Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2012

Time de Duda vence e sai na frente na final da Champions

Brasileira Duda Amorim teve boa atuação na vitória do Gyori sobre o Buducnost
 
A brasileira em maior destaque no handebol mundial teve uma boa atuação neste sábado e ajudou o Gyori a abrir vantagem na decisão da Liga dos Campeões feminina. Em casa, o time húngaro defendido pela armadora Duda Amorim derrotou o Buducnost, de Montenegro, por 29 a 27 e ficou em uma situação minimamente agradável para conquistar o título do maior torneio interclubes do planeta na modalidade. 
 
Em uma partida que começou bastante nervosa, Duda marcou 4 quatro gols e apareceu bem nos momentos decisivos e foi crucial para que o Gyori consolidasse a vitória (que poderia ser por uma diferença ainda mais interessante, não fosse a reação do Buducnost no final). Para ficar com o título da Champions, a equipe húngara pode até perder o jogo de volta por um gol de diferença que, ainda assim, levantará a cobiçada taça. A grande decisão da Liga dos Campeões será no próximo domingo, 13 de maio, em Montenegro. 
 
O Gyori sempre esteve em vantagem na partida deste sábado, mas esbarrou na forte marcação do Buducnost durante todo o primeiro tempo - que terminou com uma diferença magra de um gol a favor das húngaras, com 13 a 12. As montenegrinas souberam, se não anular, pelo menos dificultar a vida das principais jogadoras das anfitriãs: a norueguesa Heidi Loke, a sérvia Andrea Lekic e também Duda. Os destaques acabaram sendo a central Anita Gorbicz, artilheira, e a goleira norueguesa Katrine Lunde, que executou grandes defesas. 
 
No segundo tempo, entretanto, o Gyori voltou melhor para a quadra e soube explorar melhor a posse de bola - sem permitir que o Buducnost armasse os eficientes contragolpes da etapa anterior. Assim, pouco a pouco, a vantagem húngara se dilatou até ser de cinco gols, com 23 a 18, e que se manteve até o 27 a 22. 
 
Uma das principais responsáveis pelo bom momento do time da casa foi Duda. A brasileira soube usar o físico de 1,86 m para se infiltrar na fechada defesa adversária e, se não conseguia arremessar, sofria os 7 m convertidos por uma inspirada Gorbicz. No entanto, o Buducnost conseguiu uma reação que, ainda tardia, reduziu a diferença no placar e as manteve em condições de igualdade para o jogo de volta, em casa, dentro de oito dias. Não à toa, o Gyori comemorou com certa timidez o resultado e, agora, precisará mostrar força em Montenegro para se sagrar campeão. 
 
A catarinense Duda, que pode ser a primeira brasileira com grande importância dentro de sua equipe a se sagrar campeã da Champions de handebol, é também uma das principais peças da Seleção comandada pelo dinamarquês Morten Soubak, quinta colocada no Mundial de 2011, em São Paulo. Ela também é, talvez, a maior esperança para desequilibrar a favor do time nacional na Olimpíada de Londres - assim como a goleira Chana e a ponta direita Alexandra.
 
Fonte: Esportes Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário