Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Em busca de conhecimento e vaga na Seleção Juvenil, atletas se reúnem em Blumenau

Jordi Ribera comanda novamente Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica

Atletas vão em busca de conhecimento na modalidade
Codó (MA) - Depois de nove intensos dias de trabalho com a categoria Cadete, chegou a vez do técnico da Seleção Masculina de Handebol, Jordi Ribera, reunir atletas de todo o País da classe Juvenil, para o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, que está sendo promovido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com apoio do Ministério do Esporte. O Sesi-SC de Blumenau (SC) irá abrigar os jovens a partir desta quinta-feira (21) até o dia 2 de março. Vários deles, sairão de muito longe para aproveitar esta oportunidade de treinar e ganhar conhecimento com o técnico espanhol, além de mostrar seu trabalho e buscar uma vaga na Seleção Brasileira da categoria.  

O objetivo proposto é padronizar a maneira como a modalidade é praticada no Brasil e descobrir talentos que possam representar o País em competições internacionais. Assim como os atletas cadetes, os 120 juvenis também terão uma rotina diária de trabalho com treinamentos, jogos, vídeos e palestras, além de outras atividades. Em abril, alguns deles poderão ser convocados por Jordi para compor a Seleção Juvenil que irá disputar o Campeonato Pan-Americano da categoria, na Venezuela. Por isso, esta será uma chance e tanto que cada um dos participantes terá para mostrar seu melhor desempenho. 

"Nós supomos que quase 98% dos atletas que irão formar a Seleção do Pan-Americano Juvenil vai estar aqui, mas essa convocação não será feita imediatamente após o término do Acampamento e sim mais próximo da competição", explicou Jordi. 

Os planos do treinador não visam somente o momento atual do handebol brasileiro. Para ele, é importante trabalhar com essas categorias de base agora, para construir um futuro ainda melhor para a modalidade. "O Juvenil já é uma categoria mais próxima do Adulto e até podemos dizer que alguns desses garotos têm a chance de estar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, já que pela idade seria totalmente possível. É uma categoria que precisamos olhar com atenção. Vamos ver estes atletas nascidos em 94 e 95 e saber se ainda há tempo deles trabalharem não somente no Juvenil e Júnior, mas também que em um futuro não muito distante, possam integrar o Adulto", explicou o treinador.  

Assim como na categoria Cadete, uma das características de destaques dos jovens selecionados para o Acampamento é a média de altura. "Pelo que observei nas fases regionais, será um grupo com estatura bem alta. Eles têm uma boa diferença física para o grupo Cadete, que pode ser facilmente observada, pois já evoluíram bastante fisicamente. O peso deles também já é maior e se nota um nível de competição mais elevado", comparou Jordi. 

Os atletas que irão participar são dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, mais o Distrito Federal. Eles foram selecionados em visitas do treinador a várias cidades durante a fase regional e também pela indicação das Federações Estaduais. 

Além dos garotos, o Acampamento irá reunir também alguns treinadores e jovens árbitros, que receberão instruções do técnico espanhol em busca da padronização do handebol no País. Neste caso, Jordi pretende que eles levem o conhecimento adquirido a seus Estados e repassem para outros professores e atletas. Já durante o Acampamento, eles farão reuniões diárias e irão ajudar o espanhol a passar o conhecimento aos atletas durante os treinamentos. A edição Juvenil contará com a presença de treinadores do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As três duplas de árbitros são duas de Santa Catarina e uma de Alagoas. 

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário