Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Brasil garante vaga nas Quartas de final do Mundial Feminino

Seleção derrotou a Holanda nas oitavas, nesta segunda-feira (16), em Belgrado, na Sérvia


Codó (MA) - A Arena Kombank, em Belgrado, na Sérvia, foi palco de um grande passo da Seleção Feminina de Handebol no Campeonato Mundial, que está sendo disputado no País. A equipe derrotou a Holanda pelas oitavas de final e garantiu uma vaga na disputa das quartas contra a Hungria, na próxima quarta-feira (18). Depois de uma partida nervosa, as brasileiras conseguiram errar menos que as adversárias e fechar o placar em 29 a 23 (16 a 14 no primeiro tempo). A central Ana Paula foi a artilheira, com sete gols e também foi escolhida a melhor em quadra. O próximo confronto desta fase eliminatória está marcado para quarta feira as 14h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo. 

As duas equipes começaram com muitos erros de passe, demostrando um pouco de nervosismo. Pouco a pouco, os contra-ataques começaram a funcionar melhor e o Brasil assumiu  a liderança do jogo. Com algumas falhas na defesa brasileira, a Holanda conseguiu se encontrar e depois passar à frente. O técnico Morten Soubak pediu tempo e, depois disso, a defesa e o ataque melhoraram, fazendo com que o Brasil abrisse uma vantagem de quatro gols. A entrada da goleira Bárbara Arenhart foi um ponto alto, impedindo que as bolas das adversárias entrassem. No final do primeiro tempo, a Holanda pressionou mais e conseguiu fazer mais dois, diminuindo a diferença. Na segunda parte, a defesa brasileira melhorou consideravelmente e ainda contou, mais uma vez, com uma grande atuação de Babi. Esse fator fez com que os contra-ataques melhorassem também, aumentando a vantagem no placar para seis gols. No final da partida, as holandesas já não tiveram muita força para lutar por uma reação e o Brasil teve apenas que administrar o resultado, tendo paciência nos ataques. 

Esse foi um passo importante para a equipe, porém, o treinador deixa claro que ainda há muito trabalho pela frente e que existem pontos que merecem atenção para o próximo duelo. "Claro que estamos satisfeitos com o resultado, mas não acredito que fizemos o mesmo jogo nos dois tempos. Tivemos uma boa diferença nos 20 primeiros minutos do primeiro período e a nossa goleira teve uma grande atuação mais uma vez. No segundo tempo tivemos mais êxito para resolver e aproveitamos isso até o final do jogo.
Acho que não conseguimos fazer uma partida tão boa quanto fizemos contra a Dinamarca e a Sérvia, além disso, as duas equipes entraram muito nervosas. Os primeiros 15 minutos mostraram isso, porque ambas sabiam a importância desse jogo. Era um confronto para quem errasse menos", analisou Morten. 

O técnico também destaca vários pontos positivos, principalmente a garra e concentração da equipe. "Um momento bem importante foi quando conseguimos acertar melhor a defesa e abrir quatro gols. Para mim, o melhor foi que mesmo caindo e errando, ninguém se entregou em nenhum momento e, taticamente, a equipe fez tudo que tínhamos preparado."

A central Mayara Moura confessou o nervosismo da equipe por ser uma decisão tão importante.  "Foi um jogo em que as duas equipes começaram muito nervosas e ganhou quem errou menos. É normal por ser as oitavas, pois quem perdesse estaria fora. Depois, mostramos a raça brasileira, uma das nossas característica mais fortes. Estamos muito felizes por essa vitória, mas sabemos que ainda não ganhamos nada. Agora, todos os jogos serão tensos, porque não se pode perder. Nosso objetivo é tentar uma medalha. Temos que trabalhar para o nervosismo não atrapalhar", disse a atleta paranaense.  Sobre as próximas adversárias, ela destaca que é uma equipe de muita qualidade e que, certamente, está pronta para um jogo muito equilibrado. "Participamos de um torneio que contou com a Hungria, em outubro, e vencemos por 28 a 26, ou seja, uma diferença pequena. É uma adversário forte e temos que estudá-lo bem. No último Mundial fomos eliminadas nas quartas de final e nosso sentimento é de poder reverter o que passou em 2011 no Brasil. Nossa equipe merece uma medalha e vamos guerrear para consegui-la." 

O técnico da Holanda, Henk Groener, apontou várias falhas em seu time, ao final do confronto.  "Demos ao Brasil uma grande briga e não tivemos um grande controle ofensivo, o que nos custou caro nos primeiros minutos. Perdemos muito tempo na segunda parte e também muitas oportunidades. Não jogamos da melhor forma técnica como poderíamos, mas foi um grande mérito do Brasil. Estamos muito tristes por não poder seguir adiante nesse campeonato."

Gols do Brasil - Ana Paula (7), Duda (6), Alexandra (5), Fernanda (3), Samira (2), Daniela (2), Deonise (2), Dara (1) e Mayara (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário