Total de visualizações de página

domingo, 27 de julho de 2014

Brasil volta a vencer e conhece adversários da semifinal no Mundial de Handebol de Areia

Seleção feminina encara a Noruega e a masculina o Qatar, na tarde deste sábado (26), na Praia do Pina, em Recife (PE)

Nathalie Sena
Codó (MA) - O Brasil está mais perto do tetra, no masculino, e do tri, no feminino, no VI Mundial de Handebol de Areia. Pela última rodada da segunda fase da competição, disputada na Praia do Pina, em Recife (PE), as duas Seleções venceram e confirmaram a primeira colocação em suas chaves, garantindo o cruzamento com os quartos colocados para fazer a semifinal com Qatar e Noruega, respectivamente, na tarde deste sábado (26), com transmissão dos canais SporTV.

As mulheres entraram primeiro em quadra na manhã de hoje. Já com vaga na fase decisiva, a equipe de Rossana Marques encarou a Hungria buscando manter a média de vitórias por 2 a 0, sem direito a perder um set. E, no primeiro, não foi sequer ameaçada. A defesa brasileira teve uma atuação impecável, tanto que, além de bloquear as húngaras, ainda fez o gol mais espetacular da partida.

Nathalie Sena desarmou uma adversária e imediatamente deu um giro de 360°, arremessando para o gol. A goleira da Hungria ainda correu para cobrir a meta, mas não chegou a tempo. "Trabalho bastante esse tipo de jogada porque a goleira está sempre afastada do gol", contou a defensora do Brasil. 

Para Nathalie, a eficiência do seu setor será fundamental para qualquer Seleção chegar ao título. "Quem defender melhor será campeão e a nossa defesa está muito bem", explicou.

No segundo set, a invencibilidade brasileira esteve ameaçada e só não foi perdida graças à defesa. O cronômetro marcava 9min30s, com 19 a 18 no placar e posse de bola das húngaras, mas prevaleceu a forte e ágil marcação do Brasil, que tomou a bola das adversárias e administrou os últimos instantes da partida.

As brasileiras vão encarar a Noruega pela semifinal, às 16h deste sábado (26). As norueguesas venceram a Espanha por 2 a 0 e ficaram com a quarta colocação. Na outra semifinal, Hungria irá enfrentar a Ucrânia, que derrotou a Itália, também por 2 a 0.

No masculino, o Brasil venceu seu maior rival: a Croácia. "É como se fosse um Brasil e Argentina no futebol", ilustrou a dimensão da partida o goleiro Jaime Torres. O jogo foi duro como manda o figurino. Placar apertado, com a vantagem pendendo para o Brasil. Mas, no minuto final, os croatas empataram e levaram o jogo para a decisão no ‘gol de ouro’, marcado por Nailson Amaral: 21 a 20.

O script não mudou no segundo set. Confronto tenso, com os jogadores da Croácia tentando fazer pressão sobre a arbitragem e placar com vantagens mínimas. E, assim como no feminino, o lance que levantou a arquibancada saiu das mãos de um defensor. O tempo era 6min35s quando um croata levou um toco de Diogo Vieira, o Vareta.

O número 9 brasileiro, ainda no ar, girou o corpo e arremessou para o gol aberto da Croácia. A bola entrou quicando na areia nos últimos metros até a rede. "Eu treino tanto esse tipo de jogada que já faço isso no automático e, desta vez, deu certo", lembrou o defensor.

O set terminou com a vitória do Brasil por 20 a 18, para a festa de uma animadíssima torcida, que recebeu o reconhecimento de Vareta. "Eles estão sendo o nosso combustível. Quando a gente já está chegando no limite do cansaço, a torcida consegue dar um 220 volts no time e buscamos força para reagir", exaltou.

Na manhã em que os defensores foram os destaques nos times masculino e feminino do Brasil, o técnico Antônio Guerra Peixe atribuiu a vitória sobre a Croácia à versatilidade do seu time. "Eles têm a capacidade de fazer múltiplas funções em quadra e isso nos possibilitou montar uma estratégia defensiva que funcionou perfeitamente".

Os brasileiros irão encarar o Qatar na semifinal da tarde deste sábado (26). O time árabe conseguiu a vaga com a difícil vitória sobre a Sérvia por 2 a 1. Também com decisão no shoot out, a Dinamarca derrotou a Espanha e garantiu a vaga na outra semi, diante da Croácia.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário