Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Seleção Feminina de Handebol faz história e conquista vaga nas semifinais do Mundial da Sérvia

Com vitória sofrida sobre a dura Hungria, por 33 a 31, equipe já garantiu a melhor posição do País em Mundiais

Brasil se classifica para as Semifinais
Codó (MA) - A Seleção Feminina de Handebol conquistou um marco muito importante, nesta quarta-feira (18), em Belgrado, na Sérvia. Depois de fazer a partida mais dura do Campeonato Mundial até aqui, a equipe derrotou a forte Hungria e se classificou para as semifinais da competição pela primeira vez na história. Isso significa que o País já garantiu a melhor colocação em Mundiais de todos os tempos, já que terá a chance de, no mínimo, terminar com o quarto lugar. É impossível não descrever o confronto de hoje como uma verdadeira batalha de nervos, que terminou com a vantagem brasileira no primeiro tempo por apenas um gol (12 a 11) e que foi levada duas vezes para a prorrogação, quando a equipe conseguiu abrir dois gols e comemorar a vitória por 33 a 31. O confronto semifinal será na próxima sexta-feira, contra a Dinamarca, às 17h45 (Brasília), com transmissão ao vivo do canal Esporte Interativo.

O Brasil imprimiu um ritmo intenso no início da partida e com contra-ataques rápidos dominou o placar nos primeiros minutos, abrindo quatro gols de vantagem. A Hungria se acertou melhor nos ataques e conseguiu encostar, diminuindo a diferença para dois. A defesa brasileira trabalhou muito bem em grande parte do jogo, fazendo a Seleção Nacional ganhar fôlego novamente, porém, no final do primeiro tempo, as húngaras colocaram algumas bolas importantes dentro do gol, deixando o marcador com apenas um de diferença. 

No retorno à quadra, a concentração foi ainda mais importante para o Brasil voltar a abrir vantagem. Com um bom rodízio entre as jogadoras, a equipe conseguiu segurar a Hungria por alguns minutos, mas as adversárias também fizeram mudanças fundamentais e contaram com a boa atuação de Zsuzsanna Tomori, eleita a melhor em quadra para atrapalhar os planos das brasileiras. Na metade do segundo tempo, elas empataram e conseguiram tomar a frente, dando muito trabalho para a Seleção. O final foi dramático. Com o placar empatado, nenhuma das equipes conseguia colocar a bola no gol e a partida foi levada para a prorrogação, com dois tempos de cinco minutos. Mais uma vez com o marcador igualado, partiram para a segunda prorrogação. Só então, com uma atuação espetacular da defesa brasileira, o Brasil conseguiu fazer mais dois gols, o último pelas mãos da ponta esquerda Samira. 

"Não estamos somente felizes. Posso dizer que esse é um resultado histórico para o Brasil e, claro, que isso significa muito para o handebol brasileiro. Espero que isso mostre que estamos no caminho certo ara os Jogos Olímpicos. É um dia especial e um marco para o Brasil. Certamente, este grupo está colocando a bandeira do País no topo do handebol internacional", disse emocionado o técnico Morten Soubak. 

O dinamarquês que treina a Seleção desde 2009, credita o resultado à garra e união de toda a equipe durante o confronto. "Tenho que dar os meus parabéns para as meninas pela atitude, pela dedicação e pelo jeito que levaram o jogo, sem desistir. Estávamos jogando contra o terceiro colocado do Campeonato Europeu no ano passado. Depois do jeito que perdemos nas quartas de final no Mundial do Brasil em 2011 e nas Olimpíadas de Londres, em 2012, tivemos um resultado merecido", completou. 

A pivô Daniela Piedade, uma das mais experientes da Seleção, estava visivelmente emocionada por fazer parte dessa grande conquista. "É um dia muito especial. Estamos fazendo história. São anos e anos que tentamos sempre um resultado melhor. Mostramos que estamos subindo um degrau e que temos chance de subir ainda mais. Estou muito feliz. Foi um jogo muito difícil. A Hungria é muito forte. Começamos bem, depois entramos no jogo delas e conseguimos ser melhores e vencer. Foi um jogo de explodir o coração."

Para ela, é um presente fazer parte desse grupo, já que está em seu sexto Mundial. "Fico feliz em fazer parte dessa histórica. Ter a chance de estar na  equipe outra vez é muito importante para mim. Temos um grupo maravilhoso e se ajuda muito", revelou.

O técnico da Hungria, Janos Hajdu, também avaliou a partida como muito difícil e parabenizou o Brasil pela vitória. "Todas elas estavam muito bem preparadas e mereceram essa vitória. Também estou muito orgulhoso da minha equipe que jogou muito bem hoje", analisou. 

Gols do Brasil - Alexandra (10), Duda (6), Ana Paula (5), Samira (4), Fernanda (3), Deonise (3), Daniela (1) e Mayara (1).
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário