Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de março de 2014

Seleção Masculina vence Argentina e garante Bicampeonato dos Jogos Sul-Americanos

Jogo cheio de rivalidade terminou 25 a 23, após duas prorrogações - Brasileiros comemoraram o ouro

Seleção Masculina Campeã dos Jogos Sul-Americanos 2014
Codó (MA) - Com muita emoção e muito equilíbrio em uma partida cheia de rivalidade, a Seleção Brasileira Masculina de Handebol conquistou o bicampeonato dos Jogos Sul-Americanos, neste domingo (16). Contra a Argentina, depois de duas prorrogações, a equipe garantiu o ouro, no Gimnasio Polideportivo de Viña del Mar, no Chile. O placar final ficou em 25 a 23 (13 a 14 no primeiro tempo). A diferença foi pouca, mas com um sabor mais do que especial. 

A equipe brasileira repetiu o feito de 2010 na Colômbia, quando venceu também a final contra os argentinos. Sendo assim, assegurou uma das três vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. O Chile conquistou o bronze ao vencer em casa o Uruguai, também neste domingo, por 27 a 21. O Uruguai, quarto colocado, disputa a repescagem em uma nova ocasião, para buscar a classificação. A quinta posição ficou com a Venezuela, depois de vencer a Colômbia, por 26 a 19.

Como sempre entre os rivais da América do Sul, a partida começou bastante tensa e cheia de provocações de ambos os lados. Os argentinos entraram com uma defesa muito forte, quebrando o ataque brasileiro nos primeiros momentos e conseguiram tomar a frente no placar. O jogo seguiu nervoso e cheio de exclusões para as duas equipes. Pelo lado brasileiro, o pivô Vinícius foi expulso após um lance duvidoso e a saída complicou bastante as coisas para o Brasil. Apesar de estar com uma defesa forte também, a Seleção verde e amarela jogou a etapa todo o tempo atrás no placar e conseguiu se aproximar no marcador apenas no final do primeiro tempo, terminando um gol atrás.

O segundo tempo seguiu igualmente equilibrado, mas os brasileiros voltaram com uma postura mais agressiva e ainda mais concentrados. A receita deu certo. O placar terminou igual em 21 gols, o que obrigou as equipes a partirem para a prorrogação. Os primeiros cinco minutos não foram suficientes para definir o confronto, pois com 23 a 23, tiveram que jogar mais cinco minutos. Nesse período o Brasil neutralizou o ataque da Argentina e conseguiu fazer mais dois gols, enquanto o adversário não voltou a colocar a bola na rede. 

"A saída rápida de dois jogadores importantes, que estávamos observando durante todo o campeonato para que pudessem jogar hoje nos alterou toda a dinâmica da partida", disse o treinador referindo-se à expulsão do pivô Vinícius e a uma lesão no tornozelo do armador Valadão, que impediu que ele jogasse a partida completa.

Jordi destacou o equilíbrio emocional que a equipe precisou ara vencer, depois de um jogo tão acirrado. "Temos que ficar felizes porque sabemos que alguns jogadores ficaram até o final com sacrifício. Foi uma partida mais de coração do que de cabeça. Nos custou muito atacar a defesa argentina e também nos precipitamos muito, talvez porque nos jogos anteriores encontramos muitas facilidades. Nas prorrogações poderia ter passado qualquer coisa, por isso, a entrada do Maik foi importante e também a serenidade. Quando conseguimos os dois gols de vantagem foi o momento decisivo."

O goleiro Maik fez excelentes defesas no final do confronto, o que fez uma grande diferença no andamento do placar. Ele é um dos mais experientes do grupo e também fez parte da conquista de 2010. Para ele, repetir este momento é algo muito gratificante. "Jogar contra a Argentina é assim, cheio de rivalidade. Eles são muito aguerridos, não desistem nunca e hoje não foi diferente. Foi um jogo emocionante", frisou. 

O paulista conta que no o nervosismo atrapalhou um pouco no começo. "Conseguimos nos acertar no decorrer da partida. Estávamos um pouco apreensivos. Eu tomei alguns gols por falta de atenção. Mas, consegui voltar concentrado para ajudar a esse grupo que merece. Lutamos até o final. Tudo o que queremos conquistar tem que ser lutando", encerrou Maik.

A conquista masculina se junta à da Seleção Feminina que também garantiu a medalha de ouro na competição, após somar o maior número de pontos depois de cinco rodadas. Os outros lugares do pódio também se repetiram, com a Argentina em segundo e o Chile em terceiro. 

Tabela Masculino:
 
Sábado (8)
Brasil 36 x 19 Venezuela
Uruguai 29 x 20 Paraguai
Argentina 26 x 24 Chile

Segunda-feira (10)
Venezuela 30 x 17 Paraguai
Uruguai 19 x 37 Brasil
Chile 31 x 23 Colômbia

Quarta-feira (12)
Brasil 41 x 14 Paraguai
Colômbia 15 x 39 Argentina
Venezuela 18 x 20 Uruguai

Sexta-feira (14)
Colômbia 24 x 34 Paraguai (definição de posições)
Argentina 23 x 14 Uruguai - semifinal
Chile 22 x 33 Brasil - semifinal 

Domingo (16)
15h - Colômbia 19 x 26 Venezuela (definição do 5° ao 7°)
17h - Chile 27 x 21 Uruguai (disputa do bronze)
19h - Brasil 25 x 23 Argentina (disputa do ouro)
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário