Ter o nosso nome nessa lista ajuda a popularizar ainda mais o handebol brasileiro", comentou a atleta, que foi eleita a melhor do Campeonato Mundial. 

Os 32 nomes, de 15 Países, foram escolhidos com base no desempenho em seus clubes durante toda a temporada da Champions League Feminina. A votação é aberta e segue até esta quarta-feira (30). Para participar, basta clicar no link http://www.icy.at/ehf/CL_AllStarTeam2014W e escolher a melhor em cada posição. O All-Star Team será anunciado durante a final da competição, em Budapeste, na Hungria, no dia 4 de maio.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 27 de abril de 2014

Brasil conhece adversárias do Campeonato Mundial Júnior Feminino

Brasileiras estão no grupo D, ao lado de China, Eslovênia, Romênia, Rússia e Tunísia

Equipe campeã do Pan-Americano
Codó (MA) - Neste domingo (27), foram definidas as equipes que compõem as chaves da primeira fase do Campeonato Mundial Júnior Feminino de Handebol, que será disputado de 28 de junho a 13 de julho, na Croácia. O Brasil, que este ano conquistou o título do Pan-Americano, está no grupo D, ao lado de China, Eslovênia, Romênia, Rússia e Tunísia.

O técnico da Seleção Brasileira, Eduardo Carlone, afirmou que a chave está bastante equilibrada. "Não existe grupo fácil em Mundiais. Já enfrentamos a Romênia e a Tunísia no ano passado, mas é difícil prever alguma coisa, porque sempre há mudanças nas categorias de base. A Rússia promete ser difícil, até por terem uma escola tradicional, assim como a Eslovênia. A China costuma ter atletas de velocidade e com defesa alta. É um grupo bastante equilibrado", analisou.

Como forma de preparação, 20 atletas estão reunidas em Blumenau (SC) para mais uma fase de treinamento. "Os treinos tiveram início ontem e seguimos até o próximo sábado. Agora, após o Pan-Americano, o foco total está no Mundial", disse Carlone. 

Na chave A do Mundial está Cazaquistão, Coréia, Croácia, Noruega, República Checa e Uruguai. A B é composta por Alemanha, Angola, Argentina, Dinamarca, Holanda e Sérvia. Por fim, a C é formada por Congo, França, Hungria, Japão, Portugal e Suécia.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasileiras comemoram título de forma invicta do Pan-Americano Juvenil Feminino 2014

Equipe ganhou o ouro e as vagas para o Mundial e para os jogos Olímpicos da Juventude

Capitã Lígia recebeu o troféu
Codó (MA) - Com uma vitória por 31 a 24 (16 a 15 no primeiro tempo), sobre o Uruguai, na noite deste sábado (26), o Brasil encerrou de forma invicta a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol, disputado durante toda esta semana, no ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE). A jovem equipe subiu ao lugar mais alto do pódio e garantiu a única vaga para os Jogos Olímpicos Juventude, em agosto, na China, e uma das três disponíveis para o Continente, para o Mundial da Macedônia, em julho. As outras duas ficaram com Paraguai e Argentina, medalhistas de prata e bronze, respectivamente. 

O Brasil fez uma dura partida contra o Uruguai para encerrar a competição. As uruguaias impuseram forte resistência e uma defesa fechada, que impediu os ataques das donas da casa no início. O segundo tempo foi melhor para as brasileiras que começaram a despachar e encontrar o caminho do gol mais facilmente, com jogadas melhor elaboradas. No final, o time comandado pelo técnico Alexandre Schneider conseguiu abrir um pouco mais e partir para a comemoração. 

O Uruguai ficou com a quarta colocação, seguido por Chile e Canadá. 

Para toda a equipe brasileira, foi um grande orgulho conquistar mais este título e as vagas para as competições globais. A jovem equipe, demonstra claramente que pretende seguir os passos do time adulto, atual campeão mundial feminino. 

Para a capitã da Seleção Juvenil, Lígia Silva, que é uma das mais experientes do grupo, com passagens, inclusive pela equipe adulta, o título foi uma grande recompensa. "Fizemos uma preparação intensa, com treinos dia e noite e conseguir uma vaga nas Olimpíadas da Juventude foi muito bom. Vamos fazer de tudo para buscar uma medalha", disse, lembrando que na edição passada dos jogos, o Brasil conquistou a medalha de bronze. "Estamos muito felizes, porque é uma equipe que está com muita raça. Estamos nos espelhando nas campeãs mundiais e vamos com tudo para as Olimpíadas e para o Mundial", acrescentou.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 26 de abril de 2014

Brasil conquista título antecipado do Pan-Americano Juvenil Feminino

País conquistou vaga para o Mundial e para os jogos Olímpicos da Juventude

Equipe comemorou muito a vitória
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol conquistou por antecipação o título do Campeonato Pan-Americano da categoria, disputado em Fortaleza (CE). Com uma vitória muito importante contra o Paraguai, por 26 a 24 (12 a 12 no primeiro tempo), no ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), a equipe chegou aos oito pontos, mantendo a invencibilidade, desde o início da competição. As paraguaias também não haviam perdido até aqui. O resultado, classificou o Brasil para o Campeonato Mundial, em julho, na Macedônia, e para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. 

O jogo foi muito disputado desde o início e as brasileiras demoraram a entrar no ritmo. Com a pressão do Paraguai, que chegou a ficar na frente em algumas ocasiões, o técnico Alexandre Schneider foi obrigado a mexer várias vezes no time, que pouco a pouco foi se encaixando e mostrando mais vontade de vencer. O placar não teve uma grande diferença em nenhum momento, mas no final, a Seleção da casa conseguiu dois gols de vantagem e investiu em uma defesa mais fechada para evitar os contra-ataques adversários até o fim. 

Paraguai e Argentina possuem seis pontos até agora e, mesmo que vençam os confrontos de amanhã, contando com uma derrota do Brasil diante do Uruguai, o confronto direto falaria mais alto. As brasileiras venceram as duas seleções adversárias, portanto têm direito ao título. 

"Nós sabíamos que hoje teríamos um jogo bastante difícil. O Paraguai tem feito um bom trabalho e a equipe está muito bem fisicamente. Mesmo elas tendo uma estatura menor, mostraram muita velocidade e continuidade de jogo. É uma equipe bastante ofensiva, que dificultou a nossa marcação", comentou o treinador. 

Alexandre ficou bastante feliz com o título e com a conquista das vagas para os campeonatos internacionais. "Sempre vamos para a a competições com um compromisso de vencer. O Brasil, historicamente, se sai bem nessa categoria. Até porque, temos um bom potencial de atletas. Mas, ainda temos muito a melhorar, pensando no Mundial e nas Olimpíadas da Juventude. Devemos ter mais três fases de treinamento antes, e temos que saber aproveitar estas fases para dar continuidade a esse trabalho e aperfeiçoar uma série de situações para que possamos representar bem o Brasil e conquistar o melhor resultado", acrescentou.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Brasileiras fecham terceira partida no Pan-Americano Juvenil Feminino com vantagem

Seleção segue invicta na competição disputada em Fortaleza (CE)

Bárbara foi um dos destaques da partida
Codó (MA) - As brasileiras da Seleção Juvenil se saíram bem mais uma vez e somaram seis pontos no Pan-Americano da categoria, disputado até este sábado (26), no ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE). Na terceira rodada, nesta quinta-feira (24), a equipe derrotou o Chile, por 31 a 17 (15 a 9 no primeiro tempo). Amanhã, o Brasil enfrenta o Paraguai, que também segue invicto até aqui, às 17h30. 

As brasileiras conseguiram se sair bem diante das chilenas, que não apresentaram muito perigo. Mesmo com algumas falhas tanto na defesa quanto no ataque, o Brasil não ficou atrás no placar em nenhum momento. No primeiro tempo, conseguiu encaixar algumas boas jogadas que fizeram a diferença.  Já no segundo, conseguiram arrumar algumas coisas e mantiveram a vantagem. 

"Ainda estamos oscilando muito, em alguns momentos, em que falta consciência, com momentos de muita precipitação. Elas têm feito um jogo muito individual e não é essa a proposta, e sim usar do individualismo delas no melhor momento do jogo e às vezes elas não entendem isso. O jogo coletivo e as ações táticas ainda não estão completas. Elas ainda estão com dificuldade no entendimento daquilo que nós gostaríamos que elas fizessem", avaliou o técnico da Seleção, Alexandre Schneider. 

Gols do Brasil: Ana Luiza (6), Bárbara (4), Claudia (4), Bruna Paula (3), Camila (3), Jessica (3), Lígia (3), Talita (2), Aline (1), Gabriela (1) e Bruna Alcine (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Codó é Campeão Cadete Masculino da Copa Maranhão de Handebol 2014

Fabril/GHC/Codó - Campeão Cadete Masculino
Codó (MA) - O que torna uma competição inesquecível? Não é somente tornar-se campeão, sim isso é muito importante, mas isso passa, a festa passa, o que torna uma competição importante é sim seu legado. A Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, devem deixar um legado importante, no contexto geral para atletas brasileiros, assim também foi a COPA MARANHÃO de HANDEBOL, uma experiência indescritível para os atletas de Caxias e todos que participaram.

“Vimos nossos atletas cada vez mais evoluindo e se profissionalizando, deixou uma legado importante para nossos árbitros que agora serão Federados, e ganharão respaldo e profissionalização, será no Piauí, porque aqui no Maranhão, não será possível, ganhamos nós funcionários da SEMELJ que aprendemos a organizar uma competição de alto nível. Uma competição precisa de tabela, de regulamento, de começo meio e fim, de torcida, de quadra em condições de jogo, de apoio logístico, pra quem faz e participa, precisa de respeito, de interação e de participação de atletas internacionais e nacionais que só veem se acreditarem no trabalho”, disse o secretário de Esporte de Caxias, Adelmo Soares.

Esta foi a primeira edição de um evento organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Caxias (SEMELJ) em conjunto com atletas caxienses e os professores de handebol Wagla Rocha, Mauro Portugal (FERDE) e Nildemar Pinheiro, contando com total apoio da Prefeitura de Caxias. Ao todo, participaram da Copa Maranhão de Handebol quatorze equipes representadas por centenas de jovens atletas dos estados do Maranhão e Piauí imbuídos do espírito esportivo, competindo com disciplina, ética e cidadania.

Abaixo, o relato do evento e agradecimento do secretário Adelmo Soares.

“Portanto, é com a satisfação do dever cumprido que a família SEMELJ agradece a todos professores, técnicos, árbitros, as torcidas, a direção das escolas Thales Ribeiro Gonçalves, Clóvis Vidigal, Inácio Passarinho; Eugênio Barros, Duque de Caxias, aos parceiros SAMU, SAAE, Policia Militar, Guarda Municipal, enfim, a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização da Copa Maranhão de Handebol. Não poderíamos deixar de fazer agradecimento especial ao S. Márcio esmero que proporcionou a vinda dos atletas e ex-atletas da Seleção Brasileira de Handebol Fabio Vanini, Luis Carlos Junior, Rodolfo Oliveira e Jaime Torres que prestigiaram nosso evento e proporcionaram um espetáculo dentro e fora da quadra, com lealdade, disciplina e amor ao Esporte, vieram aqui não somente para competir, mas, sobretudo, para manifestar apoio a iniciativas como a Copa Maranhão de Handebol, para tornar possível o sonho de centenas de atletas de todo o Brasil, principalmente do Maranhão.

ao professor Giuliano Ramos que trouxe a seleção do CAIC Balduíno que irá a Turquia, em Julho, representando o Brasil na Copa do Mundo de Handebol Escolar, tornando nossa Copa ainda mais importante, já que, serviu de preparação do representante do Brasil nessa Copa do Mundo de Handebol. Ganhou o Handebol do Maranhão que juntou várias gerações, vê um dos maiores nomes do Handebol Maranhense atuando como foi no caso o Sr. Gastão, foi muito gratificante, vê a festa dos atletas, a interação, as conversas enfim tudo que diz respeito ao crescimento do esporte. Ao contrário do que hoje acontece na federação maranhense de handebol, onde um ditador impõe sua posição, prepara competições apenas para se engrandecer ou seu time, jogos sem prestigio algum, aja visto, que não consegue ginásios para as disputas a altura que o handebol merece, partidas que não terminam, perseguindo árbitros, barrando equipes e dirigentes. Um Presidente que não tem apoio dos que fazem o handebol, uma federação que não sabe reconhecer a força do handebol maranhense que agora tem uma atleta campeã do mundo.

Nós queremos um handebol jogado em quadra, com amor ao esporte com respeito de dirigentes a atletas e dirigentes de clube com a reciprocidade de ambos os casos. E não um handebol escondido, um handebol que somente beneficia os gestores, e esquece seus principais protagonistas, que são os atletas. Realizar uma copa em Caxias foi maravilhoso, por todo esse legado descrito acima, mas também por termos reunidos ideias, pautadas no bom senso, no desejo de ajudar o handebol do Maranhão a sair dessa situação de letargia e lentidão.

Vamos dar a volta por cima, basta nos unirmos, e já estamos trilhando esse caminho. Reunir os principais nomes do handebol como Mauro Portugal , Rosana Motta, Rosangela Diniz, Antonio Gastão, Márcio Esmero, Willyam Martins, Francisco Almeida, Ronaldo Cunha, Adriano Bastos, Nildemar Pinheiro, Wagla Rocha, Jean Nita, Manoel Renato e Gustavo Aranha. Vamos fundar a LIGA INDENPENDENTE DO HANDEBOL MARANHENSE, esse será o maior legado dessa COPA. Viva o handebol do Maranhão!!! Ao fazermos estes agradecimentos e este desabafo, gostaríamos de deixar o convite para em 2015 estarmos juntos novamente na realização da II Edição da Copa Maranhão de Handebol. Viva o Esporte, Viva o Handebol…

Final da Copa Maranhão de Handebol!

Cadete Masculino: 
1º Lugar - Fabril (Codó). 
2º Lugar - GHC (Teresina).

Adulto Feminino: 
1º Lugar - GHC (Teresina).
2º Lugar - Matinha.

Adulto Masculino: 
1º Lugar - GHC B (Teresina).
2º Lugar - GHC A (Teresina).

Fonte: Blog Esporte Codoense.

Brasil lidera Pan-Americano Juvenil Feminino

Com vitória sobre o Canadá, nesta quarta-feira (23), equipe soma quatro pontos

Equipe impôs o ritmo do jogo
Codó (MA) - O Brasil manteve a invencibilidade no Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol, com uma vitória sobre o Canadá, na segunda rodada, disputada nesta quarta-feira (23), no ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE) e se manteve na liderança do campeonato. O placar, bastante elástico, terminou 36 a 8 (15 a 6 no primeiro tempo), e mostrou que esse pode ter sido o confronto mais tranquilo para a Seleção Nacional até o fim da competição, no próximo sábado (26). 

Mesmo com o Canadá não impondo grandes dificuldades, as representantes do time verde e amarelo mantiveram o bom ritmo do início ao final. Com uma partida tranquila, a equipe teve tempo de tentar construir boas jogadas e muitas delas saíram bem, porém, outras não foram tão efetivas. Por isso, o técnico da equipe, Alexandre Schneider, disse que é preciso arrumar alguns pontos para os próximos confrontos. 

"Hoje não foi uma partida em que pudemos fazer uma avaliação muito detalhada, pois o Canadá não impôs muitas dificuldades. Falhamos em alguns pontos e temos que trabalhar para os próximos jogos. Amanhã vamos treinar pela manhã para pensarmos na partida contra o Chile", analisou o treinador. 

Amanhã, a competição segue para a terceira rodada, iniciando pelo confronto entre Uruguai e Paraguai, às 14h30. Na sequência, às 16h, a Argentina enfrenta o Canadá, e às 17h30, o Brasil busca mais um resultado positivo contra o Chile. 

Gols do Brasil: Bárbara (7), Cecília (5), Ana Luiz (5), Bruna Paula (3), Lígia (3), Camila (2), Aline (2), Gabriela (2), Talita (2), Claudia (2), Bruna Alcine (2) e Mariane (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Projeto social MiniHand chega a duas cidades do Ceará

Escolas em Horizonte e General Sampaio passarão a fazer parte do programa promovido pela CBHb

Manoel Oliveira fez a entrega dos núcleos
Codó (MA) - Duas escolas do Estado do Ceará passam a contar, a partir de agora, com um núcleo do projeto MiniHand, promovido pela Confederação Brasileira de Handebol, em parceria com o Banco do Brasil e os Correios, patrocinadores oficias da modalidade no País. A iniciativa visa à iniciação de crianças no esporte, com um caráter muito mais lúdico e recreativo, do que competitivo. 

As escolas contempladas foram Maria Arina Lobo de Mesquita, na cidade de General Sampaio, e Raimunda Duarte Teixeira, em Horizonte. Cada núcleo recebeu um kit completo, com apostilas, coletes para alunos e monitores, além de bolas. Com a inclusão dos colégios cearenses, o MiniHand conta atualmente com 14 núcleos. Por enquanto, os Estados participantes são Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe. 

A cerimônia de entrega dos núcleos foi feita no intervalo da partida entre Brasil e Argentina, nesta terça-feira (22), na primeira rodada do Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol, em Fortaleza (CE). 

O secretário de esportes de General Sampaio, Rafael Marinho Bezerra, falou sobre a importância da chegada do projeto para a escola. "Ficamos muito felizes em levar esse projeto para General Sampaio. É muito importante levar o esporte para outras áreas do Estado. No cidade tem um bom trabalho nessa área e esse projeto só veio contribuir", comentou. 

Francisco Luciano Pinheiro da Silva, falou sobre a importância da chegada do projeto para a escola Maria Arina Lobo de Mesquita. "Está é uma grande oportunidade que nos foi dada pela CBHb, pelos Correios e o Banco do Brasil, para tirar as crianças da ociosidade e levar para o esporte. No município, já temos trabalhos semelhantes, com escolinhas de outros modalidades e agora vamos trabalhar com o handebol, o que tenho certeza que será muito bom".
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Brasil faz jogo equilibrado e garante primeira vitória no Pan-Americano Juvenil Feminino

Seleção enfrentou a Argentina já na estreia e fez 32 a 31, na competição disputada em Fortaleza (CE)

Seleção Brasileira Juvenil Feminina
Codó (MA) - O Brasil iniciou o Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol com uma vitória apertada sobre a Argentina. Nesta terça-feira (22), no ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), a partida levantou o público presente e teve um final empolgante. As brasileiras fecharam o placar em 32 a 31 (17 a 13 no primeiro tempo), com um bom desempenho. A competição segue até o próximo sábado (26) e conta também com Canadá, Chile, Paraguai e Uruguai. Amanhã, às 17h30, o Brasil enfrenta o Canadá. 

As brasileiras entraram muito fortes na partida, com boa velocidade e contra-ataques consistentes, foram pouco a pouco construindo uma grande vantagem sobre as argentinas. No final do primeiro tempo, as adversárias apertaram um pouco mais e a diferença no placar diminuiu. No segundo tempo, o ritmo do Brasil começou a diminuir, enquanto isso, as argentinas tomaram gosto pelo jogo e começaram a encostar no placar. O final foi praticamente dramático, como quase sempre entre as duas equipes, e as brasileiras terminaram ganhando por apenas um gol. 

"Começamos o jogo muito bem. Entramos tanto defensivamente quanto com um contra-ataque forte. Depois, elas melhoraram na defesa e as coisas começaram a ficar mais difíceis. Isso abalou um pouco a equipe também. Talvez pela ansiedade do primeiro jogo e ainda mais contra a Argentina, não tivemos o desempenho esperado", avaliou o técnico da Seleção Brasileira, Alexandre Schneider. 

Amanhã, o Brasil enfrenta o Canadá, que conseguiu fazer apenas 11 gols no duelo de hoje contra o Paraguai. Isso não significa que as brasileiras podem relaxar por completo. "Teoricamente, temos um jogo mais tranquilo. Isso é bom, porque depois de uma partida tão forte quanto essa, teremos a oportunidade de nos recompormos. Os desgaste físico é muito grande. Vai ser importante para que possamos revezar o grupo e chegarmos bem preparados para os jogos seguintes", continuou. 

A rodada desta quarta-feira (23) conta com mais duas partidas. Às 14h30, a Argentina enfrenta o Uruguai e às 16h, entram em quadra Chile e Paraguai. 

Gols do Brasil: Bruna Paula (8), Cecília (7), Claudia (4), Jéssica (3), Talita (3), Luiza (3), Lígia (2), Juliana (1) e Aline (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A manhã terá inicio a Copa Maranhão de Handebol 2014

Maior competição de handebol da região dos Cocais inicia nesta sexta 


Codó (MA) - Tem início nesta sexta-feira (18), a partir das 9h da manhã, a maior competição de handebol da região dos Cocais: a Copa Maranhão de Handebol. O evento é uma realização da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), e contará com as presenças de competidores do Maranhão, Pará, Tocantins, Piauí e Ceará.

Ao todo 550 atletas, dirigentes e técnicos, de 16 cidades, irão participar da competição. Para o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, o grande número de atletas caxienses inscritos representam o fortalecimento do esporte na cidade. “Nós conseguimos, com recursos próprios, mudar a cara do esporte de Caxias e a prova disso é o grande número de jovens que temos participando deste evento”, destaca o prefeito.

Um dos grandes destaques do evento será a presença do atleta de níveis internacionais, Fábio Vanini. Fábio atuou aproximadamente 10 anos pela Seleção Brasileira, jogou na Suíça em Zurick, pelo Grasshopper Clube Zurick, popularmente conhecido como GC, e conseguiu um título inédito, o da Liga Nacional do País.

Na Copa Maranhão de Handebol haverá duas Categoria, disputadas entre cadetes e adultos, no Masculino e Feminino. A premiação ficará em torno de R$ 8.000 mil reais, com entrega de troféu e medalhas para campeões e vices.

Segundo o secretário municipal de Esporte, Adelmo Soares, a região dos Cocais está sendo contemplada com a competição, visto que nem mesmo a Federação Maranhense de Handebol tem conseguido fazer eventos deste porte. “O Maranhão tem uma atleta na Seleção Brasileira de Handebol, que foi Campeã Mundial de Handebol, Ana Paula. Mesmo assim no nosso estado a modalidade está paralisada desde que a Federação foi entregue ao atual presidente, que tem sérios problemas com dirigentes, atletas, árbitros e treinadores”, destaca o secretário.

As disputas são abertas para toda a população assistir. Elas acontecerão nos turnos da manhã e tarde, e seguem até o dia 21 de abril.

Fonte:  Difusora Caxias.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Brasil será o palco do Mundial de Handebol de Areia 2014

Competição reunirá 24 seleções, que irão disputar o título mais importante da modalidade no feminino e masculino

Codó (MA) - Os maiores representantes do handebol de areia do planeta estarão em Recife (PE), no final do mês de julho. De 22 a 27, 24 seleções irão disputar o título do Mundial da modalidade, na qual o Brasil é tricampeão masculino e bicampeão feminino. A competição, que chega à sexta edição, contará mais uma vez com os dois naipes.

Os participantes são os primeiros colocados em cada campeonato continental e uma disputa muito forte é esperada, já que o esporte se torna cada vez mais popular em várias partes do Mundo.

A logomarca oficial da competição já foi divulgada e traz o conceito de vibração, orgulho, força, natureza, raça, superação, união e alegria.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Fortaleza (CE) recebe geração promissora do handebol no Pan-Americano Juvenil Feminino

Competição contará com a participação de seis países do Continente Americano e vale vaga para o Mundial e para os Jogos Olímpicos da Juventude

Brasil estreia contra a Argentina
Codó (MA) - A partir da próxima terça-feira (22), o ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), será palco de uma importante disputa da nova geração do handebol das Américas. A capital cearense irá receber seis Seleções, que irão brigar pelo título do Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino. A competição, além de colocar em jogo o lugar mais alto do pódio, também vale vaga para o Mundial da categoria, em julho, na Macedônia, e para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China, por isso, tem importância redobrada. Serão cinco dias de jogos, com a participação do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Paraguai e Uruguai.

O campeonato será disputado em forma de pontos corridos, ou seja, todos os adversários jogam contra todos e aquele que somar mais pontos será o campeão. O Brasil estreia logo contra a Argentina, um de seus principais oponentes. A partida está marcada para as 18h, após a cerimônia de abertura, às 17h30. Antes disso, o Uruguai enfrenta o Chile, às 14h30, e o Paraguai pega o Canadá, às 16h. 

O Brasil entra em quadra com 16 jovens talentos, que chegam ainda mais incentivados depois que o País conquistou o ouro inédito no Mundial Feminino Adulto, em dezembro, na Sérvia. Um exemplo a ser seguido por várias gerações. É uma nova safra, com excelente estatura e com muito talento. "Esse trabalho que está sendo feito, com a observação de atletas de vários Estados, por meio da visita dos nossos técnicos das Seleções Olímpicas aos campeonatos regionais e Jogos Escolares, além dos Acampamentos, nos permite avaliar uma grande quantidade de jogadores e tem nos trazido resultados muito positivos", destacou o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira. 

"Temos muita expectativa com essa categoria, que nos trouxe nossa primeira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. Esperamos que ela siga com esse grande desenvolvimento tanto dentro de quadra, quanto fisicamente, para que possamos colher ainda mais resultados positivos", acrescentou o dirigente. 

Trazer a competição para o Brasil também foi uma forma de mostrar ainda mais a modalidade e incentivar jovens talentos. "Este é um momento muito positivo para jogarmos em casa. É uma grande oportunidade que tivemos de levar este campeonato para um Estado do Nordeste, que tem tido, nos últimos tempos, uma participação bastante efetiva na modalidade. Acredito que ele servirá também como estímulo para o surgimento de novos atletas", completou Manoel. 

Este ano, o País já brilhou em outras competições das categorias de base, conquistando o título dos Pan-Americanos Júnior Masculino e Juvenil Feminino, disputados na Argentina.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

I Copa da Juventude de Handebol de Areia 2014

Equipe: Dom Quixote atual Campeã Codoense
Codó (MA) - Iniciara nesta quarta-feira, 16 de abril as 07h:30m a  "I Copa da Juventude de Handebol de Areia" patrocinada pela Secretaria da Juventude de Codó.

Na arena da Escola Ananias Murad iniciara a competição de Handebol de Areia com a participação de 06 equipes que são: (Ananias Murad, CHC, CHC 2, Dom Quixote, IFMA e Pequeno Polegar).

Segundo o organizador da competição Professor Coqueiro, a "I Copa da Juventude de Handebol de Areia" só está sendo realizada devido o empenho da secretária Rosilda Pereira que se prontificou a patrocinar o evento com as premiações distribuída da seguinte forma: (Campeão: R$ 500,00 reais, Troféu e medalhas, Vice: R$ 300,00 reais, Troféu e medalhas, 3º Colocado: R$ 200,00 reais, Troféu e medalhas).
 

Todos os jogos serão disputados na arena da Escola Ananias Murad, com exceção da final que esta marcada para a arena do aeroporto no dia 01/05 dia do trabalhador. 

Fonte: Blog: Esporte Codoense.
Edição: Codó Handebol Brasil.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Seleção Juvenil Feminina entra em reta final de preparação para o Pan-Americano

Equipe irá treinar durante dez dias em Blumenau (SC), para a competição disputada de 22 a 26 deste mês, em Fortaleza (CE)

Lígia Costa
Codó (MA) - Na reta final para a disputa do Campeonato Pan-Americano, a Seleção Juvenil Feminina de Handebol se concentra em mais uma fase de treinamento, antes da disputa, que tem início no dia 22, em Fortaleza (CE). O grupo com 19 atletas irá se reunir no SESI, em Blumenau (SC), a partir desta sexta-feira (11), até o dia 21. A competição é de extrema importância para o Brasil, pois garante vaga para os três primeiros colocados para o Campeonato Mundial da categoria, em julho, na Macedônia, além de classificar o campeão para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. 

Das 19 convocadas, o técnico Alexandre Schneider terá de escolher apenas 16 para a o Pan-Americano. Uma tarefa que não será fácil, pois a qualidade de toda a equipe é grande. "Esta será uma fase importante, pois vamos definir o grupo que irá seguir para o Pan-Americano e aperfeiçoar algumas ações que tentamos implantar na etapa anterior, que incluem alguns aspectos táticos. Para nós foi uma surpresa a postura das atletas já na primeira fase. Todas estão com muita vontade e determinação para conquistar o título", revelou.

O treinador ficou feliz com a escolha de Fortaleza (CE) como sede do campeonato. "Jogar em casa vai ser importante. Esperamos que o público participe e se mobilize para nos apoiar. O título nos leva aos Jogos Olímpicos da Juventude e esperamos efetivamente alcançá-lo. As atletas são bastante jovens, mas estão muito determinadas a evoluir e representar bem o País para garantir essa classificação", finalizou Schneider. 

O Campeonato Pan-Americano será disputado no ginásio da Unifor e contará com a presença de seis Países. Estão confirmados, além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Seleção Juvenil Feminina:

Goleiras - Flávia Lima Gabina (Assoc. de Handebol de Umuarama-PR), Luisa Marchhausen dos Santos (Ec Pinheiros-SP) e Maitê de Lima Dias (Assoc. Osoriense-RS). 

Pontas - Aline Mayumi Koeke Bednarski (Hebraica-SP), Ana Cláudia Bolzan e Silva (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES), Ana Luiz Aguiar Camelo Borba (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES) e Gabriela Nicacio Messias (Colégio Eduardo Gomes-SP). 

Central - Bárbara Sanny Vasconcelos Ferreira (Colégio Evolutivo/Hand. Clube-CE), Talita Alves Carneiro (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES) e Tayná dos Santos Neves (Assoc. De Handebol de Umuarama-PR). 

Armadoras - Bruna Aparecida Almeida de Paula (Sel/Fadenp/São José dos Campos-SP), Bruna de Souza Alcine (EC Pinheiros-SP), Cecília do Nascimento Mouzinho (Clube Português do Recife/AESO-PE), Juliana Borges Lima (Assoc. Cariaciquense de Esportes-ES), Lígia Costa Maia da Silva (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS) e Mariane Cristina Oliveira Fernandes (Metodista/São Bernardo-SP).

Pivôs - Camila Vitória Moraes Gominho Maia (Clube Português do Recife/AESO-PE), Jéssica Louise Suzano Costa (Vila Olímpica Manoel Tubino-RJ) e Taís Rosana Hoffmann (Assoc. Amigos do Handebol Chapecó-SC).

Comissão técnica:

Técnico: Alexandre Schneider.
Assistente técnico: Isaias Gomes de Oliveira.
Treinadora de goleiras: Camila Dionísio Ferraz.
Preparador físico: Fausto José Steinwandter.
Fisioterapeuta: Nelson Lineu de Assis.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Com triunfos em três categorias, handebol comemora resultado de trabalho contínuo

No último fim de semana, Seleções Adulta Masculina, Juvenil Masculina e Júnior Feminina garantiram o primeiro lugar para o País

Manoel Luiz Oliveira
Codó (MA) - No último fim de semana o handebol brasileiro teve vários motivos para comemorar. A modalidade, que vem fazendo um trabalho exemplar e contínuo, não somente com as Seleções Olímpicas, mas também com as categorias de base, demonstra a cada dia que o esforço conjunto dos profissionais envolvidos, patrocinadores e apoiadores tem dado certo. No sábado (5), a Seleção Adulta Masculina foi campeã de um torneio amistoso, disputado na Espanha com clubes europeus. Enquanto isso, a Júnior Feminina e a Juvenil Masculina levantaram o troféu do Campeonato Pan-Americano em suas respectivas categorias, realizados em Buenos Aires, na Argentina, e garantiram vaga para importantes competições internacionais. O saldo positivo só confirma que o País, atual campeão mundial na categoria feminina, está no caminho certo.

Diante disso, a avaliação do presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira é extremamente positiva. "Temos muito a celebrar. Primeiramente, o desempenho do Brasil no torneio da Espanha, jogando com clubes experientes e de alto nível foi muito bom. Para completar, os resultados conquistados pelas seleções de base foram excelentes. Não é fácil ganhar da Argentina dentro da casa deles, sempre com uma torcida muito presente. Esses títulos são continuidade do trabalho que estamos fazendo, que incluem os Acampamentos com as categorias de base e a observação constante desses atletas", disse, lembrando que nos dois Pan-Americanos, o Brasil decidiu o título contra as Seleções da Argentina e fechou os placares com uma boa vantagem.

A Seleção Júnior Feminina garantiu uma das três vagas para o Mundial da Croácia, em junho. Já a masculina irá representar o Continente nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. "Tudo isso nos enche de orgulho e entusiasmo. Sabemos que isso significa mais responsabilidade e ainda mais trabalho, mas nos dá também muita esperança de que vamos conquistar resultados ainda melhores. Essas conquistas só podem ser possíveis com o apoio do Ministério do Esporte e dos nossos patrocinadores, Correios e Banco do Brasil. Só temos a agradecer a todos", continuou o dirigente. 

Manoel Oliveira encerra, lembrando que tudo isso faz parte de um amplo planejamento, que tem como foco principal os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e também as edições seguintes. "Estamos fazendo uma forte preparação, visando as Olimpíadas do Rio, mas também preparando os jovens atletas para as próximas edições. Tenho certeza de que iremos conquistar um bom resultado no Rio, mas que nossos resultados terão continuidade depois disso."

O próximo passo do Brasil no handebol será a disputa do Pan-Americano Juvenil Feminino, de 22 a 26 de abril, em Fortaleza (CE). Assim como na disputa masculina, o campeonato classifica o primeiro colocado para os Jogos Olímpicos da Juventude.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.