Total de visualizações de página

domingo, 27 de julho de 2014

Em jogos emocionantes, Brasil se garante nas finais dos dois naipes no Mundial de Handebol de Areia

Seleção Feminina terá pela frente a Hungria, às 13h deste domingo (27), já a Masculina decidirá com a Croácia, às 14h, na Praia do Pina, em Recife (PE)

Brasil e Hungria fazem a final Feminina
Codó (MA) - Foi com doses exageradas de emoção que as Seleções Feminina e Masculina do Brasil se garantiram nas finais do VI Mundial de Handebol de Areia, disputado na Praia do Pina, em Recife (PE), após vencer Noruega e Qatar, respectivamente. Neste domingo (27), as meninas entram em quadra às 13h para encarar a Hungria, que derrotou a Ucrânia por 2 sets a 0 na outra semi. Já os homens, às 14h, decidirão com a Croácia, que ganhou da Dinamarca por 2 a 1, neste sábado (25).

A Seleção Feminina, que não havia perdido um set sequer, encarou a Noruega e sofreu um apagão no primeiro set. O sempre eficiente ataque brasileiro não conseguiu acertar a mão. Foram vários ataques desperdiçados diante de um adversário que ganhava mais confiança a cada erro do Brasil. No final, 17 a 14 para as oponentes.

O intervalo para o segundo set foi o tempo necessário para a técnica Rossana Marques arrumar a casa. Com os nervos no lugar e foco total na partida, o time brasileiro deu um passeio nas húngaras, com boas atuações de Camila Souza e Milena Braga. Ambas exploraram bem o lado direito da defesa adversária e ajudaram a deslanchar no placar: 22 a 8.

A decisão foi para o shoot out. As brasileiras mantiveram o equilíbrio e foram convertendo as suas cobranças. A última, quando o placar estava 8 a 8, foi do Brasil. Bastava o gol de um ponto para definir a vaga na final, mas o arremesso de Cíntia Pires, por cobertura, esbarrou no travessão.

Começou então a série alternada. Depois de cinco cobranças convertidas do Brasil, a Noruega errou o arremesso de dois pontos, marcando apenas um, graças a marcação cerrada de Renata Santiago, que substituiu a goleira Jerusa Dias no shoot out: 18 a 17. A festa tomou conta das brasileiras dentro e fora da quadra.

"Estou muito emocionada. Essas meninas foram muito guerreiras", destacou a técnica Rossana Marques, com os olhos marejando. "Tivemos muita dificuldade no primeiro set. Nossas bolas não entravam, foram várias na trave. Para o segundo, pedi para que o jogo fosse todo em cima de Camila, na esquerda. O caminho era por ali. E deu certo", explicou.

Emocionadas também estavam as atletas na saída da arena. "Mais emoção do que isso, impossível", exclamou Milena Braga. 

Com um sorriso no rosto e a nítida sensação de alívio, Patrícia Scheppa falou sobre o momento mais complicado do time brasileiro na partida. "Esse é o tipo de jogo que quando se erra dois ou três ataques fica complicado buscar a diferença. O time delas se aproveitou dos nossos erros", analisou. 

Sobre a final, Scheppa garantiu que o Brasil está pronto para ganhar mais um título. "Trabalhamos muito e nos preparamos para superar todas as situações". O jogo contra a Noruega que o diga.

Brasil e Croácia  fazem a final do Masculino
A partida do masculino não ficou muito atrás no quesito adrenalina e a expectativa era essa mesmo. Na fase anterior, o jogo com o Qatar foi complicadíssimo, só decidido no shoot out. Mas o jogo deste sábado (26) desmentiu, no primeiro set, essa expectativa. Muito bem em quadra, o Brasil abriu uma vantagem de quatro pontos e a administrou por quase todos os dez minutos. No final, 25 a 20.

No segundo set a situação se inverteu. Os brasileiros erraram alguns ataques e foram os árabes quem abriram quatro pontos de vantagem, mantida assim até o nono minuto, quando o time de Antônio Guerra Peixe reduziu para dois. Quando faltavam cinco segundos para terminar o set, Guerra pediu tempo. No placar, 22 a 20 para o Qatar. Os cinco segundo foram trabalhados magistralmente pelos brasileiros, que culminou no arremesso decisivo de Naílson Amaral: 22 a 22. O jogo foi o ‘gol de ouro’ e, mais uma vez, o time brasileiro venceu na eficiência marcando 23 a 22.

"Nosso time mostrou muita maturidade no momento mais decisivo da partida e, por isso, chegamos fortes para decidir o título", apostou o técnico do Brasil. Segundo ele, não foi a equipe que caiu de rendimento no segundo set, mas o Qatar que conseguiu encaixar melhor o seu jogo. "Eles têm um time muito forte e se preparam bastante para esse Mundial", completou.

As dificuldades, para Naílson Amaral, eram de se esperar. "Eles conhecem bastante os nossos jogadores, mas nós também estudamos bastante o jogo deles e conseguimos neutralizar a maioria das jogadas", explicou.

Ainda sem saber quem seria o adversário do Brasil na final, Naílson não quis falar sobre preferência, mas deu um recado que serve de indicativo sobre como a Seleção da casa vai entrar em quadra neste domingo (27). "Final é final, é sempre um jogo imprevisível. Agora, uma coisa eu sei: quem quer que seja o nosso adversário, ninguém vai entrar com mais vontade que a gente".

Após a semifinal, estão sendo realizados os confrontos para definir posições.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário