Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CBHb e COB promovem curso de arbitragem inédito nos Jogos Escolares da Juventude

Atividades com jovens árbitros contam com a presença de ministrante da Federação Internacional

Foto: Wander Roberto/INOVAFOTO/COB
Codó (MA) - A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tiveram uma iniciativa inédita para os Jogos Escolares da Juventude, para atletas de 15 a 17 anos, que está sendo realizado em Belém (PA). Durante as partidas da modalidade, que tiveram início nesta terça-feira (12) e seguem até o sábado (16), os jovens árbitros presentes estão tendo a oportunidade de participar de um curso internacional de arbitragem, com o ministrante da Federação Internacional de Handebol (IHF) Vicente Breto, da Espanha. Esta é a primeira vez que é realizado um curso de arbitragem na competição estudantil. O presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, o superitendente técnico, Digenal Andrade Cerqueira, e o diretor de árbitros, Ésilo de Mello, também estão presentes.

Essa é uma iniciativa que visa o futuro, de acordo com Manoel Luiz Oliveira. "Esse curso, em parceria com o COB e com a IHF, é essencial para o nosso desenvolvimento, porque precisamos trabalhar a modalidade como um todo, e também para o futuro da nossa arbitragem, inclusive internacionalmente. Além disso, serve como uma espécie de reciclagem. Os indicados pela CBHb têm o perfil que a IHF busca nessa área, jovens e talentosos", contou o presidente.

O conferencista da Federação Internacional tem a função de observar esses jovens árbitros e ministrar as palestras. "O Vicente está bastante contente e entusiasmado com o desempenho deles. Esta é uma nova jornada, de olho no futuro. É um processo de continuidade do trabalho que estamos desenvolvendo", completou Manoel Luiz Oliveira.

Para o diretor de árbitros, Ésilo de Mello, esse curso tem o objetivo de projetar e instruir novos árbitros internacionais. "São jovens preparados para atuar fora do País, indicados por nós. Somos a única modalidade que está fazendo isso nos Jogos, o que é muito positivo para o nosso desenvolvimento", comentou. 

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário