Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Codoense é escolhido o Melhor Armador Central do Mundial Escolar de Handebol

Euzébio, recebe o Prêmio de Melhor Central do Mundial Escolar
Codó (MA) - Durante toda a semana venho acompanhando pelo globoesporte.com o desempenho da equipe piauiense CAIC BALDUÍNO no campeonato mundial escolar na Turquia, pois a mesma mantém um intercâmbio com as equipes codoenses: GHC, Holanda e Colégio Batista, e já teve na conquista do último campeonato brasileiro em dezembro de 2013, as participações dos codoenses: Genilson Freitas (auxiliar técnico) e Fabrício Farias (goleiro).

Através de uma rede social mantive contato hoje com Márcio Esmero (atleta e dirigente da equipe codoense GHC/Fabril/Codó) que se mostrou muito feliz com a conquista da equipe piauiense com quem mantém permanente intercâmbio através de seu colega e técnico Giuliano Ramos. Márcio destacou ainda a felicidade pelo atleta piauiense que nasceu em Codó, Euzébio, ter sido escolhido o melhor armador central do campeonato mundial. Márcio comentou a possibilidade de outros codoenses virem a ter sucesso nacional no handebol: "É bom acontecer essas coisas para a turma perceber que determinação, objetividade e trabalho são garantias do sucesso. O handebol hoje em Codó se resume há anos em Colégio Batista e Holanda/Fabril/GHC, uma parceria boa de escola e clube... e sempre com destaques que vão para fora. Ex: Karol e Léo no início, depois o Lucas, o Euzébio, Fabrício e agora ainda vamos colher muitos frutos com o João Henrique, o Marcos Felipe e o Lucas Moreira, ambos do Colégio Batista."

A história do codoense Euzébio Henrique da Silva, que foi escolhido o melhor armador central do mundo é de superação, pois o mesmo no momento do parto teve uma paralisia que afetou a oxigenação das células cerebrais e comprometeu os movimentos do braço esquerdo. A deficiência, no entanto não foi obstáculo para o sucesso do garoto no handebol, pois o mesmo teve a oportunidade de mostrar suas habilidades e atingir o sucesso no handebol.

Segundo o estudande de educação física e técnico de handebol do Colégio Batista e GHC, Genilson Freitas, que participou da conquista do CAIC no campeonato Brasileiro de 2013 como auxiliar juntamente com o goleiro codoense Fabrício Farias, o mérito deste vice campeonato mundial e todo ao trabalho do técnico Giuliano e à dedicação de seus comandados. Genilson comentou ainda que caso suas equipes vençam a etapa regional leste dos JEM´s (03 a 10 de julho), irá levar suas equipes para um intercâmbio de 03 dias em Teresina com os vices campeões mundiais.

Pódium do mundial escolar na Turquia: 1º - Alemanha - 2º - Brasil - 3º - Dinamarca
Segue abaixo na íntegra a matéria do globoesporte.com sobre a conquista do vice campeonato mundial escolar de handebol pela equipe piauiense.

Os meninos do Caic Balduíno conquistaram um feito inédito para o Brasil. Na manhã desta sexta-feira, a equipe piauiense conquistou o segundo lugar no Mundial Escolar de Handebol, disputado em Trabzon, na Turquia. O vice-campeonato veio após derrota para a Alemanha por 28 a 20 na decisão do torneio. A conquista é inédita para o país.

Logo após o confronto, o técnico do Caic, Giuliano Ramos, lamentou a derrota, mas não escondeu a felicidade de ter deixado a equipe como a segunda melhor do mundo.
 
Infelizmente perdemos de 28 x 20. Fomos vice- campeão do mundo. Obrigado pela oração, torcida e amor. DEUS SEMPRE NO COMANDO. Feliz da vida - disse o treinador em sua página nas redes sociais.

Caminho até a final do Mundial

A caminhada até o o vice do Mundial Escolar de Handebol foi árduo e cheio de altos e baixos. O caminho, aliás, começou a ser percorrido em 2011, quando a equipe conquistou a vaga para o Mundial de 2012, disputado na Grécia. Naquela ocasião, o time não chegou às semifinais, mas o oitavo lugar foi suficiente para saber que os piauienses teriam condições de brigar de igual para igual em qualquer lugar e com qualquer adversário.

De lá para cá, garra, determinação e talento ganharam aliados. O apoio dado foi, de acordo com o técnico da equipe, importante para que o Caic disputasse torneios nacionais, ganhasse experiência e vencesse a seletiva para o Mundial, disputada no Espírito Santo. Invictos, eles bateram os donos da casa e quem mais apareceu pela frente.

Depois do Mundial, fizemos um planejamento especifico, trabalhamos muito, o grupo ficou muito unido e também tivemos apoio. Isso, aliás, foi fundamental para que disputássemos torneios, ganhássemos experiência e pudesse estar aqui hoje - disse Giuliano Ramos, logo após conquistar a vaga para o Mundial.

De fevereiro até a viagem para Turquia, treinos, treinos e mais treinos. Moleza nem durante férias e finais de semana. Em Trabzon, cidade-sede do torneio, o maior adversário foi o cansaço na estreia. No primeiro jogo, derrota para os donos da casa. Depois do ‘susto’, vitória para Eslováquia, Sérvia, Hungria e Grécia, na fase de grupos; Turquia B e Dinamarca na fase de mata-mata. Nesta sexta, diante da Alemanha, a segunda derrota e um vice-campeonato inédito.

Fonte: Blog Esporte Codoense.

Seleção Masculina fica com a prata no Campeonato Pan-Americano 2014

Brasileiros conquistaram vaga para o Mundial do Catar, em janeiro

Brasil ficou com a prata e está classificado para o Mundial do Catar
Codó (MA) - A Seleção Masculina de Handebol ficou com a prata no Campeonato Pan-Americano, disputado no Ginásio Sérgio Matto, em Canelones, no Uruguai. Na noite deste domingo (29), a equipe foi superada na final pela Argentina, por 30 a 19 (15 a 12 no primeiro tempo). Assim como as duas melhores equipes da competição, o Chile também está classificado para o Mundial do Catar, que será em janeiro, após vencer o Uruguai na disputa do terceiro lugar e levar o bronze.

O clássico das Américas começou com um gol da Argentina, que abriu o placar com menos de um minuto, mas o Brasil não demorou para empatar. Os argentinos erraram bastante, com bolas para fora e na trave, mas ainda assim ficaram sempre à frente no marcador. No fim do primeiro tempo, o placar era o de 15 a 12 para os argentinos. No segundo, a Argentina voltou ainda melhor, consistente no ataque e na defesa, neutralizando as ações do Brasil. Mesmo os brasileiros lutando até o fim, a dificuldade foi só aumentando e não foi possível reverter. A partida foi finalizada em 30 a 19. 

Para o técnico Jordi Ribera, o grupo não apresentou seu melhor handebol nesta final. "Foi um jogo difícil e duro. Os argentinos têm um bom nível e foram superiores a nós durante os 60 minutos. Nós tivemos dificuldades para fazer gols e também para defender. Não conseguimos recuperar bem as bolas e erramos nos contra-ataques", analisou. "Agora, é levantar a cabeça e olhar para frente. Vamos seguir trabalhando para os nossos próximos objetivos", completou o treinador espanhol.

Após o confronto, Maik Santos foi eleito o melhor goleiro da competição. "Eu não esperava. A minha meta era a de ser campeão com a equipe, mas estou feliz pelo reconhecimento do meu esforço", disse.

Segundo o goleiro, todos têm que reconhecer o quanto a Argentina foi superior. "Eles foram eficazes nas ações de ataque e defesa. Entraram forte e dificultaram até o último minuto, não nos deixando jogar. Nós lutamos, mas não conseguimos fazer uma boa partida. Vamos seguir trabalhando para melhorarmos cada vez mais", relatou.

Nas outras disputas do dia, o Chile levou a melhor sobre o Uruguai, em um confronto equilibrado que foi finalizado em 25 a 24, assegurou a medalha de bronze e a terceira vaga para o Mundial do Catar. Em quinto lugar ficou a Groenlândia, após vencer os Estados Unidos, por 43 a 32. Por fim, a sétima colocação foi do México, que passou pela Guatemala, por 37 a 16.

Gols do Brasil: Fernando (6), Arthur Patrianova (3), Wesley (3), Diogo (2), Arthur Sousa (1), Guilherme (1), Lucas (1), Oswaldo (1) e Vinícius (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil faz jogo equilibrado, mas não passa pela Romênia no Mundial Júnior Feminino

Segunda partida da equipe no campeonato terminou 26 a 21

Brasil parte para terceiro desafio na terça
Codó (MA) - A Seleção Brasileira Júnior Feminina de Handebol disputou a segunda partida pelo Campeonato Mundial, neste domingo (29), em Cakovec, na Croácia. A equipe não conseguiu passar pela Romênia, mas fez uma partida bem equilibrada. O placar terminou 26 a 21 (14 a 11 no primeiro tempo) para a equipe europeia. As próximas adversárias das brasileiras serão as chinesas, na próxima terça-feira (1°), às 15h30 (horário de Brasília). 

O Brasil conseguiu jogar de igual para igual e deu trabalho para as romenas. Ainda no primeiro tempo, a equipe pressionou bastante e conseguiu finalizar apenas quatro gols atrás. Na segunda parte, o ritmo se manteve alto e o Brasil buscou a aproximação, mas não conseguiu reverter a diferença. 

A Seleção Brasileira faz parte do grupo D, que conta ainda com Romênia, Eslovênia, China e Tunísia.

Gols do Brasil: Gabriela Pessoa (7), Giulia (5), Renata (3), Tamires (2), Tauani (2), Paloma (1) e Isabel (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

domingo, 29 de junho de 2014

Brasil conquista vaga no Mundial do Catar e na final do Pan-Americano Masculino

Equipe venceu o Chile na semifinal e enfrenta a Argentina na decisão, neste domingo (29), às 20h, no Uruguai

Thiago Torres dos Santos, Central
Codó (MA) - A Seleção Masculina de Handebol está trilhando um belo caminho no Campeonato Pan-Americano, disputado no Ginásio Sérgio Matto, em Canelones, no Uruguai. Neste sábado (28), a equipe avançou à final da competição, após vencer o Chile na semifinal, e conquistou uma das três vagas para o Mundial do Catar, em janeiro do ano que vem. Em busca do título Pan-Americano, os brasileiros enfrentam a Argentina na decisão, que será neste domingo (29), às 20h.

Contra o Chile, novamente o Brasil fez uma boa partida. O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes atacando e balançando a rede. Os brasileiros foram superiores e conseguiram fechar o período em 16 a 13. Na volta à quadra, a vantagem do Brasil só aumentou, o time errou menos e conseguiu finalizar o jogo em 36 a 28, garantindo, assim, vaga na final. 

O duelo e o desempenho dos atletas agradaram ao técnico Jordi Ribera. "Foi uma partida difícil. O Chile apresentou um handebol de alto nível, o que nos obrigou a jogar bem. Conseguimos acertar as nossas ações. No segundo tempo, seguimos aproveitando as oportunidades e ampliamos a diferença no placar", afirmou.

Sobre a Argentina, que venceu o Uruguai na semifinal por 30 a 16, Jordi ressalta que os confrontos contra os ‘hermanos’ são sempre difíceis, ainda mais em uma final. "Não será um jogo fácil. Eles têm ataque e defesa muito bons, é uma equipe perigosa e que vai jogar completa, mas sabemos que podemos vencê-los", completou o treinador espanhol.

A vontade de ser campeão é grande, segundo o central Thiago Torres dos Santos. "Sempre há aquela rivalidade nos jogos entre Brasil e Argentina, mas seguiremos com a mesma postura que tivemos em todas as partidas. Vamos fazer o nosso melhor e ir em busca da vitória. Queremos muito esse título", disse o paulista de 26 anos, nascido em Tupã (SP).

Na disputa por posições de hoje, a Groenlândia passou pela Guatemala, por 44 a 22, e os Estados Unidos pelo México, por 41 a 28. Neste domingo (29), às 14h, será a decisão do sétimo lugar, entre Guatemala e México. Às 16h, se enfrentam Groenlândia e Estados Unidos, de olho no quinto. A disputa do bronze e da terceira vaga no Mundial será às 18h, entre Uruguai e Chile. 

Gols do Brasil: Alexandro (5), Arthur Patrianova (5), Diogo (4), Fernando (4), Oswaldo (4), Guilherme (3), Arthur Sousa (2), Lucas (2), Thiago (2), Wesley (2), Cléber (1), João Pedro (1) e Vinícius (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sábado, 28 de junho de 2014

Equipe do Piauí conquista a prata no Campeonato Mundial Escolar 2014

Caic Balduíno (PI) garantiu colocação inédita para o Brasil, na Turquia

Caic Balduino (PI) é a segunda melhor equipe escolhar do Mundo
Codó (MA) - O Caic Balduíno, do Piauí, representou o Brasil no Mundial Escolar de Handebol e fez bonito. A equipe conquistou o inédito vice-campeonato para o País, após ser superada pela Alemanha, por 28 a 20, na decisão, que foi realizada nesta sexta-feira (27). A competição foi disputada em Trabzon, na Turquia. 

O técnico dos piauienses, Giuliano Ramos, destacou a importância dessa conquista não só para o grupo, mas também para o handebol brasileiro. "Para a equipe foi uma grande oportunidade, que proporcionou crescimento e ainda mais respeito ao nosso trabalho. Essa visibilidade traz mais interesse para a prática da modalidade, o que faz com que surjam novos talentos", disse.

Na fase classificatória, os brasileiros foram superados apenas pela Turquia. A equipe venceu a Eslováquia, Sérvia, Hungria e Grécia. Nas quartas de final, passaram pela Turquia B, na semifinal pela Dinamarca, e na final sofreram o resultado negativo para a Alemanha. 

"No primeiro jogo, tivemos problemas devido ao fuso-horário, sono e cansaço, então não fizemos uma boa partida. A partir do segundo, fomos crescendo a cada confronto, conquistando resultados expressivos. Na final, não conseguimos apresentar o nosso handebol e não tivemos um bom desempenho. Ainda assim, conseguimos ser a segunda melhor equipe escolar do Mundo e estamos muito felizes", relatou Giuliano. 

Esta foi a segunda vez que os brasileiros participaram da competição, que é realizada a cada dois anos. Em 2012, na Croácia, a equipe ficou na oitava colocação.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil é superado pela Rússia na estreia do Mundial Júnior Feminino

Neste domingo, equipe tem novo desafio contra a Romênia pelo grupo B

Gabriela, Goleira da Seleção Júnior
Codó (MA) - O Brasil foi superado na partida de estreia do Campeonato Mundial Júnior Feminino de Handebol. Neste sábado (28), em Cakovec, na Croácia, a equipe fez uma partida difícil, em que o placar terminou 35 a 19 (13 a 10 no primeiro tempo) em favor da Rússia. A Seleção Brasileira faz parte do grupo D, que conta ainda com Romênia, Eslovênia, China e Tunísia, e neste domingo (29) faz a segunda partida pela competição, contra a Romênia, às 11h (horário de Brasília). 

No primeiro tempo, o jogo foi mais equilibrado e, apesar de vários erros, principalmente no contra-ataque, a equipe conseguiu segurar o placar com pouca diferença. Na segunda parte, o rendimento do time brasileiro caiu, enquanto isso, a Rússia se manteve bastante ofensiva e fez com que a diferença crescesse muito até o final. Gabriela Pessoa foi a artilheira do Brasil, com sete gols. 

"Fizemos um bom primeiro tempo e  um bom início de segundo tempo, chegando a ficar com apenas dois gols de diferença, mas a partir daí, precipitamos algumas bolas e elas abriram no placar. Cansamos muito no final, aí elas não perdoaram e tomamos muitos gols de contra ataque, analisou o técnico Eduardo Carlone. 

Gols do Brasil: Gabriela Pessoa (7), Tamires (2), Renata (2), Tauani (2), Nadyne (1), Bruna (1), Carolline (1), Marcella (1), Paloma (1) e Fabiane (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Brasileiras iniciam disputa do Mundial Júnior Feminino

Seleção fará a estreia contra a tradicional Rússia, neste sábado (28)

Tamires Morena, Pivô
Codó (MA) - A nova geração do handebol feminino brasileiro vai em busca de um bom resultado para o País, a partir deste sábado (28), no Campeonato Mundial Júnior, na Croácia. Sendo uma das integrantes do grupo D, com sede em Cakovec, a equipe estreia contra a Rússia, às 11h15 (horário de Brasília). A chave conta ainda com a Romênia, Eslovênia, China e Tunísia, adversários das brasileiras na fase classificatória. 

Depois de várias etapas de preparação, as brasileiras embarcaram para a Croácia nesta quinta-feira (26). O grupo trabalhou duro e se sente bem confiante, porém, com os pés no chão, pois sabe que irá enfrentar adversários de peso logo no início. "Fizemos bons treinamentos. Na última fase, conseguimos fazer jogos com os Estados Unidos e com a nossa Seleção Adulta. Tivemos um bom aproveitamento. Agora vamos para a competição com o objetivo de melhorar nossos resultados anteriores", analisou o técnico Eduardo Carlone. 

Um dos diferenciais da equipe é a união, demonstrada durante toda a preparação. "As atletas estão bastante animadas. Esse é o nosso campeonato mais importante e elas se dedicaram bastante. Fizemos uma boa campanha no Mundial anterior ao terminar com o 12º lugar e vamos tentar melhorá-la", completou o treinador.

Depois de encarar a Rússia, no domingo (29), o Brasil joga com a Romênia, às 11h, na terça-feira (1º), as adversárias serão as chinesas, às 15h30, na quinta-feira (3), a partida será contra a Tunísia, às 15h30, e no sábado (5), a Eslovênia, às 13h30. As eliminatórias têm início no dia 7 e a grande final será disputada no dia 13 de julho.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Brasil supera o Uruguai e enfrenta o Chile na semifinal do Pan-Americano Masculino

Duelo com os donos da casa foi finalizado em 33 a 15, na noite desta quinta-feira (26)

Henrique Teixeira, Central
Codó (MA) - Com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira Masculina de Handebol chegou à semifinal do Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado no Ginásio Sérgio Matto, em Canelones, no Uruguai. A equipe, comandada pelo técnico espanhol Jordi Ribera, passou pelos donos da casa e chegou a terceira vitória, na noite desta quinta-feira (26). 

Mesmo com um ginásio cheio e barulhento, os brasileiros não encontraram muitas dificuldades e souberam dar um bom ritmo ao jogo. O armador esquerdo Guilherme Valadão abriu o marcador aos três minutos e a equipe permaneceu à frente durante toda a partida. A torcida uruguaia vibrava a cada defesa do goleiro Manuel Adler, que teve uma boa atuação, porém não impediu os 15 a 7 como resultado do primeiro tempo. No segundo período, a Seleção seguiu evoluindo e continuou entrosada, mesmo com as trocas feitas pelo técnico Jordi Ribera. A partida foi finalizada em 33 a 15. 

"Nós jogamos bem. Nossa defesa esteve muito boa durante toda a partida. Começamos errando arremessos, mas, pouco a pouco, fomos melhorando e ampliando nossa diferença de gols. Mais uma vez, fizemos rotação de jogadores, o que é muito positivo", analisou Jordi.  

Assim como o Brasil, seguem na busca pelo título Argentina, Chile e Uruguai. As partidas da semifinal serão neste sábado (28). Às 18h, os brasileiros, primeiros colocados da chave A, enfrentam os chilenos, segundos da B. Já os argentinos, líderes da B, duelam com os uruguaios, segundos da A. Os três primeiros asseguram vaga no Campeonato Mundial do Qatar, que será em janeiro. 

Gols do Brasil: Wesley (7), Arthur Patrianova (5), Diogo (4), Guilherme (3), Lucas (3), Alexandro (2), Cléber (2), Oswaldo (2), Arthur Sousa (1), Fernando (1), Henrique (1), João Pedro (1) e Vinícius (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Handebol Codoense: Desaparecer ou Renascer? Eis a questão!

Codó (MA) - O handebol é um dos esportes codoenses que necessitam de apoio da iniciativa privada e pública para que não desapareça de vez de nossa cidade.
 
Atualmente é praticado nas aulas de educação física e com a competição anual dos Jogos Escolares Codoenses.

Nas competições escolares (as únicas existentes em nossa cidade) temos abnegados que se dedicam e ainda com muita dificuldade conseguem representar bem o esporte e nossa cidade, Maranhão a fora: Genilson Freitas (campeoníssimo pelo Colégio Batista); Paulo Guedelha (sinônimo do handebol da Escola Senador Archer), Dionísio Neto (sempre consegue dar sequência às bases formadas por Paulo Guedelha e inclui sua filosofia em equipes vencedoras no Matta Roma, aonde já reinou o grande treinador "Gutin"); Os irmãos "Coqueiros" que se destacaram com bons trabalhos até pouco tempo em escolas públicas (Remy Archer) e particulares (Polegar e o extinto Despertar); James Dean (Formou grandes equipes campeãs pelo Colégio Batista); Raimundo Nonato "Poltergar" (conseguiu levar a equipe infantil do Colégio Olympus ao vice campeonato dos JEM´s 2008); Os jovens Jackson Cardozo começando a obter bons resultados com equipes do Polegar e Giovanny Otávio na Escola Ananias Murad.

O desportista Márcio Esmero (ex-atleta de handebol e atual secretário de Obras) tem dado sua contribuição ao esporte, investindo em uma equipe adulta (GHC/Fabril) que está disputando o campeonato piauiense (por ser mais próximo de Codó e ter divergências com a Federação Maranhense de Handebol), além de ter participado de um torneio em Caxias.

No entanto, vejo a salvação do Handebol Codoense com o desenvolvimento dos seguintes tópicos:

01. Disseminação do handebol recreativo e cooperativo dentro das aulas de educação física, da educação infantil até o ensino médio).

02. Inclusão da modalidade nos Jogos Escolares Mirins (se a Sedel fizer), ou a criação dos Jogos Escolares Mirins de Handebol.

03. Criação do campeonato codoense nas categorias de base: Infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos).

04. Intercâmbio com equipes de cidades vizinhas em todas as categorias escolares e adultas.

05. Apoio da iniciativa pública e privada para que a LICOHAND possa estruturar, organizar e desenvolver o handebol codoense.

06. Vontade dos representantes da LICOHAND em procurar incentivos para desenvolver o handebol desde a categoria mirim até a adulta.

A Liga Codoense de Handebol irá propor eleições agora em julho e poderá dar os primeiros passos para essas sugestões acima citadas para que o handebol não desapareça de vez de nossa cidade.

Segue abaixo na íntegra a nota emitida pela LICOHAND para o processo eleitoral:

A Liga Codoense de Handebol – LICOHAND com base em suas atribuições legais e com base no Estatuto da entidade, torna público o presente Edital de Convocação para Eleição em julho/2014 da sua Diretoria para o quadriênio 2014 a 2018.

A Eleição será realizada no dia 05 de julho de 2014 das 9h às 18h, na rua Henrique Figueiredo 468 centro.

O prazo para apresentação das chapas, pelos que tem direito a concorrer, ou seja, atendido o que determina o Estatuto em vigor, se encerrará no dia 30 de junho do corrente ano as 18h. e deverão ser registradas através de oficio competente contendo os nomes dos pleiteantes aos cargos de presidente e Vice – presidente no local acima mencionado no horário comercial até a data acima mencionada.

Logo após o encerramento da votação, os votos serão apurados pela mesa apuradora escolhida para tal fim e os eleitos tomarão posse imediatamente.

Este edital será fixado em local público e divulgado através da mídia local (Rádio, Jornal, TV e Blogs, etc.) para conhecimento de todos.

Fonte: Blog Esporte Codoense.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Com placar elástico, Brasil passa pela Guatemala no Pan-Americano Masculino

Brasileiros venceram com 42 gols de vantagem o duelo, disputado nesta quarta-feira (25)

Wesley de Freitas foi o artilheiro do jogo
Codó (MA) - O Brasil segue invicto no Campeonato Pan-Americano Masculino de Handebol, realizado no Ginásio Sérgio Matto, em Canelones, no Uruguai. Depois de vencer os Estados Unidos na estreia, por 28 a 17, a Seleção superou a Guatemala, pelo placar mais elástico da competição até o momento: 54 a 12 (28 a 4 no primeiro tempo). O confronto foi realizado nesta quarta-feira (25). 

Assim como no jogo contra os norte-americanos, o técnico Jordi Ribera manteve o rodízio entre os atletas. A partida foi marcada por boas atuações dos brasileiros, tanto defensiva quanto ofensivamente. A equipe soube aproveitar os erros da Guatemala, que não impôs grandes dificuldades. No segundo tempo, o predomínio brasileiro permaneceu, e a equipe fechou o placar com 42 gols à frente. 

"Mais uma vez, todos entraram para jogar e isso é muito importante. Essa foi uma partida mais tranquila, mas sabemos que, daqui para frente, não será mais assim. O Uruguai, nosso adversário de amanhã, deve apresentar mais dificuldades, mas estamos bem preparados", contou o técnico Jordi Ribera.

Artilheiro do confronto com 14 gols, o ponta direita Wesley de Freitas destacou a atenção da equipe dentro de quadra como a principal arma no duelo de hoje. "Nós jogamos de uma forma que a partida acabou sendo mais fácil para nós. Conseguimos manter a concentração e o bom ritmo durante todo o jogo. Queremos continuar assim e chegar ainda melhores à final", disse o mineiro de Belo Horizonte. 

O próximo adversário do Brasil será o Uruguai, que joga em casa, nesta quinta-feira (26), às 20h. Além do título, os brasileiros buscam uma das três vagas para o Mundial do Qatar, em janeiro.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol. 

Brasil estreia com vitória no Campeonato Pan-Americano Masculino

Seleção passou pelos Estados Unidos, na competição que está sendo disputada em Canelones, no Uruguai

Jordi Ribera, Técnico dos Brasileiros
Codó (MA) - A Seleção Masculina de Handebol começou o Campeonato Pan-Americano com vitória. Logo na estreia da equipe, os brasileiros passaram pelos Estados Unidos, no confronto realizado nesta terça-feira (24), em Canelones, no Uruguai. Além do título, o grupo busca vaga no Mundial do Qatar, em janeiro. 

O Brasil foi superior aos norte-americanos e fechou o primeiro tempo em 15 a 8. No segundo período, conseguiram manter o ritmo de jogo e venceram com uma boa vantagem: 28 a 17.

O técnico Jordi Ribera ficou satisfeito com o resultado. "No primeiro tempo, conseguimos jogar bem tanto na defesa quanto no ataque e acertamos nossas ações. No segundo, caímos um pouco nosso rendimento e erramos finalizações. O mais importante, agora, é que todos jogaram. Foi uma boa partida", analisou.

Sobre o confronto desta quarta-feira (25), às 16h, contra a Guatemala, Jordi espera que a equipe continue crescendo dentro de quadra. "O objetivo é seguirmos evoluindo e que todos possam melhorar ainda mais seu desempenho", completou o treinador. 

Antes de Brasil e Guatemala, às 14h será o duelo entre Argentina e México. Groenlândia e Chile se enfrentam às 18h, seguidos por Uruguai e Estados Unidos, às 20h.

A competição teve início nesta segunda-feira (23), com a vitória do Chile sobre o México, por 34 a 18, e da Argentina sobre a Groenlândia, por 33 a 20.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Liga Codoense de Handebol faz convocação para Eleição de nova Diretoria

Liga Codoense de Handebol
Codó (MA) - A Liga Codoense de Handebol – LICOHAND com base em suas atribuições legais e com base no Estatuto da entidade, torna público o presente Edital de Convocação para Eleição em julho/2014 da sua Diretoria para o quadriênio 2014 a 2018.

A Eleição será realizada no dia 05 de julho de 2014 das 9h às 18h, na rua Henrique Figueiredo 468 centro.

O prazo para apresentação das chapas, pelos que tem direito a concorrer, ou seja, atendido o que determina o Estatuto em vigor, se encerrará no dia 30 de junho do corrente ano as 18h. e deverão ser registradas através de oficio competente contendo os nomes dos pleiteantes aos cargos de presidente e Vice – presidente no local acima mencionado no horário comercial até a data acima mencionada.

Logo após o encerramento da votação, os votos serão apurados pela mesa apuradora escolhida para tal fim e os eleitos tomarão posse imediatamente.

Este edital será fixado em local público e divulgado através da mídia local (rádio, jornal, tv e blogs, etc.) para conhecimento de todos.

Fonte: Blog do Acélio.
Edição: Codó Handebol Brasil. 

domingo, 22 de junho de 2014

Brasil inicia disputa do Pan-Americano Masculino

Equipe busca, além do título, uma das três vagas para o Mundial do Qatar

João Pedro, Central
Codó (MA) - Nesta segunda-feira (23), terá início a disputa do Campeonato Pan-Americano Masculino de Handebol, em Canelones, no Uruguai. O Brasil irá em busca do título e de uma das três vagas para o Mundial, marcado para janeiro, no Qatar. Porém, talvez a equipe não entre em quadra na primeira rodada, pois a Venezuela, primeiro adversário dos brasileiros no grupo A, desistiu de participar do campeonato na última hora. O congresso técnico realizado esta noite irá definir se o País fica de fora no primeiro dia ou se a tabela será refeita. 

O Brasil integra o grupo A, ao lado dos donos da casa, Estados Unidos, Guatemala e Venezuela. O B é formado por Argentina, Chile, Groenlândia e México. A estreia dos brasileiros seria às 14h (horário de Brasília). Por enquanto, no dia seguinte, às 18h, enfrentam a Guatemala. A quarta-feira (25) será de folga na tabela para a Seleção. Os Estados Unidos serão os adversários de quinta-feira (26), às 18h. Na sexta-feira (27), às 20h, será a vez de enfrentar os donos da casa. Os dois melhores de cada chave avançam à semifinal, que será no sábado (28). A decisão será no domingo (29).

Independente dos adversários, a equipe se sente bem preparada. Neste sábado, o grupo de 16 jogadores convocados terminou uma fase de treinamentos que durou 15 dias, em Joinville (SC). Neste período, o Brasil enfrentou as Seleções do Uruguai e dos Estados Unidos, duas vezes cada uma e com vitória nas quatro ocasiões. Porém, o mais importante foi toda a preparação em si e o ritmo de jogo que as partidas proporcionaram.

"Terminamos muito bem a fase de treinos em Joinville. Tivemos bom desempenho nos jogos com Estados Unidos está semana e fechamos o período sem nenhum problema.  O mais importante é que todos os jogadores estão com muita vontade de disputar a competição", disse o técnico do Brasil, Jordi Ribera. 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Seleção Brasileira confirma lista de atletas que irão disputar o Pan-Americano Masculino

Técnico Jordi Ribera fechou o grupo com 16 jogadores, que embarcam para o Uruguai no próximo sábado

César Almeida - O Bombom, Goleiro
Codó (MA) - O grupo de 16 atletas que irá representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Masculino de Handebol, na próxima semana, no Uruguai, foi confirmado. Depois de um difícil processo de escolha, o técnico da Seleção Brasileira, Jordi Ribera, teve que deixar de fora mais dois atletas, o ponta Felipe Borges e o armador José Guilherme de Toledo. Borges, que se recupera de uma lesão no joelho, foi vetado pelo departamento médico, já que a disputa intensa de uma competição poderia prejudicar o tratamento.

No último sábado (14), mais quatro jogadores deixaram o grupo: o goleiro Rick Miles, o armador Thiagus Petrus, o ponta Fábio Chiuffa e o pivô Leonardo Domenech. A decisão, que já era prevista, teve que ser tomada porque a equipe iniciou a última fase de treinamentos com 22 atletas, no entanto, só pode seguir para o Pan-Americano com 16 componentes. 

O treinador acredita que o grupo que permanece treinando em Joinville (SC) até o final desta semana tem totais condições de fazer um bom campeonato e brigar pela medalha de ouro e por uma das três vagas para o Mundial Masculino, que será disputado no Qatar, em janeiro de 2015. É um elenco que conta com alguns atletas experientes e outros jovens talentos que vêm ganhando cada vez mais espaço na equipe. 

"Acho que os que ficaram são os melhores para jogar nesse momento. Sempre que há uma concentração de um grupo grande, temos que tentar buscar os que melhor podem atuar. Acredito que eles ficarão mais focados na competição. Antes, obviamente, estavam preocupados em saber se ficariam na equipe. Agora vão estar mais concentrados no restante dos treinamentos e no próprio campeonato", explicou Jordi.

Na semana passada, os brasileiros enfrentaram o Uruguai em dois amistosos e saíram com a vitória em ambos. Nesta quarta-feira (18), a Seleção fará o primeiro de dois jogos treino programados contra os Estados Unidos, em Joinville (SC). As duas equipes se encontram às 19h. O segundo jogo será na sexta-feira (20).

"Ainda temos mais alguns dias de treinamento aqui no Brasil com duas partidas. É a oportunidade que temos para 'polir' bem as coisas que necessitamos. As partidas de preparação são para chegarmos ao ponto certo. Temos muitos atletas que atuam em diferentes equipes e vamos tentar configurar o grupo e melhorar o entrosamento entre os jogadores", disse Jordi. 

No sábado (21), o grupo embarca para o Uruguai, onde começa a disputa do Pan-Americano na segunda-feira (23). A cidade de Canelones abrigará a competição. O Brasil integra o grupo A, ao lado dos donos da casa, Estados Unidos, Guatemala e Venezuela. O B é formado por Argentina, Chile, Groenlândia e México. Os brasileiros fazem a estreia na segunda-feira (23), às 14h (horário de Brasília), contra a Venezuela. No dia seguinte, às 18h, enfrentam a Guatemala. A quarta-feira (25) será de folga na tabela para a Seleção. Os Estados Unidos serão os adversários de quinta-feira (26), às 18h. Na sexta-feira (27), às 20h, será a vez de enfrentar os donos da casa. Os quatro melhores de cada chave avançam à semifinal, que será no sábado (28). A decisão será no domingo (29).

Seleção Masculina:

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP). 

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha). 

Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), João Pedro Francisco da Silva (FC Barcelona-Espanha) e Thiago Roberto Torres dos Santos (Fadenp/São José dos Campos-SP). 

Pontas - Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (EC Pinheiros-SP), Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Wesley de Freitas (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).  

Pivôs - Alexandro Pozzer (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Comissão Técnica:

Técnico: Jordi Ribera.
Assistente Técnico: Washington Nunes.
Supervisor: Cássio Marques.
Médico: Gustavo Rocha.
Preparador Físico: Luiz Antonio Luisi Turisco.
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira Barbosa.
Psicóloga: Anahy Couto.
Nutricionista: Larissa Aguiar.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.