Total de visualizações de página

sábado, 14 de dezembro de 2013

Seleção Brasileira derrota a Sérvia e garante vaga nas oitavas do Mundial Feminino

Vitória sobre as donas da casa foi muito importante para manter o Brasil entre os primeiros do grupo B

Mayssa
Codó (MA) - A Seleção Feminina de Handebol garantiu a vitória mais importante até agora no Campeonato Mundial da Sérvia, nesta terça-feira (10). Contra as donas da casa e diante de um ginásio lotado e barulhento, na cidade de Nis, a equipe fez um jogo extremamente disputado, venceu por dois gols de vantagem: 25 a 23 (14 a 11 no primeiro tempo) e assegurou vaga nas oitavas de final. Este é o terceiro triunfo do Brasil na competição, que nas duas primeiras rodadas derrotou a Argélia e a China. Com os resultados, o Brasil se firma entre os primeiros do grupo B, o que é positivo para o cruzamento na próxima fase, quando encontra um dos quatro primeiros da chave A. 

Sem muito tempo para comemorar a vitória, as brasileiras já têm que se preparar para mais um confronto amanhã. O adversário é o Japão, às 12h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo. 

O início da partida foi bastante tenso, como já era de se esperar. O Brasil precisou de calma e paciência para colocar a bola dentro do gol, mas se manteve com pelo menos dois gols de vantagem por um bom tempo. A Sérvia conseguiu fechar mais a defesa e se acertou também nos contra-ataques. Sem conseguir marcar, o Brasil acabou deixando as donas da casa passarem à frente. Com a entrada da goleira Mayssa, a Seleção nacional fechou o gol. Mesmo com o corte na mão direita sofrido há dois dias, a defensora teve uma atuação excepcional, tanto é que foi eleita a melhor em quadra. O Brasil passou à frente mais uma vez e conseguiu levar a vantagem até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, a partida seguiu muito tensa e a torcida local ajudava a pressionar. Com as duas equipes apostando pesado na defesa, os contra-ataques ficaram difíceis. Pelo lado brasileiro, a bola não conseguiu chegar muito nas pontas e o jeito foi fazer gols por cima do bloqueio sérvio. As brasileiras levaram várias exclusões por dois minutos, inclusive a armadora Duda Amorim, que levou três e foi expulsa de quadra. Mesmo sem uma das principais atletas, o grupo 'segurou as pontas' e não deixou o ritmo cair, mantendo-se à frente nos minutos finais.

Com a adrenalina lá no alto, o técnico Morten Soubak só conseguiu respirar alguns minutos depois e não escondeu a satisfação por vencer um confronto tão difícil. "Estamos muito felizes com o jogo, porque acabamos de enfrentar um dos melhores times do Mundo. Hoje foi um confronto bastante importante. Claro que estamos muito satisfeitos com o resultado, mas também porque várias coisas deram certo dentro do que havíamos planejado. A Sérvia apresenta um físico bem forte e alto e nós, talvez não com o mesmo porte físico, conseguimos vencer. Gostei muito do compromisso do grupo, que fez o que devia fazer. 

O treinador comentou sobre a excepcional performance da goleira Mayssa, que salvou o placar em muitas ocasiões. Ela obteve 42% de acerto nas defesas. "Não tenho o que falar da Mayssa hoje. Ela fez várias defesas incríveis cara a cara. Mesmo sabendo que ela teve esse problema com a mão, não tinha dúvida de que ela iria jogar hoje e que entraria bem", enfatizou. 

Sobre o confronto com o Japão amanhã, Morten espera o mesmo estilo diferente do que encontraram na partida contra a China. A última vez que os dois Países se encontraram foi no Mundial do Brasil, em 2011, quando a Seleção saiu com a vitória. "Faz dois nos que jogamos contra Japão. Amanhã, esperamos uma equipe melhor que em 2011 e, para completar, não estamos em casa. A defesa delas está muito melhor e temos consciência que será complicado atacar contra esse estilo" encerrou. 

A capitã da Seleção Brasileira, Fabiana Diniz, a Dara, teve uma importante atuação na defesa e afirma que o aspecto mais positivo é que o time conseguiu fazer o que tinha planejado. "Foi um confronto como esperávamos. Sabíamos que a Sérvia vinha muito forte por jogar em casa e que seria um jogo duro. Entramos concentradas no que tínhamos que fazer. O resultado foi devido ao trabalho que conseguimos executar durante 60 minutos dentro de quadra. Esse jogo provou que estamos bem na competição e que podemos crescer. Hoje conseguimos ler o jogo delas e deu tudo certo."

O técnico da Sérvia, Sasa Boskovic, se mostrou bem desconcertado depois do confronto. "Parabenizo o time brasileiro. Preciso ver o vídeo e analisar bem a partida para comentar melhor, mas tivemos muitas faltas técnicas e o Brasil teve uma goleira fantástica. Isso fez a diferença."

A artilharia do dia ficou dividida entre a ponta Alexandra Nascimento e a armadora Duda Amorim, ambas com cinco gols cada.

Gols do Brasil - Alexandra (5), Duda (5), Dara (3), Fernanda (3), Ana Paula (3), Samira (2), Mayara (2), Amanda (1) e Deonise (1). 
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário