Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brasil recebe primeiro Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas

Jogos serão disputados em Curitiba (PR) a partir desta segunda-feira (23)

Modalidade foi criada no Brasil
Codó (MA) - O Brasil recebe, a partir desta segunda-feira (23), a primeira edição do Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas. Os jogos serão disputados em Curitiba (PR), no ginásio Tarumã, até o sábado (28). Os países participantes serão Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. A competição é promovida pela Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas. 

A modalidade, criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato, possui dois modos diferentes de se jogar. A primeira, com sete atletas, assim como no handebol de quadra, conta com as categorias masculina e feminina. A outra, com quatro jogadores, assim como o handebol de areia, nas categorias masculino A de pontuação alta, masculino B de pontuação baixa, feminino e mista. 

"Será uma excelente oportunidade para promover a modalidade. Teremos observadores de Portugal e da Federação Europeia. Nosso objetivo é promover o Mundial de dois em dois anos e buscar que ele entre para o programa dos Jogos Paraolímpicos, em 2020. É muito bom ver a modalidade crescer", comentou Décio Calegari, presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas.

Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário