Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Handebol faz sucesso entre jovens de colégio em Nova Iguaçu, no Rio

Criado há 26 anos pelo Professor Costa, projeto social alia o esporte
à educação no C.E. Antônio da Silva, reunindo 1.700 alunos-atletas.

Criado há 26 anos pelo Professor Costa, um projeto social alia o esporte à educação em Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. No Colégio Estadual Antônio da Silva, 1.700 alunos, de 10 a 17 anos, são divididos em três turnos. A maior atração do espaço é, sem dúvidas, a quadra esportiva, onde a garotada joga futsal, basquete, vôlei e handebol, esporte que caiu nas graças dos estudantes.

Cada atividade tem o seu dia e horário. Assim, podemos organizar melhor os alunos e praticar diversos esportes. No início, a gente trabalhava de uma forma bem diversificada, mas o handebol acabou caindo um pouquinho mais na graça dos alunos e foi crescendo. Hoje, a modalidade tem um alcance bem maior - disse o Professor Costa, coordenador do projeto de handebol.

O esporte acabou influenciando, inclusive, ex-alunos a voltarem ao colégio. É o caso de Alexandre, formado em educação física e um dos professores envolvidos na iniciativa.

O Professor Costa influenciou na nossa decisão de fazer educação física. Fizemos o concurso, passamos depois de fazer universidade e hoje a gente faz parte dessa história, há 11 anos - afirmou Alexandre, professor e ex-aluno do C.E. Antônio da Silva.

Com as premiações em torneios estudantis, a sala de professores acabou virando uma sala de troféus. Medalhistas de ouro na etapa nacional das Olimpíadas Escolares e vice-campeões no Sul-Americano, em 2008, os alunos de Duque de Caxias já estão treinando para buscar o bicampeonato nos Jogos Escolares em 2012.

Em 2007, o índice de reprovação entre os estudantes do projeto era de 31%. No ano passado, a média caiu para apenas 5%. Vitórias que poderiam render também um prêmio de qualidade.

Fonte: Globo Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário