Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Brasil fecha Mundial Juvenil Masculino com a melhor posição da história na categoria

Equipe foi a nona colocada e única não europeia entre os nove primeiros da competição

Brasil foi o nono colocado no Mundial
Codó (MA) - O Brasil fechou a disputa do Campeonato Mundial Juvenil Masculino de Handebol com a melhor colocação da história na categoria. A vitória contra a Hungria, nesta quinta-feira (22), por 35 a 29 (15 a 9 no primeiro tempo), deu à equipe o nono lugar, três posições acima do que em 2011 na Argentina, quando o País obteve o 12º lugar. O ranking final não é o único fato a ser comemorado pela equipe, que durante a competição na própria Hungria, mostrou a grande evolução que a modalidade vem tendo, vencendo adversários antes considerados superiores. A equipe foi a única não europeia entre os nove primeiros colocados e a única das Américas a disputar as oitavas de final. Além disso, ainda abriu mais uma vaga para o Continente na próxima edição.

O crescimento da modalidade, porém, não foi somente nessa categoria. Este ano, o Brasil já garantiu o 13º lugar no Mundial Adulto Masculino (subiu três posições) e o sexto no Mundial Júnior Masculino (subiu duas posições). Além disso, o feminino conquistou o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres e o sexto no último Mundial, em 2011, ambos também a melhor colocação da história da categoria. 

O Brasil foi o quarto colocado do grupo C na fase classificatória, com três vitórias contra Espanha, Angola e Argentina, e duas derrotas por apenas um gol para Croácia e França. Nas oitavas de final, foi superado pela Alemanha, uma das semifinalistas do campeonato. A campanha surpreendeu até mesmo os outros participantes e a organização, que destacou a evolução do País em quadra. Os resultados são fruto do grande investimento que a Confederação Brasileira de Handebol tem feito na preparação das Seleções e do trabalho de clubes, treinadores e demais profissionais, além da dedicação dos atletas.

"Chegamos a um estágio de amadurecimento muito bom. Pegamos seleções muito fortes e conseguimos construir uma identidade. Isso está acontecendo não só com a nossa equipe juvenil, mas também com a Júnior e a Adulta. São as três categorias fazendo um trabalho diferente e interligado. É claro que queríamos mais, porém, erramos um pouco no início. Temos a certeza de que poderíamos ter chegado mais longe. Mas, estamos aprendendo bastante. Hoje temos atletas juvenis fortes, que em breve irão integrar as equipes das categorias superiores", avaliou Macarrão.

A partida começou em alta velocidade. Pouco tempo depois do apito inicial, o placar já apontava 2 a 1 para os brasileiros. Rapidamente, a equipe abriu uma vantagem de cinco gols, fazendo com que os húngaros tivessem que suar a camisa para buscar a igualdade, mesmo com o forte apoio da barulhenta torcida. O restante do primeiro tempo foi relativamente tranquilo. A equipe chegou a abrir nove gols até que a Hungria conseguiu se aproximar um pouco mais, baixando a diferença para quatro. Na segunda parte, a equipe do técnico Ivan Maziero, o Macarrão, voltou a abrir mais vantagem. Os húngaros tiveram dificuldades em furar a defesa dos brasileiros, que ao contrário, com contra-ataques rápidos foram muito eficientes. Mais uma vez, o armador José Guilherme Toledo foi o destaque com dez gols. 

Para o técnico, o jogo demonstrou todo o crescimento da equipe durante a competição. "Conseguimos dominar a partida, mesmo com um adversário bom e com a torcida toda contra nós. Entramos com uma intensidade diferente. Os outros jogos nos deram segurança", descreveu Macarrão.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário