Total de visualizações de página

sábado, 7 de setembro de 2013

Artigo Manoel Luiz Oliveira

Presidente da CBHb fala sobre o momento da modalidade

Codó (MA) - Hoje vivemos um momento excepcional no handebol brasileiro. A modalidade, por conta, é claro, de seus recentes resultados, não somente nas categorias adultas, mas também nas de base, tem chamado muito a atenção da mídia, do público, do governo brasileiro e, felizmente, de investidores. Isso tudo se deve ao grande trabalho feito por nossos atletas, pelos técnicos, clubes e federações de todo o Brasil, que tanto se esforçam em prol do handebol. Se deve a anos e anos de trabalho e planejamento para que chegássemos a esse patamar e tivéssemos a plena certeza de que podemos chegar ainda mais longe.
 
Mesmo com todas essas conquistas, sabemos que ainda temos muito a melhorar. Não somos suficientemente comodistas para achar que o que temos já é o bastante. Temos muito potencial a ser desenvolvido e muitas medalhas a conquistar. Hámuito o quê construir também no cenário nacional e isso está sendo feito passo a passo. Hoje, temos pleno conhecimento de que a Liga Nacional, campeonato que reúne as maiores equipes do País, está longe do ideal. Mas, estamos trabalhando muito forte e focados,para que ela seja um grande campeonato e conquiste o reconhecimento do seu real valor.

Este ano, teremos um aperitivo do que estamos planejando para a Liga em 2014. Já conseguimos apoios importantes que farão diferença para a organização, para os atletas e para os clubes. Temos a consciência de que muitos passam atualmente por dificuldades e gostaríamos de ajudar. No entanto, os recursos que recebemos hoje estão exclusivamente destinados ao desenvolvimento das seleções olímpicas, com o objetivo de conquistar nossa primeira medalha em 2016. Recebemos o apoio financeiro, mas somos cobrados rigidamente por isso. Tais recursos fazem parte do “Plano Medalha”, do Governo Federal.

É importante dizer também, que os recursos chegaram para a modalidade, não só pelas chances reais de medalha, mas pela maneira idônea que prestamos nossas contas, junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e patrocinadores. Se não fosse dessa forma, esses investimentos não chegariam à modalidade. Cada centavo gasto deve ser comprovado. Caso contrário, não conseguiríamos reunir este aporte. Fazemos isso tão bem que a tendência é que eles aumentem para o próximo ano. Por isso, não conseguimos redirecionar os recursos para nenhuma outra área.

Também gostaríamos de distribuir os recursos para o nosso vitorioso handebol de areia. Nossas seleções campeãs mundiais merecem investimentos e estamos trabalhando muito para consegui-los. Infelizmente, esta é uma modalidade ainda não olímpica e os recursos e esforços no Brasil, atualmente, estão voltados para uma boa participação no Rio de Janeiro. Mesmo assim, não estamos medindo esforços para conseguir investimentos para este esporte tão bonito e empolgante, que já nos trouxe tantas alegrias.

O handebol no Brasil hoje já é uma realidade. Isso é visível e ninguém pode negar que as coisas estão mudando e para melhor. Só precisamos ter paciência para chegar ao ponto que queremos. O handebol já é um grande esporte no Brasil e tem mostrado uma enorme evolução. Cabe a nós trabalharmos juntos e com o mesmo foco por um caminho ainda mais vitorioso. Todos os nossos esforços devem ser voltados na mesma direção para que consigamos conquistar os nossos objetivos e, entre eles, a nossa primeira medalha olímpica, porque, como sempre tenho dito, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, não é o fim e sim passagem para um handebol ainda mais forte. 

Manoel Luiz Oliveira
Presidente da CBHb
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário