Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Eleição de Morten Soubak como segundo melhor técnico coroa momento do handebol brasileiro

Comandante da Seleção Feminina obteve 27% dos votos, atrás apenas do campeão olímpico Thorir Hergeirsson, da Noruega

Morten obteve 27% dos votos
Codó (MA) - O atual momento do handebol brasileiro tem sido cada vez mais destaque no Mundo inteiro. Além dos resultados coletivos, alguns bons desempenhos individuais também têm colocado o País entre as principais potências da atualidade. Depois da ponta direita Alexandra Nascimento ter sido eleita a melhor jogadora da modalidade em 2012, desta vez, é o comandante da Seleção Feminina, Morten Soubak, quem ganhou destaque. Em eleição promovida pela Federação Internacional de Handebol (IHF), o treinador foi o segundo colocado, com 27% dos votos, na escolha do melhor técnico de equipes femininas de 2012. A eleição foi feita por meio de votação no site da entidade, em que puderam participar mídia, um júri composto por especialistas da IHF e o público em geral.

O dinamarquês, que está no comando da Seleção desde 2008, e recentemente, assumiu também o clube austríaco Hypo Nö, foi indicado pelo segundo ano consecutivo. Anteriormente, havia garantido o terceiro lugar. O grande êxito do treinador em liderar a melhor campanha brasileira em Jogos Olímpicos, terminando na sexta posição, foi o que mais chamou atenção, além do quinto lugar no Campeonato Mundial de 2011.  

O norueguês Thorir Hergeirsson, campeão olímpico em Londres e vice-campeão europeu na Sérvia, em 2012, foi escolhido novamente como o melhor técnico. Ele teve 33% dos votos. A terceira colocação ficou com o montenegrino Com 20%, Dragan Adzic, vice-campeão com a Seleção de Montenegro em Londres e campeão da Champions League em 2012 com o clube Buducnost Podgorica. O vencedor da mesma eleição em 2010, o francês Olivier Krumbholz, ficou em quarto, com 13% dos votos, e o espanhol Jorge Dueñas, medalha de bronze em Londres, foi o quinto, com 7%. 

Para o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, essa premiação vem a somar ainda mais para o handebol brasileiro e para o ótimo momento da modalidade. "Queria vincular esse prêmio aos últimos acontecimentos do handebol no Brasil. No ano passado, o Morten já tinha sido o terceiro colocado. Daí em diante, nosso País continuou com o desenvolvimento que vinha tendo e ele foi mais uma vez escolhido como um dos melhores técnicos do Mundo. Acredito que o segundo lugar foi muito justo e isso é muito importante para o nosso desenvolvimento. O Morten está de parabéns pelo trabalho que vem realizando.", comentou. 

"Creio que nosso País está fazendo um trabalho tão bom, que o Mundo está vendo. Cada prêmio e reconhecimento que recebemos, significa mais responsabilidade e metas a serem vencidas. Temos consciência de que muita coisa ainda precisa ser melhorada. Temos que aproveitar esse momento excepcional. Essa conquista é pessoal do Morten, mas outras devem ser divididas com outros técnicos, atletas e envolvidos com a modalidade", completou o presidente. 

Entre os técnicos de equipes masculinas, o vencedor foi o espanhol Valero Lopez Rivera, atual campeão mundial com a Seleção Espanhola, também com 33% dos votos. Em segundo lugar, com 27%, ficou com o francês Claude Onesta. O vice-campeão mundial com a Dinamarca, Dane Ulrik Wilbek, ficou em terceiro, com 20%. Boris Denic, da Eslovênia, com 13%, foi o quarto colocado, e Alfred Gislason, da equipe alemã THW Kiel, foi o quinto, com 7%.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário