Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de abril de 2014

Fortaleza (CE) recebe geração promissora do handebol no Pan-Americano Juvenil Feminino

Competição contará com a participação de seis países do Continente Americano e vale vaga para o Mundial e para os Jogos Olímpicos da Juventude

Brasil estreia contra a Argentina
Codó (MA) - A partir da próxima terça-feira (22), o ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE), será palco de uma importante disputa da nova geração do handebol das Américas. A capital cearense irá receber seis Seleções, que irão brigar pelo título do Campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino. A competição, além de colocar em jogo o lugar mais alto do pódio, também vale vaga para o Mundial da categoria, em julho, na Macedônia, e para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China, por isso, tem importância redobrada. Serão cinco dias de jogos, com a participação do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Paraguai e Uruguai.

O campeonato será disputado em forma de pontos corridos, ou seja, todos os adversários jogam contra todos e aquele que somar mais pontos será o campeão. O Brasil estreia logo contra a Argentina, um de seus principais oponentes. A partida está marcada para as 18h, após a cerimônia de abertura, às 17h30. Antes disso, o Uruguai enfrenta o Chile, às 14h30, e o Paraguai pega o Canadá, às 16h. 

O Brasil entra em quadra com 16 jovens talentos, que chegam ainda mais incentivados depois que o País conquistou o ouro inédito no Mundial Feminino Adulto, em dezembro, na Sérvia. Um exemplo a ser seguido por várias gerações. É uma nova safra, com excelente estatura e com muito talento. "Esse trabalho que está sendo feito, com a observação de atletas de vários Estados, por meio da visita dos nossos técnicos das Seleções Olímpicas aos campeonatos regionais e Jogos Escolares, além dos Acampamentos, nos permite avaliar uma grande quantidade de jogadores e tem nos trazido resultados muito positivos", destacou o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira. 

"Temos muita expectativa com essa categoria, que nos trouxe nossa primeira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. Esperamos que ela siga com esse grande desenvolvimento tanto dentro de quadra, quanto fisicamente, para que possamos colher ainda mais resultados positivos", acrescentou o dirigente. 

Trazer a competição para o Brasil também foi uma forma de mostrar ainda mais a modalidade e incentivar jovens talentos. "Este é um momento muito positivo para jogarmos em casa. É uma grande oportunidade que tivemos de levar este campeonato para um Estado do Nordeste, que tem tido, nos últimos tempos, uma participação bastante efetiva na modalidade. Acredito que ele servirá também como estímulo para o surgimento de novos atletas", completou Manoel. 

Este ano, o País já brilhou em outras competições das categorias de base, conquistando o título dos Pan-Americanos Júnior Masculino e Juvenil Feminino, disputados na Argentina.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário